4 dicas para garantir segurança de ambientes

Qualquer ambiente deve ser seguro, mas não é o que vemos hoje em dia. Por isso, a procura por maneiras de deixar os ambientes cada vez mais seguros está cada vez maior. Para isso, é necessário recorrer a diferentes ferramentas de segurança que o mercado de segurança de ambientes nos fornece. Existem diferentes maneiras de garantir a segurança do ambiente, o que deve ser feito é escolher o que melhor atende a sua demanda.

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre quais ferramentas de segurança pode ser utilizado em qualquer estabelecimento comercial ou em sua própria casa, uma vez que esses tipos de recursos podem ser usados para monitorar quem está trabalhando na sua casa enquanto você estiver em seu local de trabalho, o seu trabalho ou estabelecimento comercial, sempre fazendo as adaptações necessárias.

Ferramentas de segurança

Há várias ferramentas de segurança utilizadas nos dias de hoje, entre as mais comuns nós temos o alarme e a câmera de segurança. Mas isso não quer dizer que outros tipos de recursos não sejam utilizados, afinal temos também vidros blindados, empresas de segurança especializadas, entre outros.

Se você prestar atenção, em qualquer estabelecimento comercial você encontra no mínimo uma câmera de segurança, nem que seja uma mais simples. Ainda há o sistema de alarme, porém não são todos os estabelecimentos comerciais que dispõem desse equipamento, mas mesmo assim é bastante encontrado e comercializado.

1.    Sistema de alarme

Existem dois tipos de sistemas de alarme, um mais simples e um outro um pouco mais completo.

O sistema de alarme mais simples pode ser comprado pela internet e você mesmo pode fazer a instalação. Na maioria das vezes já vem com a câmera de segurança e com guia de como fazer a instalação.

Já o sistema de alarme completo, normalmente é feito por uma empresa especializada em que você tem 24h por dia a empresa à sua disposição. O sistema de alarme serve mais para alertar se está ocorrendo algum tipo de tentativa de invasão ou roubo, há sistemas que acionam as autoridades. São sistemas caros, mas muito válidos.

2.    Câmera de segurança

As câmeras de segurança estão entre as mais comuns quando o assunto é segurança de ambiente, além de ser uma das principais e mais acessíveis ferramentas de segurança. Principalmente, porque quando qualquer pessoa sabe que está sendo gravada já fica mais inibida em fazer algum tipo de delito. E mesmo que o faça, a câmera grava todas as suas ações, podendo assim funcionar como prova.

Falando em prova, a câmera de segurança se tornou um item indispensável para as pessoas que têm que trabalhar durante o dia e deixar os seus pais idosos ou filhos em casa com um cuidador ou uma babá. Pois, dessa forma você tem certeza de tudo o que está acontecendo em sua casa.

Para isso, nós temos a câmera IP para monitoramento de ambientes de dia ou noite sem fio, uma ferramenta de segurança que você pode acessar de qualquer dispositivo móvel ou do seu computador, facilitando assim o seu dia a dia. Ela tem o suporte DDNS e já vem com um sistema web que você pode acessar e fazer o controle dela, apenas é necessário adicionar um usuário para acessar com senha.

3.    Contratação de empresa de segurança

As contratações de empresa de segurança têm aumentado muito, principalmente entre os centros comerciais e os donos de grandes lojas. Por isso, também se torna uma ótima ferramenta de segurança, além desse tipo de serviço ser uma grande vantagem, pois você tem a seu dispor profissionais que sabem como agir em situações de risco.

Porém, é necessário ficar atento quanto às leis que regem esse tipo de serviço, pois não é todo vigilante, por exemplo, que pode trabalhar armado. Além disso, a empresa que presta este tipo de serviço deve ter autorização de funcionamento.

Dicas para a contratação de empresa de segurança

  • Peça um plano de trabalho à empresa que pretende contratar;
  • Veja os tipos de alarmes ou outros tipos de dispositivos de segurança que podem ser utilizados para que você tenha garantia física de pessoas e do patrimônio tangível e intangível.
  • Analise bem as propostas apresentadas.
  • Verifique a discriminação de preços para cada trabalhador que ficará a seu dispor, sempre sem deixar de prestar atenção quanto ao piso salarial que é estabelecido para cada função.

4.    Vidros blindados

Para quem é dono de estabelecimentos comerciais, uma ótima ferramenta de segurança é o vidro blindado, uma vez que esse tipo de vidro protege não só a você, mas também os seus clientes e a sua mercadoria se houver algum tipo de vandalismo, tiro, ou outro problema.

Porém, deve-se atentar que os vidros blindados precisam de manutenção e cuidado, além disso é necessário ter uma certificação para saber que o vidro blindado realmente é de confiança. Por isso, na hora de contratar uma empresa para comprar e colocar um vidro blindado em seu estabelecimento, não se esqueça de pesquisar sobre a empresa e sobre o tipo de certificação que eles têm.

As empresas certificadas possuem testes próprios e pelo exército brasileiro para atestar a qualidade do produto. Portanto, existem diferentes ferramentas de segurança que ajudam a manter o ambiente seguro e dando soluções se ocorrer algum tipo de problema ou imprevisto. Às vezes, com atitudes e equipamentos simples já se tem ótimos recursos e respostas para problemas que antes pareciam sem solução quanto à garantia de segurança de ambientes.

Por isso, na hora de escolher a melhor ferramenta de segurança para você, faça uma lista dos prós e contras, se vale ou não a pena contratar um serviço de vigilância por exemplo, ou se um kit com câmera e alarme já vai resolver o seu problema.

O que mais temos hoje são recursos para diferentes demandas quando o assunto é segurança de ambientes, por isso é preciso usar esses recursos com sabedoria e exatidão. Sempre fazendo pesquisas e conhecendo o produto bem antes de comprá-lo ou de fazer a contratação do serviço.

Postagens Relacionadas