13 maneiras de se livrar de insetos em casa

Os insetos realmente incomodam e muito, sejam eles mosquitos, baratas, ou moscas, geralmente são os que aparecem com mais frequência. Evitar esses insetos desagradáveis é possível com algumas medidas fáceis, que podemos colocar em prática no nosso dia a dia. Vamos aprender como eliminar as pragas indesejáveis da nossa casa?

Maneiras de se livrar de insetos em casa

Evite deixar lixeiras abertas

Uma maneira muito fácil de evitar que insetos e pragas apareçam para lhe fazer uma visitinha é tampar, principalmente as lixeiras da cozinha e banheiro, que contém restos de comida e dejetos, isso atrai muitas pragas, além do cheiro que não é nada agradável. Uma dica é optar por usar a tampa automática, ela é bem mais prática de abrir e fechar,  possui um dispositivo que permite que você pressione com o pé a parte de baixo e a tampa levante, e para fechar é só retirar o pé.

Não deixe água parada

A água parada é ideal para proliferação de insetos, principalmente, o Aedes aegypti. Ele é o vetor de várias doenças, como dengue, febre amarela, zika vírus, e chikungunya, sendo essas duas as mais transmitidas atualmente. Não deixar água acumular em locais como, vaso de plantas, pneus, observar se as caixas d’água estão bem vedadas, é o primeiro passo para não permitir que o mosquito se reproduza. Olhar pelo quintal possíveis focos do mosquito é um bom começo, colocar terra nos vasos de plantas, para evitar o acumulo de água.

Observe os focos na sua vizinhança

Muito importante também além de verificar os focos de mosquito dentro da sua casa, é aconselhável você olhar perto da sua vizinhança, observar se existe algum local abandonado que possa acumular água, caso você o identifique é necessário avisar aos agentes de saúde.

Coloque telas de proteção nas janelas

As telas de proteção são ótimas para evitar que insetos entrem em casa, procure colocá-las em todas as janelas, elas evitam a entrada de várias pragas, como moscas, baratas, e mosquitos.

Use inseticidas

Os inseticidas são válidos também para quem deseja afastar os insetos indesejáveis, mas cuidado ao escolher a marca quando for comprar, prefira os inseticidas que não contem CFC, é um gás que destrói a camada de ozônio, e é nocivo a saúde. A embalagem do produto vem dizendo se contém o gás, preste atenção antes de comprar. Uma dica para quem não gosta dos inseticidas em spray é usar a vela de citronela, ela tem uma ação super eficaz e espanta os mosquitos de forma fácil, antes de dormir é só acender uma vela e colocar no chão, e deixá-la acessa durante a noite. Outra maneira de espantar os insetos também de maneira fácil, é utilizar o repelente eletrônico, ele não utiliza nenhum tipo de produto químico ou veneno que possa ser prejudicial a sua saúde, e, além disso, ele não gasta muito energia elétrica.

Coloque a comida na geladeira

Guardar a comida que sobrou do dia dentro da geladeira é primeiramente um ato de higiene, mas, além disso, permite que insetos indesejáveis não apareçam, e também não deixa que a comida estrague de um dia para o outro. Se não houver necessidade de colocá-la na geladeira, a dica é: feche bem, não deixa nenhum alimento exposto, isso atrai insetos, que podem ser vetores de algumas doenças sérias.

Evite os restos de comida

Às vezes é inevitável deixar cair migalhas de biscoitos pela casa, ou de comida, a dica aqui é estabelecer um lugar para você fazer suas refeições, na sala ou na cozinha, evite comer em cima da cama, isso pode atrair muitos insetos e até formigas. O ideal é fazer às refeições a mesa, isso evita que você tenha trabalho para limpar os resto de alimentos, e também que aparecem pragas nada agradáveis.

Tenha um aspirador de pó

Retirar restos orgânicos de debaixo do sofá, da cama, ou de locais de difícil acesso é possível com o aspirador de pó, tenha-o sempre na sua casa, e  aspire a sua sala, quarto, e cozinha, pelo menos uma vez na semana, isso garante que as pragas fiquem bem longe da sua casa.

Acabe com os buracos

Às vezes é comum aparecerem alguns buracos na parede, principalmente em paredes mal acabadas que não possuem reboco, e o acumulo de água ou de insetos nesse caso são muito mais fáceis, eles se escondem, se reproduzem e proliferam dentro da parede, por isso tampe todos os buracos da parede da sua casa.

Deixa sua cozinha limpa

A cozinha é um local de fácil proliferação de pragas se não for bem cuidada e limpa. Recolher restos de comida do fogão, do chão, e da pia é fundamental para deixar a cozinha em bom estado. Uma dica é usar produtos de limpeza para evitar o mau cheiro e retirar restos orgânicos que podem atrair insetos. Procure limpar sua cozinha sempre que terminar de usá-la, evite acumular tarefas, e não deixe nada para o dia seguinte, pois a sujeira pode acumular e ficar difícil de ser eliminada depois.

Identifique o ninho dos insetos

Uma excelente dica para acabar de vez com os insetos que estão tirando seu sossego é identificar onde se encontra o ninho deles, isso permite que você tenha uma ação mais direta e acabe de vez com as pragas.

Use botox

O botox é geralmente usado para matar pragas, como baratas, por exemplo, a dica é colocá-lo no esgoto, e ele irá agir e acabar com os insetos. Atenção na hora de manusear esse produto, ele é toxico e não deve ser inalado e nem entrar em contato com pele, por isso sempre que for aplicá-lo use luvas, e evite colocá-lo em ambiente com animais de estimação ou crianças, o ideal é retirá-los do local até o produto fazer efeito.

Ligue para uma dedetizadora

Caso a sua casa esteja infestada de insetos não perca tempo usando milhões de artifícios, o ideal é ligar apara uma dedetizadora de sua confiança, eles possuem uma ação mais ampla e destroem as pragas de uma vez só, e o melhor eles utilizam produtos que não são prejudiciais a sua saúde. Até breve!

Postagens Relacionadas