5 dicas simples para mudar a cor das paredes de casa

Muitas pessoas têm dúvidas com relação à decoração da casa, principalmente quando o assunto é mudar a cor das paredes da casa. Existem milhões de cores e tons diversos no mercado que você pode apostar e colocar na parede da sua casa.

Além de diversas cores, existem também milhões de adesivos e formas muito criativas e divertidas de decorar uma parede, vamos conhecê-las? Vamos lá!

Atenção ao ambiente

Decorar um ambiente não é uma simples escolha de cores, é preciso saber qual é o impacto que aquela cor causará em um determinado cômodo da casa por exemplo, o vermelho é uma cor viva, e que remete a ação, a atividade, imagine só colocá-la na parede do seu quarto não cairia nada bem não é mesmo? O quarto é um ambiente de sossego e descanso, e cores como o vermelho, o roxo muito vivo e escuro não são boas opções.

Segundo alguns especialistas em psicologia das cores, as cores interferem muito no “ânimo” do ambiente e das pessoas.

Por isso é importante não só pensar no gosto das cores, mas também se aquele tipo de cor e tom cairão bem naquele ambiente e, além disso, dependendo do tipo de cor, e da intensidade da mesma o ambiente pode se tornar escurecido.

Contraste entre tons

As cores claras são sempre uma ótima opção para a maioria dos cômodos, uma dica superválida e a alternância das cores claras com as core escuras, da mesma forma que as cores escuras tornam o ambiente fechado, as claras clara retiram um pouco da vivacidade e são zero aspecto de calmaria, e por isso misturar as cores tornam o ambiente equilibrado, por exemplo, pintar uma parede de uma cor escura de sua preferência e as paredes restantes com uma cor mais clara, porém no mesmo tom, torna o ambiente muito mais agradável.

Uma dica muito simples para pintar a sua casa sem precisar ter muito trabalho é usar um pulverizador para pintar paredes em vez de usar o pincel, ele facilita e muito na hora da pintura.

Adesivos para decorar

Por mais que você opte por usar o contraste entre cores, o ambiente pode não ficar alegre ou não estar do jeito que você gostaria, e para isso existem os adesivos de variadas cores, estilos e diversos desenhos também, eles são ótimos para fazer o contraste com cores claras ou escuras, e são indicados para se colocar em uma parede para mudar o visual do cômodo.

Significado das cores

Não pense você que as cores não interferem no nosso modo de vida e no nosso ânimo, elas interferem sim, e muito. Cada cor tem um significado próprio, e assume diversas funções quando colocadas nos cômodos, por isso é importante saber a sua intenção ao escolher uma determinada cor para pintar as paredes da sua casa, e para saber qual o real significado que cada cor assume quando colocada em diversos tipos de cômodos, vamos conhecer o significado de cada cor?

  • Branco: O branco é uma cor neutra aparentemente cai bem em diversos cômodos, porém ela não pode ser usada  sozinha em toda a casa, o ideal é intercalar o branco e fazer um contraste com outras cores ou estampas, o branco pode causar incomodo em excesso, segundo alguns especialistas o branco é uma péssima opção por exemplo para ser colocado no escritório, pois ele retira o ânimo e não ajuda em nada na criatividade, e também o branco não é uma boa opção para ser colocado em salas de espera, ele é uma cor que pode gerar agonia, e inquietude mesmo que subjetivamente.
  • Amarelo: O amarelo é uma cor feliz, que remete a alegria, e é ideal para colocar, por exemplo, na cozinha, essa  cor aumenta o apetite. O amarelo traz uma carga de otimismo e felicidade, ela é ideal para fazer o contraste com estampas e vários tons de amarelos, claros e escuros. O amarelo pode ser sim uma cor ótima não só para colocar na cozinha, mas também na sala de brinquedos, por exemplo, mas não em excesso.
  • Vermelho: O vermelho é uma cor forte, que remete a atividade, e também contribui para abrir o apetite, o vermelho é uma cor ideal para colocar nas paredes da cozinha, e também para colocar nas paredes da sala, porém o ideal é sempre intercalar com outras cores, ou com estampas.
  • Roxo: Pode não parecer, mas o roxo em um tom não muito escuro pode passar uma sensação de tranquilidade, o roxo pode dar também a sensação de elegância, mas em excesso o tom fica muito escuro pode causar incômodo, e deixar o ambiente muito agitado, o roxo não é, por exemplo, uma cor ideal para se colocar no quarto ou numa sala de estudos.
  • Azul: O azul é uma cor que transmite muita tranquilidade e calma independente do tom em que ele esteja. O azul é muito usado em ambientes que precisam de calma, tranquilidade e relaxamento, como em clínicas médicas, e também em salas de espera.
  • Verde: O verde é uma cor perfeita para passar a concentração, ela é uma ótima opção para ser colocado em escritórios  e em salas de estudo, e também é uma ótima opção para colocar em salas de espera de clínicas.

Parede estilo quadro negro

Esse tipo de parede é uma ótima opção para colocar em escritórios e salas de estudo e até mesmo na cozinha, porém intercalada com outros tipos de paredes. A parede estilo quadro negro é perfeito para fazer qualquer tipo de anotação com o giz ou até mesmo um desenho ou dizeres de sua escolha.

Esse tipo de estampa deve ser intercalado com outros tons, pois é uma cor pesada e escura que pode deixar o ambiente pesado e muito escurecido, por isso, uma opção é intercalá-lo com o azul bebê, verde claro, ou até mesmo o roxo claro para quem gostar, o rosa também uma ótima opção.

Paredes coloridas

As paredes são ótimas opções para colocar em varandas e principalmente em salas de estar, mas você precisa ter cuidado nesse caso com os móveis, eles não podem chamar muito a atenção, e não podem contrastar com as paredes, como por exemplo, usar móveis brancos com paredes coloridas tira a atenção e causa uma confusão visual, procure moveis vintage, principalmente os móveis de tons claros (apagados) e em tons pastel.

 

 

Postagens Relacionadas