10 itens de segurança para seu automóvel

Muitas pessoas lidam com o seu automóvel como se  fizesse parte de sua família, além disso, há aqueles que são dependentes de seu automóvel seja para a vida pessoal, seja para o seu dia a dia no trabalho.

A palavra “Dependência” nesse contexto pode parecer um pouco pejorativo, mas não é. O carro se tornou um item indispensável na vida de muitos brasileiros nos últimos tempos. Principalmente porque faz com que as pessoas possam agilizar alguns afazeres e não depender do transporte público que em alguns locais pode ser um tanto preocupante.

Porém, para que você possa estar em dia com o seu carro e para que  não o deixe a ver navios, é preciso ter alguns itens de segurança para o seu automóvel. Há pessoas que dizem que alguns itens de segurança são dispensáveis, mas pode ter certeza de que em algum momento aquele item de segurança que você dispensou no passado pode fazer falta.

Lei para os automóveis fabricados no Brasil

Aqui no Brasil há uma lei que os automóveis precisam ter 10 itens de segurança obrigatórios, independente dos automóveis serem vendidos ou não em uma concessionária.

Se, por algum acaso, você circular com o seu automóvel sem alguns desses itens, além de você não ter a segurança adequada, você também estará sujeito a multa, perda de pontos na sua carteira de habilitação e se o caso for mais sério, pode até mesmo, ter o seu veículo apreendido.

Por isso, iremos falar sobre os itens obrigatórios por lei e também àqueles itens que podem de alguma maneira facilitar a sua vida no seu dia a dia.

10 itens de segurança obrigatórios

1.     Luzes

As luzes são importantes, uma vez que você as utiliza para as setas, lanternas de freio, para a luz de ré e para a lanterna de emergência.

2.     Cintos de segurança

Já foi comprovado através de testes que o cinto de segurança salva vidas. Por isso, o cinto de segurança é um dos itens mais básicos e muito importantes para o seu automóvel.

3.     Pneus

Os pneus devem sempre estar em bom estado. Se estiverem carecas o pneu pode derrapar e causar algum acidente, além disso, se o pneu apresentar uma profundidade superior a 1,6 mm pode ocorrer o rompimento do pneu quando o automóvel estiver em movimento também causando acidentes graves. Portanto, atenção!

4.     Espelhos

O uso do retrovisor interno e os espelhos ao lado das portas dianteiras são obrigatórios. Eles permitem que você tenha a visão do que está ocorrendo ao seu redor. Se um deles quebrar a troca deve ser feita imediatamente. Além disso, sempre o regule da maneira que ofereça a melhor visão possível dos seus lados.

5.     Buzina

Deve sempre estar em perfeito funcionamento, já que é a forma que você tem de alertar pedestres e outros motoristas de alguma ocorrência.

6.     Estepe

O pneu reserva deve estar sempre no lugar e em bem estado.

7.     Ferramentas

As ferramentas devem estar sempre próximas do estepe. É obrigatório ter sempre um macaco, uma chave de roda e um triângulo de sinalização, sempre em bom estado.

8.     Extintor de incêndio

O extintor deve sempre estar no prazo de validade. (Em algumas cidades foi tirada essa obrigatoriedade)

9.     Freio de estacionamento

Mais conhecido como freio de mão, é obrigatório para qualquer automóvel. O freio de mão é acionado para que o automóvel não se movimente quando estiver estacionado.

10.  Limpador de para-brisa

Se o seu limpador de para-brisa não estiver bem conservado ou enguiçado, você terá a sua visão prejudicada nos dias de chuva, podendo causar acidentes bastante graves. Se o seu limpador de para-brisa não estiver em bom estado o substitua o mais rápido possível, para que assim você não receba nenhum tipo de multa.

Há alguns itens de segurança que não são obrigatórios, mas que fazem toda a diferença para quem precisa do carro no dia a dia.

Itens de segurança para seu automóvel

1. Airbag

Nem todo automóvel tem airbag, mas já está comprovado que o airbag pode salvar muitas vidas.

2. Kit de primeiros socorros

Outro item que é fundamental se ocorrer algum tipo de acidente. Claro, aqueles mais simples. Principalmente se estiver em um passeio com crianças.

3. Flanela

Em dias de chuva ou com muita neblina, ter uma flanela em mãos pode fazer uma grande diferença, uma vez que os vidros podem ficar embaçados, fazendo com que a sua visão fique prejudicada.

Com a flanela você melhora a sua visão, conduzindo o automóvel com mais tranquilidade e segurança.

4. Água

A falta de água pode causar um problema sério: O aquecimento do motor. Se o motor estiver superaquecido o seu carro não será capaz de sair do lugar. Por isso, sempre tenha uma garrafa de água no seu porta-malas, apenas por precaução.

5. GPS

Depois que inventaram esse dispositivo é difícil se ver perdido. Porém, é importante saber utilizá-lo. Para isso, sempre digite o nome da rua e da estrada completa. E não se esqueça de que rua e estrada são duas vias completamente diferente, além de existirem ruas e estradas com o mesmo nome, por serem vias diferentes são localizações diferentes.

Se você deseja ter total segurança com o seu GPS, você pode fazer uso do rastreador e localizador GPS Tracker TK 102, que é superleve, além de rastrear tudo o que você precisar.

Com um chip de celular você consegue realizar todos os comandos disponíveis do dispositivo, oferecendo muito mais comodidade e segurança.

Tanto os itens de segurança obrigatórios quanto os não obrigatórios fazem toda a diferença na segurança de seu veículo, pois com ele você tem todo o suporte necessário para estar em dia com o seu automóvel, com a sua segurança e com a segurança dos seus passageiros.

Portanto, não pense duas vezes antes de escolher o que vai utilizar ou não. Esses itens de segurança salvam vidas, evitando acidentes e qualquer outro tipo de problema na estrada. Dê mais segurança ao seu automóvel. Continue acompanhando o blog e não esqueça que a segurança é a sua melhor parceira. Até breve.

Postagens Relacionadas