5 cuidados para jamais ter unhas enfraquecidas

Sejam unhas grandes, médias ou curtas, pintadas com cores fortes ou apenas com uma base neutra. Não importa como você prefere usar as suas unhas, uma coisa é certa: ninguém gosta de unhas fracas! Por isso, para manter suas unhas bem cuidadas, bonitas e firmes você pode complementar seu fortalecedor de unhas com outros cuidados importantes.

Pensando nisso, fizemos uma lista com dicas valiosas e fáceis de por em prática, que podem ser desde adotar um fortalecedor de unhas potente, até receitas caseiras!

Confira:

1.Tenha sempre em mente: roer unhas não acalma!

O estresse do dia a dia é um grande inimigo das unhas. Quem roe unha sabe que este é um hábito muito difícil de livrar e não existe fortalecedor de unhas, que sobreviva ao excesso dessa prática. Lembre-se que acabar com as unhas não acalma e, além de fazer um grande mal para a sua saúde, compromete também a beleza de toda a sua mão.

Sendo assim, tenha em mente que deixar de roer as unhas é um grande passo para mantê-las fortes. Veja como você pode deixar esse hábito no passado e começar agora a reluzir mãos bem cuidadas:

  • Mantenha as unhas sempre bem lixadas. Assim fica difícil aquele pedacinho lascado enroscar nas roupas ou cabelo, e te dar uma desculpa para levar a mão na boca e resolver o problema da maneira mais “fácil”.
  • Lembre-se que roer unhas é MUITO anti-higiênico! Quando a tentação for grande, recorde-se que debaixo das unhas podem existir vários tipos de germes e micro-organismos preduciais a sua saúde.
  • Passar algo com gosto ruim nas unhas também dá certo. Se a sua memória não é tão boa assim e o ato de roer as unhas se tornou cada vez mais automático e cotidiano, aposte nos esmaltes com gosto ruins ou acrescente algo com sabor forte – e que você não goste – no seu fortalecedor de unhas. Pode ser cravo, alho e até pimenta.

Não se esqueça que é recomendável pesquisar sobre o efeito desses ingredientes com os produtos usados ou pedir a indicação de um dermatologista para evitar possíveis problemas relacionados à ingestão.

  • Tentou tudo isso e nada deu certo? Tente as unhas postiças. Além de uma solução estética rápida para as desesperadas, atualmente você pode optar por diversos modelos e preços (sejam tando as compradas prontas ou aquelas mais sofisticadas feitas sob medida). Uma boa dica é esperar o tempo suficiente para que a unha real cresça um pouco debaixo da postiça e você possa depois tratá-la como se deve.

2. Comece o tratamento com um bom fortalecedor de unhas

Para todos quem sofrem com descamação, quebra e fraqueza das unhas, o fortalecedor de unhas não é só um grande companheiro, mas também um aliado indispensável e que complementa todos os tratamentos para melhorar a saúde das unhas.

Hoje, existem muitas marcas de fortaledores e você pode optar tanto pelos tradicionais produtos que não podem ser utilizados com esmalte, como também pelos mais inovadores que permitem o uso com qualquer pintura nas unhas.

Você pode pesquisar o que mais te agrada ou seguir uma grande indicação e fazer uso do Triple Strong, um dos mais famosos e potentes fortalecedores de unha do mercado.

Aproveite para cuidar também das unhas dos pés! Afinal, elas sofrem tanto quanto a das mãos e precisam manter-se saúdaveis e bonitas (especialmente no verão).

3. Seja adepta do uso de luvas

Seja para fazer aquela faxina caprichada ou simplesmente para lavar uns pratos, é importante lembrar-se de usar as luvas. Sabão e outros produtos de limpeza, muitas vezes podem conter componentes que podem diminuir os efeitos do seu fortalecedor de unhase até enfraquecê-las ainda mais.

Por isso, mesmo se você não costuma cuidar dos afazeres dosméticos, é recomendável ter mesmo assim sempre um par de luvas disponível!

4. Faça você mesma e carregue sempre um kit de “primeiro socorros” para cuidar das suas unhas

Quantas vezes você já não se pegou morrando de vontade de tirar aquele pedacinho lascado de unha ou aquela cutícula com uma mordida? É, às vezes isso pode fazer o cuidado de semanas ir por água a baixo!

Por essas e outras, é sempre bom ter a mão um kit com as ferramentas fundamentais para você cuidar das suas unhas e resolver qualquer imprevisto relacionado a elas. Confira alguns acessórios indispensáveis para você começar a montar seu kit primeiro socorros de unhas:

  • Licha – Pode ser pequenininha, mas evite as de metal que tendem a ser mais nocivas e contribuem com a quebra. Quando aquele pequeno pedaço da unha lascar no canto, você saberá o que fazer com ela.
  • Cortador de unhas – Muitas vezes o estranho de uma quebra é maior do que imaginamos e a única solução é cortar a unha o mais rente possîvel. Em alguns casos, não convém usar a licha pois ela pode ferir a pele dos dedos, nesse momento o cortador será um grande aliado.

  • Alicate – Só quem sofre com as cutículas sabe como doi quando, do nada, elas resolvem encomodar. Nessa hora, o alicate pode aliviar muito.
  • Uma base e um esmalte – Sabe você acabou de fazer a unha e só uma dá o azar de estragar? Se você for prevenida e tiver sua base ou esmalte na bolsa, isso nem vai abalar seu dia.
  • Fortalecedor de unhas– Se você vai precisar refazer as unhas, faça todo o trabalho completo. Assim, se poupa tempo, dinheiro e você ainda mantém seu tratamento contra as unhas enfraquecidas.

5. A importância de uma boa alimentação

Por último, mas não menos importante: alimente-se bem! Os cabelos, a pele e as unhas sofrem muito quando você é adepto de uma alimentação ruim. Por isso, lembre-se de comer nas horas e em porções adequadas, preferindo sempre uma dieta rica em alimentos que são fonte sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio e de proteínas, vitamina A e complexo B.

Assim, você não melhora apenas o aspecto e fortalece as suas unhas, mas também contribui para toda a saúde do seu corpo.

 

 

Postagens Relacionadas