5 dicas para eliminar a congestão nasal

A congestão nasal pode ocorrer quando as mucosas inflamam as narinas, em consequência de diversos fatores, desde mudanças no tempo e alergias até princípio de outros problemas respiratórios, como gripe e resfriado.

Para saber como eliminar a congestão nasal com facilidade, confira cinco dicas:

1. Preparação de solução salina

Soluções com sal são conhecidas por serem a forma mais popular de resolver congestão nasal, além de ser bem eficaz.

Para isso, ferva um pouco de água em uma panela, acrescentando bicarbonato de sódio e sal marinho não iodado, misturando-os bem até dissolver. Se quiser, pode colocar um pouco de mel na solução. Quando terminar de dissolver todos os ingredientes, deixe esfriar. Depois é só aplicar nas narinas com a ajuda de um conta-gotas e não se esqueça de hidratar-se.

2. Aplicação de compressa quente nas narinas

Outro método também eficiente é a aplicação de compressas quentes no rosto, com a ajuda de uma toalha ou um pano de papel umedecido com água quente.

Ele deve ser colocado em cima dos olhos e do nariz durante cinco minutos, três vezes por dia, para melhorar a circulação e aliviar os sintomas do nariz entupido.

3. Inalação de vapores

Inalar alguns vapores para aliviar os sintomas de nariz congestionado é uma prática até comum, especialmente com as crianças. Para isso, basta ferver água em uma panela e inalar o vapor para abrir obstruir as narinas. Com a ajuda de uminalador, esse método se torna mais fácil.

Para dar melhores resultados, você pode colocar extratos de eucalipto, menta, alecrim ou qualquer outro óleo que seja eficaz no descongestionamento nasal.

4. Chá de ervas

Tomar chá pode ajudar a aliviar o congestionamento nasal, em especial o chá de ervas. Ele é capaz de descongestionar as narinas e ajudar a tirar as toxinas do corpo, o que pode lhe dar benefícios duplos.

Para isso, basta tomar uma xícara de chá quente de ervas de sua escolha algumas vezes por dia até que a sensação de nariz congestionado passe.

Uma sugestão de erva é a hortelã-pimenta, que ajuda no combate à congestão nasal. O mentol que está contido nela também pode permitir a abertura das entradas das narinas.

5. Consuma um pouco de feno-grego

O feno-grego é um ingrediente natural que ajuda a tratar a congestão nasal por causa das suas propriedades anti-inflamatórias. O calor da umidade do chá também ajuda a diluir o muco.

Para preparar, misture uma ou duas colheres de chá de semente de feno-grego esmagadas em um copo de água, fervendo a solução logo depois.

Coe e tome o chá enquanto ele estiver quente, repetindo o processo duas ou três vezes até que a congestão nasal pare.

O feno-grego não é recomendado para mulheres grávidas porque pode estimular contrações uterinas.

Contudo, se mesmo assim você não conseguir aliviar a congestão nasal, procure um especialista que com certeza dará toda assistência ao caso. Procure ter um sono de qualidade e evite lugares fechados.

 

Deixe sua opinião é importante. Continue acompanhando o blog. Até breve!

Postagens Relacionadas