3 passos para lixar as unhas de forma correta

Muitas de nós não se arriscam muito quando o assunto é manicure. Geralmente só cortamos e pintamos as unhas, aquele cuidado básico só para não deixá-las sem cor nenhuma.
Poucas são as próprias manicures e fazem o passo a passo completo de cortar, lixar, tirar as cutículas e pintar porque alegam não saber fazê-los direito.

Um dos processos que mais incomoda e tem poucas adeptas é o de lixar as unhas. Muitas dizem que não conseguem fazer direito, que as unhas sempre saem tortas, etc. e é por isso que abaixo temos um passo a passo simples para você nunca mais errar ao lixar as unhas.

Unhas pintadas e mãos espalmadas

Por incrível que pareça, é mais correto e mais fácil de enxergar o formato certo para as suas unhas se você não tirar o esmalte antes. Lixe as unhas primeiro, e só depois passe o removedor de esmaltes.
Uma outra dica importante é parar de dobrar os dedos para dentro da mão ao lixar as unhas. Fazendo isso, as chances de errar no formato são muito maiores. Coloque suas mãos espalmadas em alguma superfície e só então comece a lixar as unhas.

A escolha da lixa

Existem vários tipos de lixas de unha hoje em dia. Neste tópico, vale mais a sua preferência, já que não há diferenças gritantes entre os tipos de lixa do mercado.

Temos 4 tipos de lixa mais comuns:

  • Papelão: é a lixa mais comum e mais facilmente encontrada à venda. Tem dois lados – um mais áspero, outro mais fino. O aconselhável é lixar as unhas das mãos com o lado fino e deixar o áspero para as dos pés;
  • Vidro: são mais caras e muito boas, mas só enquanto estão novas. O custo benefício também não é dos melhores, já que são relativamente caras para serem tão frágeis;
  • Faces de acabamento: existem em vários formatos e prometem deixar as unhas lisas, sem farpas, com aparência de que foi passada uma base. É uma boa opção de se ter, mas não as use para polir com muita frequência, já que isso enfraquece as unhas;
  • Metal: parecidas com as de vidro, mas mais baratas, elas são uma boa opção porque geralmente possuem um cabinho para dar firmeza na hora de lixar.

Uma boa lixa, que é durável e de preço bastante acessível é a Lixa Profissional Sally Hansen. Vale a pena conferir e ver se ela é boa para você.

Formatos

Unhas quadradas

Para obter unhas quadradas perfeitas siga os passos a seguir:

  • Espalme suas mãos sobre uma superfície lisa;
  • Posicione a lixa paralelamente à unha;
  • Lixe num vai e vem, mas pausadamente. Se lixar de forma contínua, o risco de errar no formato é muito grande;
  • Repita isso até chegar ao formato desejado. Depois lixe os cantos, repetindo o mesmo movimento, mas agora com a lixa na lateral.

Unhas arredondadas

São tão simples de conseguir quanto as unhas quadradas:

  • Também devem ser feitas com as mãos espalmadas numa superfície;
  • Posicione a lixa na diagonal das suas unhas, e faça os movimentos de vai e vem descontínuos;
  • Quando a ponta ficar suave, faça o mesmo do outro lado e una uma à outra, imaginando sempre um arco;

Postagens Relacionadas