11 dicas para pagar menos na conta de luz

A preocupação com a conta de luz parece nunca ter fim, principalmente agora que a cada dia é anunciado um novo aumento na conta de luz, ou uma nova taxa. Por isso, devemos ficar bastante atentos e devemos tentar economizar energia a todo custo.

Devido às mudanças nas tarifas no fornecimento da energia elétrica, a sua conta de luz provavelmente vem tendo significativas mudanças, e não necessariamente para melhor.

Hoje em dia, a economia de energia se tornou imprescindível devido aos fatores já mencionados e também por causa da crise que o país passa, uma vez que nos últimos dois anos não teve chuva suficiente para encher os reservatórios de nossas usinas elétricas.

Aprendendo a fazer economia de energia

Para começar a fazer economia de energia é preciso ter algumas atitudes simples que podem fazer uma grande diferença quando vier a sua conta de luz. Para isso, você deve evitar acender a luz durante o dia. Aproveite que está claro e use a luz natural. Dessa forma, a sua conta de luz virá um pouco mais barata e sem muita surpresas.

Usar a lâmpada certa também é importante, use, por exemplo, as lâmpadas frias ao invés de usar as lâmpadas amarelas, outra opção é usar as lâmpadas LED, como a Spot Super Led de Embutir Branco Frio que pode ser encontrada em 3w, 5w, 7w e 9w.

Pintar as paredes e o teto da casa com cores mais claras ajudam a refletir mais a luz natural, ajudando assim na sua economia de energia.

Dicas para economia de energia

1. Tempo no chuveiro

Para uma boa economia de energia é importante que você diminua o seu tempo no chuveiro, uma vez que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia. Acredite, com 5 minutos de banho você economiza quase 5 reais por mês.

2. Lavando a roupa

Ao lavar a roupa, não lave aos poucos. Acumule uma quantidade de roupa considerável, uma vez que a máquina de lavar roupa também consome uma grande quantidade de energia. Além disso, devemos sempre lembrar da grande quantidade de água que precisa ser utilizada para lavar a roupa. Regule o uso da máquina de lavar.

3. Secador e chapinha

Qualquer equipamento eletrônico tem um gasto de energia, até mesmo aqueles que achamos que não vai fazer tanta diferença no final do mês em nossa conta de luz, vai fazer diferença sim.

Maneirar no uso do secador e da chapinha é uma boa ideia. Se não der para abrir mão de secar o cabelo ou de alisá-lo seque bem o seu cabelo na toalha antes de usar a chapinha.

4. Alimentos congelados

Usar o microondas é um grande gasto de energia. Por isso, antes de colocar qualquer alimento no microondas para descongelar, prefira descongelar antes de usar o microondas. Dessa forma, você diminui  o tempo de consumo de energia.

5. Micro-ondas

Uma ótima alternativa para economia de energia é ligar o microondas apenas quando for utilizá-lo. Senão estiver usando o microondas deixe-o fora da tomada. Pode ter certeza de que vai fazer diferença.

6. Horário de verão

Tente aproveitar o horário de verão o máximo possível. Há pessoas que não gostam do horário de verão por ficarem mais cansadas pelo horário ou ter que sair de casa para trabalhar sem o dia ter nascido realmente, mas quanto à economia de energia o horário de verão está a seu favor. E foi por isso que o horário de verão foi criado, para economizar energia.

Com o relógio adiantado em uma hora, a noite chega mais tarde, podendo assim aproveitar a luz do sol por mais tempo pra iluminar a casa.

7. Tirando os aparelhos da tomada

Assim como falamos em desligar o microondas, o mesmo pode ser feito com outros aparelhos que estão em sua casa. Porém, é preciso que você retire os aparelhos da tomada, uma vez que mesmo desligados eles consomem energia.

Essa manobra pode ser feita com os aparelhos de DVD, rádio e computador quando estiverem fora de uso.

8. Geladeira e freezer

Tanto a geladeira e o freezer devem ser instalados em locais afastados da parede, longe do fogão e também longe do sol. Arrumando sempre os alimentos para que sejam achados com facilidade e rapidez, além disso, é importante deixar um espaço entre os alimentos para que o ar possa circular.

Não se esqueça de sempre tirar  e guardar os alimentos de uma só vez, evite ficar abrindo e fechando a porta da geladeira e do freezer toda hora.

E aquela tática de colocar roupa atrás da geladeira para secar mais rápido não é uma boa opção, pois pode superaquecer o motor. Tenha cuidado também em  manter a borracha em bom estado.

9. Ar condicionado

Outro fator que faz com que a sua conta de luz fique muito alta é o uso constante de ar condicionado. Mesmo aqueles que são econômicos, eles continuam gastando energia e se não tiver os cuidados corretos, não terá economia de energia em nada.

Por isso, sempre mantenha o filtro limpo e não se esqueça de manter o termostato sempre regulado. Manter as portas e as janelas fechadas durante o uso do ar condicionado é imprescindível para que o ar fique refrescante e para que o ar condicionado não trabalhe mais do que o necessário, além disso, com o tempo a sua capacidade pode diminuir com a falta de cuidado. E nunca bloqueie a grade de ventilação.

10. Passando roupa

Nesse caso, a regra é a mesma para quando for lavar a roupa com a máquina de lavar. Deixe que acumule um pouco de roupa, pois dessa forma evita que fique ligando e desligando o ferro de passar roupa a todo o momento e fazendo economia de energia.

11.  Benjamins

A melhor opção é evitar os benjamins, uma vez que eles causam uma sobrecarga nas tomadas, podendo assim causar sérios acidentes. Mas se não tiver opção, tome cuidado e fique atento. Continue acompanhando o Blog, pois teremos sempre novidades úteis para todos os nossos seguidores. Até breve!

Postagens Relacionadas