11 dicas para fazer um churrasco perfeito

Antes de preparar um bom e gostoso churrasco é preciso escolher o material a ser utilizado. Assim, facas, talheres, e espeto precisam ser da melhor qualidade. Um kit, por exemplo, reúne tudo que você precisa para fazer um churrasco perfeito, com itens essenciais:

  • 1 pregador;
  • 1 faca trinchante;
  • 1 garfo para assados;
  • 1 espátula 2 em 1;
  • 1 pincel;
  • 1 escova para limpeza;
  • 4 espetos;
  • 8 garfinhos para milho;
  • Cabo feito com madeira com proteção anti-deslizante;
  • É feito com aço inox.

Kit para churrasco

Após a escolha do Kit para churrasco é preciso pensar no tipo de churrasqueira: por exemplo, se você possui uma churrasqueira de tijolo embutida, ótimo! Quem não tiver, pode optar pela churrasqueira portátil, que além de ser pratica de manusear você pode levar para onde quiser.

A grelha também é parte importante do churrasco que não deve ser desprezada, opte por uma que seja feita de aço inox que são as mais resistentes à ferrugem e duram por mais tempo. Os espetos estão inclusos no Kit para churrasco e também com a grelha é feito de aço inox.

Observação Importante: O carvão é parte que não pode ser esquecida para o churrasco dar certo, por isso depois que comprá-lo deixe-o em local seco, pois carvão úmido não pega nem mantém a brasa a acesa. Nunca jogue água para abaixar a chama, sempre abane-a.

No supermercado

A escolha das carnes, frangos e linguiças é uma parte importante. Então opte sempre por carnes de boa qualidade, não necessariamente de primeira. Antes de comprar, faça uma pesquisa dos preços nos supermercados para não pagar muito caro. Se você não tiver ideia de qual carne escolher peça indicação a alguém que tem costume de comprar.

Um churrasco sem acompanhamentos não é churrasco que se preze, não é mesmo? Algumas opções que combinam com o churrasco são o molho á campanha, que leve tomate, pimentão, cebola e azeite. Outra opção e o pão com um molho de alho simples, que leva maionese e alho, é uma ótima opção também.

Preparação da carne

As carnes precisam estar bem preparadas e temperadas para o churrasco, é preciso limpá-las e tirar o excesso de pelanca, para isso utilize a faca do kit para churrasco para faze- ló, após esse procedimento é preciso temperar a carne, utilize sal grosso e o restante dos temperos fica a escolha de cada um – sugestão: o alho é um excelente opção.

Preparação do frango

A preparação do frango requer  uma atenção um pouco maior, um dia antes do churrasco ele precisa ser lavado com vinagre para evitar que fique com cheiro ruim  e precisa ficar mergulhado na salmoura pelo menos 24 horas para garantir que foi bem temperado, antes de mergulhá-lo corte-o em pedaços com a faca do seu kit para churrasco para que o ele asse com mais facilidade.

Uma opção para quem deseja que carne do frango fique ainda mais macia e saborosa é deixar o frango na grelha, enrolado no papel alumínio, sempre com a parte mais brilhosa para dentro; deixe-o assando por duas horas, sempre em fogo baixo.

Preparação da linguiça

A preparação da linguiça é supersimples, mas para que a linguiça fique saborosa é preciso escolher uma marca de qualidade. E quando fizer sua opção, coloque-a para ferver – deixe cinco minutos, é o suficiente -, e depois é só colocá-la no espeto do seu Kit para churrasco, e deixá-la na grelha, mas atenção para que não queimar, pois  assa muito rápido. É importante que ela esteja bem cozida.

Acompanhamentos do churrasco

Os acompanhamentos citados acima podem ser todos juntos na grelha, se você preparar o pão de alho fique de olho, pois ele é mestre em queimar! Outra opção excelente opção para acompanhar o churrasco é o queijo na brasa, fica uma delícia e você ainda pode servi-lo com seus garfinhos do kit para churrasco.

Dicas para a carne ficar espetacular

O corte da carne deve ser feito e um único movimento de ida e volta para ela não ficar muito dura depois de assada, para ter mais firmeza na hora do corte, ainda mais se a peça da carne for muito grande, coloque o pé esquerdo à frente do direito para ter um bom apoio, e esticar o dedo indicador sobre a faca.

Uma dica muito simples para carne ficar muito saborosa colocar os pedaços maiores  na parte de trás da grelha, pois é onde se concentra a maior quantidade de calor, e os menores na frente. Observação: Não deixe por muito a carne sobre a brasa, pois ela pode ficar ressecada.

É sempre importante saber que para cada um 1kg de carne 1,5 kg de carvão é o suficiente nem mais nem menos.

A sobremesa

É claro que a sobremesa não pode faltar, para aproveitar o carvão restante, aí vai uma dica simples e saborosa, coloque bananas com a casca direto na grelha, ou também pode utilizar o espeto, deixe-as até ficarem bem moreninhas, e depois ela está pronta! Se quiser acrescente açúcar, e canela.

Sobras do Churrasco

As sobras do churrasco devem, sim, ser aproveitadas, o indicado para guarda-las adequadamente é sempre coloca-las na geladeira, de preferência em uma vasilha envolta com papel filme. A mesma coisa serve para o frango e para linguiça.

Término do Churrasco

Para finalizar o seu churrasco é preciso organizar tudo para no dia seguinte não ter trabalho, certo? É claro! Procure lavar os objetos que você não vai precisar mais, guarda as sobras e coloque tudo e seu devido lugar, escolha um lugar específico para guardar seu kit de churrasco, para não ter que ficar problema no próximo churrasco.

A limpeza da grelha deve ser feita logo após o termino do churrasco, pois evita que os resquícios de comida grudem e fiquem mais difíceis de ser retirados.

Com todas essas dicas acho que você já tem um programão para o próximo final de semana, não é mesmo?

Postagens Relacionadas