10 conselhos para manter o ambiente de trabalho higienizado

Se você, assim como milhões de pessoas, trabalha em um ambiente fechado – um escritório, por exemplo –, então precisa de um ambiente limpo e organizado para poder realizar as suas atividades diárias. Um escritório sujo e desorganizado pode prejudicar o andamento do seu trabalho, uma vez que você não se sentirá confortável com o ambiente ao redor.

Embora pareça mais fácil simplesmente empilhar montes e montes de papéis e/ ou acumular caixas com relatórios e coisas parecidas ao redor da sua mesa, isso vai acabar por dificultar a sua vida. Quando, por exemplo, você quiser procurar um documento específico no meio da bagunça, será quase difícil fazê-lo; você também poderá, acidentalmente, jogar fora um documento importante. O melhor é evitar situações como essas.

Que tal aprender a deixar o seu ambiente de trabalho limpo e organizado? A seguir, confira 10 dicas para limpeza de escritório fácil!

1. Crie um sistema de arquivamento

Uma das principais causas da bagunça encontrada nos escritórios são as pilhas de papeis formadas ao longo do tempo. Se você não tem um armário de tamanho razoável, pense seriamente em comprar um. Outra opção é configurar as prateleiras para que as pastas de arquivo possam ser penduradas e, dessa maneira, você terá mais espaço para armazenar os seus registros. Use marcadores nas pastas, e classifique o conteúdo de cada uma delas, seja ano, assunto, cliente etc. Quando chegar o momento de arquivar os seus documentos, você será capaz de fazer isso rapidamente, orientado pelos marcadores.

2. Tenha latas de lixo

Ter uma lata de lixo perto da sua mesa pode evitar que ela fique cheia de caixas vazias, embalagens de comida e outros tipos de resíduos que são deixados lá. Muitas pessoas não gostam de se dar o trabalho de se levantar para jogar o lixo fora, transformando a própria mesa em uma bagunça total. Além disso, deixá-la limpa evita que insetos possam infestar o seu local de trabalho. Se você costuma descartar materiais recicláveis, como latas de refrigerante e/ ou garrafas d’água, considere comprar um segundo recipiente para essa finalidade. Esvazie os dois recipientes no fim de cada dia. Para uma limpeza de escritório fácil, o lixo deve ser jogado no lixo.

3. Limpe sua mesa periodicamente

Outra maneira de se ter uma mesa limpa é separar uma hora para organizá-la, e tornar esse momento parte de sua rotina. Dessa maneira, ela não chegará aquele estado de bagunça total. Retire tudo o que tem sobre ela, verifique se as canetas funcionam e se os papéis ainda lhe servem, pendure as fotos de sua família e o seu calendário na parede, e jogue fora tudo o que não tem mais utilidade para você. Caso você tenha muitos objetos, coloque aqueles [objetos] que menos utiliza em uma gaveta. A limpeza de escritório fácil exige dedicação.

4. Mantenha os produtos de limpeza sempre por perto

Compre um recipiente para manter todos os produtos de limpeza que pode precisar perto da sua mesa, tais como toalhas limpantes e detergentes. Para a limpeza de escritório fácil, pelo menos uma vez por dia, use uma toalha embebida em detergente para higienizar e limpar o teclado, o mouse do computador, o telefone e quaisquer outros aparelhos eletrônicos que tiver. Use um pano macio e limpo para limpar o monitor do computador e outros equipamentos que não podem ser limpos com produtos muito agressivos.

5. Que tal digitalizar os seus documentos?!

Se no seu escritório há um scanner, considere digitalizar os papéis que estão ocupando espaço na sua mesa e, em seguida, arquive ou destrua os originais. Caso você não tenha a permissão para realizar essa mudança, proponha-a ao seu chefe. Isso pode criar muito mais espaço e deixar o ambiente de trabalho mais organizado e vistoso. Outra vantagem é que você pode fazer o backup dos documentos digitalizados para um servidor, e no caso de uma emergência, mesmo que os documentos em papel sejam destruídos, você ainda terá cópias disponíveis.

6. Não se esqueça do chão

A poeira está em todo o lugar, inclusive no seu escritório. Mesmo que você passe um pano limpante em cima da sua mesa, parte da sujeira vai para o chão e, assim, você acumulará, ao final do dia, um monte feito de poeira, migalhas e outros resíduos. O ideal é que pelo menos uma vez por semana você passe o aspirador de pó no chão ou no carpete do seu escritório, e/ou passe um pano molhado em detergente. Uma ótima opção é utilizar um balde centrifugador profissional. Com ele, você evita acumular vassouras, rodos e panos, e tem tudo que precisa em um só aparelho, e terá uma limpeza de escritório fácil.

7. Não deixe para fazer depois o que você pode fazer agora

Trabalhar em um escritório envolve uma rotina que está sempre em movimento. Caso você perca a noção do tempo com frequência, busque espelhar bilhetes pela sua mesa a fim de lembrar-lhe de limpar o ambiente de trabalho. A limpeza de escritório fácil é possível: o segredo para um lugar limpo e organizado é o monitoramento contínuo.

8. Maximize o seu espaço

Se você tem espaço para uma estante, instale-a e use-a para armazenar todos os materiais que você usa regularmente. Outra opção é uma estante pendurada acima de sua mesa, caso o seu espaço no solo seja mínimo. Lembre-se de descartar materias que você usa raramente e que estão apenas ocupando espaço na sua estante.

9. Classifique os seus documentos

Algumas pessoas acham que ter um conjunto de prateleiras para arquivos em sua mesa é útil. Para tentar esta técnica, primeiro decida exatamente como você pretende usá-las e, em seguida, marque-as com as suas respectivas funções. Certifique-se de reavaliar este sistema regularmente para garantir que ele ainda é eficaz.

10. Coma fora de sua mesa

Fazer refeições na mesa de trabalho traz diversos malefícios para a limpeza e organização do ambiente. Pedaços de alimentos podem cair, farelos podem se espalhar pela mesa e pelo chão etc. Para uma limpeza de escritório fácil, afaste o teclado e ponha um guardanapo ou toalha para aparar as migalhas. Jogue fora assim que terminar a refeição.

Gostou das dicas? Então, continue com o blog. A limpeza de escritório fácil é totalmente possível em qualquer ambiente de trabalho.

Postagens Relacionadas