4 Métodos simples para ler mais rápido!

A educação aqui no Brasil (infelizmente) ainda é muito falha para muitas pessoas. Dessa forma, pode-se notar que muitas instituições não incentivam a leitura como deveriam, o que acaba acarretando na formação de pessoas que possuem grandes dificuldades de ler. Mas, o que fazer quando é preciso ler mais rápido ou até ler em público? Por mais que possa parecer uma atividade completamente simples, ler rapidamente é um grande desafio para muitos.

E não podemos culpar essas pessoas, afinal, ler rapidamente exige muita prática, que muitas pessoas acabam não tendo por diversos fatores. Mas, uma das piores coisas é quando te colocam para ler para várias pessoas. Se você não consegue ler rápido, é natural ficar constrangido, gaguejar, ficar nervoso, ansioso e até ter outras sensações que vão piorar ainda mais a situação. Se você sofre com esse problema, você sabe o que estou falando. Mas, existe alguma técnica em especial que você possa dominar para ler mais rápido?

Diferentes métodos para ler mais rápido

Você sabia que em média, lemos de 200 a 400 palavras por minuto? Pessoas que possuem prática na leitura e conseguem ler mais rápido, conseguem elevar esse número para mais de 1500 palavras por minuto. Pode até parecer impossível para alguns, mas, eu posso te garantir que você também consegue. E para isso, existem diversos métodos e técnicas para ler mais rápido que podem te ajudar. Logo abaixo, separamos algumas técnicas super práticas para quem quer ler mais rápido e nunca mais ficar constrangido por ler de forma mais lenta.

Método 1 – Técnica do desafio

A primeira e mais simples técnica para aumentar a velocidade com que você lê é se autodesafiando cada vez mais. Isso consiste se autodesafiador todos os dias a ler mais e mais rápido. Pode ser um livro que você goste, um artigo em uma revista ou até alguma matéria no jornal. Dessa forma, separe esse mesmo artigo e ligue o cronometro do seu celular. Leia o artigo completamente, na maior velocidade que você conseguir, desde que você consiga compreender o que está lendo. Pegue uma agenda e anote o resultado. No dia posterior, faça o mesmo procedimento e tente ir batendo seus próprios recordes.

Método 2 – Técnica do apontador

Se lembra da infância, onde sua professora costumava usar o dedo para te acompanhar na leitura? Aqui, vamos reutilizar essa técnica. Você até pode utilizar uma caneta ou até o próprio dedo para fazer esse exercício. Para começar, comece lendo algum texto, sempre acompanhando o dedo, lápis ou apontador de sua preferência. Logo, você perceberá que sua mão começa a tomar um ritmo e tentar manter e aumentar esse ritmo vai te ajudar a ter mais foco na leitura e irá te ajudar a aumentar a velocidade com que você lê. Vale muito a pena praticar essa técnica pelo menos duas ou três vezes na semana!

Método 3 – Pare de vocalizar

Vocalizar tudo que você lê pode te deixar muito limitado ao acompanhar a velocidade de sua boca, não do seu pensamento. Dessa forma, começar a parar de vocalizar tudo que você lê é fundamental para aumentar sua velocidade de leitura de forma eficiente. Na verdade, essa método vai te ajudar não apenas a ler mais rápido, mas também a ler com mais eficiência e compreensão, afinal, você não precisará emitir sons, sendo que você usará apenas a função da visão para fazer ‘todo o trabalho’ por você.

Método 4 – Aplicativos de leitura

Existem alguns aplicativos de leitura para celulares, tablets e e-readers que te ajudam a acompanhar a velocidade com a qual você lê um texto. Acompanhar esses dados é uma excelente estratégia para fazer uma estimativa de quanto tempo você gasta para ler uma certa quantidade de páginas, sentenças ou livros. Sendo assim, você pode começar a praticar com esses aplicativos e notar seu desenvolvimento em tempo real.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a aprender a como ler mais rápido. Lembre-se que ler mais rápido é uma questão de prática, não de dom. Sendo assim, comece a ler mais e com mais frequência que você chega lá!

Postagens Relacionadas