3 dicas para fazer depilação em casa

Não tem tempo para marcar com a esteticista ou prefere fazer você mesma? Confira dicas para não errar na hora de se depilar em casa.

Ter uma pele lisa e livre de pelos é o que muitas pessoas – homens e mulheres – buscam. Muitos se incomodam com a aparência dos pelos e preferem viver livres deles. Com os avanços da tecnologia, hoje existem diversos métodos para realizar esse procedimento e o melhor é que não é mais preciso sair para isso: você pode realizar a sua depilação em casa.

O conforto e a comodidade que realizar a depilação em casa trazem é muito grande. Depois de descobrir qual é o melhor método para você e aprender a usá-lo corretamente, você pode fazer tudo no seu tempo e de acordo com a sua necessidade, sem depender de horários no centro de estética e da disponibilidade de outras pessoas.

Por existirem vários métodos, para que você realize o procedimento de depilação em casa sem prejudicar a sua pele, se machucar ou desperdiçar produtos, separamos algumas dicas importantes sobre os métodos mais utilizados para que a sua pele esteja sempre lisinha e você sempre em segurança e feliz com a sua aparência.

Dicas para fazer a depilação em casa corretamente

1.      Conheça o seu tipo de pele

Antes de mais nada, é muito importante que você saiba bem sobre o seu tipo de pele antes de adotar qualquer método. Também é bom ter em mente que nenhum deles é definitivo: sinta-se livre para fazer mudanças sempre que achar necessário, mas de forma responsável. Saber o seu tipo de pele é importante porque cada método de depilação em casa age na pele de um jeito diferente e, se a sua for mais sensível, por exemplo, alguns deles devem ser evitados. Se você tem dúvidas sobre o seu tipo de pele e até mesmo sobre possíveis alergias, não hesite em consultar um dermatologista. Antes de utilizar produtos industrializados, como cremes e ceras, é imprescindível que você tenha a certeza de que nenhum de seus componentes irá fazer mal.

  • Peles muitos sensíveis devem passar longe das lâminas, especialmente se você já sofreu com foliculites (que é a inflamação do poro, ocasionando os famosos pelos encravados);
  • Fazer esfoliação antes de iniciar o procedimento potencializa a depilação, independentemente do método escolhido;
  • Há regiões mais sensíveis, como a virilha, áreas íntimas e o rosto que requerem maior cuidado, especialmente na questão da foliculites. Nestas regiões, aplique métodos que agridam menos a pele;
  • Não se atenha a um único método para realizar a depilação em casa. Cada região do corpo tem sensibilidades e necessidades diferentes, por isso, muitas vezes, é necessário ter um método diferente para cada uma delas.

2.      Depilação em casa com cera: fazendo do jeito certo

A depilação com cera é uma das formas mais usadas para retirar os pelos, tanto por homens, como por mulheres. Ainda que muitos a realizem apenas no salão ou no centro estético, é possível também fazer essa depilação em casa. Porém, se você nunca realizou o procedimento por conta própria, é muito importante saber algumas coisas antes se aventurar no universo das ceras.

A cera quente é indicada para peles mais sensíveis e com muitos pelos. Porém, deve ser escolhida a cera ideal, já que a composição de cada tipo varia, existindo uma mais correta para o seu tipo de pele. O calor do produto aplicado na pele dilata os poros e torna a retirada dos pelos mais fácil, mas ainda assim, a dor é um dos contras desse procedimento. Ao fazer em casa, por estar com tempo, você pode fazer todo o procedimento sem pressa, o que talvez deixe a dor mais suportável.

Para facilitar a saída dos pelos, que são puxados pela raiz, aplique e espalhe talco nas regiões a serem depiladas: isso impede que a cera grude na pele, aderindo apenas aos pelos e diminuindo o incômodo. Se você prefere produtos caseiros a industrializados, pode fabricar a sua própria cera quente em casa, sem precisar comprar mais do que alguns lenços de TNT para se depilar.

Cera quente caseira

Ingredientes:

  • 4 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de suco de limão;
  • 1 xícara de água;

Leve ao fogo por 20 minutos. Quando ela estiver com aparência caramelizada e com uma textura de “puxa-puxa”, retire do fogo e pode começar a se depilar. Ainda é possível realizar a depilação em casa com cera fria, que tem a vantagem de não oferecer o risco de queimaduras como na cera quente, especialmente com a caseira, onde você tem que acertar o ponto certo, bem como a temperatura da cera para não se queimar. Entretanto, este é um método que pode ser considerado um pouco mais agressivo e dolorido para a pele, além de deixar alguns resíduos que são difíceis de retirar.

3.      Depilação em casa com lâmina: cuidados na hora de fazer

Ainda que este não seja considerado um dos métodos mais eficientes, é um dos mais utilizados para fazer a retirada dos pelos em casa, além de ser um dos mais econômicos e de não causar dor. Por isso, achamos interessante mostrar como fazer de um jeito que dure mais e agrida menos a pele. A lâmina, apesar de retirar os pelos rapidamente e com facilidade, apenas os corta, o que significa que um ou dois dias depois já temos pelos crescendo novamente. Além disso, ela pode provocar foliculites com muito mais facilidade, especialmente em peles sensíveis.

  • Para evitar o aparecimento destas inflamações, é interessante que haja uma esfoliação da pele antes de iniciar a depilação;
  • Fazê-la durante o banho ou após, enquanto os poros ainda estão abertos devido à água quente, é outro jeito de evitar as foliculites e de facilitar o corte dos pelos;
  • Busque ter um gel ou creme específico para a depilação: eles são muito mais eficientes do que o sabonete comum na hora de ajudar a lâmina a deslizar na pele.
  • Hidrate a região depilada quando acabar, já que a lâmina não retira apenas o pelo, mas uma camada fina da epiderme, causando um ressecamento.

Uma outra dica que pode funcionar para você é inibir o crescimento dos pelos. Quanto menor a frequência do crescimento, menos você precisa se depilar e se preocupar com a aparência das penas, axilas, etc.. O Antivell Plus  pode ser usado em qualquer região do corpo, inclusive nas que os pelos são mais grossos. Sempre que se depilar, aplique o produto em movimentos circulares de forma a inibir o crescimento dos pelos já para a próxima depilação. Gostou das nossas dicas de depilação? Quer mais conteúdo como este? Não deixe de continuar nos acompanhando. Até a próxima!

Postagens Relacionadas