5 sugestões para montar um circuito de segurança eficiente

By on outubro 25, 2015
5 sugestões para montar um circuito de segurança eficiente

Câmeras Analógicas ou IP?

Tratando-se de segurança, sempre esbarramos em diversas questões, mas em todas as discussões que envolvem este assunto sempre temos como ponto de partida o mesmo princípio: é uma necessidade de todos. E, em matéria de circuito e segurança, não se pode fazer feio, porém  acabamos encontrando dificuldades em várias questões de custo  benefício.

A primeira dúvida que pode surgir para quem decide montar um circuito de segurança com eficiência é o tipo de câmera que se deve usar. Câmeras analógicas são bem comuns no Brasil, porém com o crescimento da utilização de câmeras IP, chegando a 45% ao ano, nos faz perguntar o porquê de estar tendo preferência.

Qualidade de imagem

Uma vantagem avassaladora, que as câmeras IP têm sobre as analógicas, é a qualidade de imagem. Com imagens gravadas por uma câmera IP, é possível ampliar as imagens gravadas, sem que haja uma perda considerável na qualidade, promovendo assim, uma melhor identificação de rostos e de placas de carro.

5 sugestões para montar um circuito de segurança eficiente

Facilidade de instalação

Se a preferência pela câmera IP não tenha ficado clara ainda, mostramos mais um pró delas: são bem mais fáceis de instalar. Se por um lado, câmeras analógicas muitas vezes exigem uma equipe especializada para criar circuitos de TV, as câmeras IP podem ser instaladas até por quem não tem um conhecimento muito aprofundado, se o usuário já é familiarizado com redes de internet, encontrará menos dificuldades e se o circuito de segurança for doméstico, será mais fácil ainda.

Agora, que estamos mais familiarizados com os tipos de câmeras, confira algumas sugestões que temos para você iniciar e otimizar seu circuito de segurança.

1.     Cabeamento e rede

A retransmissão de vídeos dificilmente será 100% satisfatória, visto que vídeos têm uma grande sensibilidade e podem apresentar algum tipo de delay, assim como áudios. Por isso, sugerimos que, ao montar seu circuito de segurança, se atente à infraestrutura do cabeamento de rede lógica, afastando-os de redes e de motores elétricos, assim, evitando eventuais interferências eletromagnéticas que possam prejudicar a transmissão dos vídeos.

Câmeras IP ganham uma grande vantagem pois através de apenas um cabo, o usuário poderá controlá-la, receber imagens, áudios e até prover energia para o funcionamento da mesma, sem falar que algumas é possível monitorar apenas com o auxílio de um celular, bem diferente de câmeras analógicas, que utilizam um grande número de cabos e, muitas vezes, é gerada a necessidade de ter um cômodo inteiro apenas destinado ao monitoramento. Destacamos aqui também que para uma instalação de qualidade é de suma importância respeitar as normas para sistemas de rede.

2.     Servidores eficientes

De que adianta ter um circuito de segurança invejável, de última geração sendo que os servidores para as câmeras não estão no mesmo nível? Os servidores precisam ter uma capacidade de armazenar e processar equivalente ao sistema de circuito a que estão servindo. Monitoramentos internos requerem cerda de 100 GB em HD por mês para uma câmera, para monitoramentos externos, há uma demanda maior de espaço.

As câmeras IP trazem mais uma grande inovação nesse aspecto: a capacidade de armazenamento em nuvem, proporcionando mais segurança do que câmeras analógicas, que centralizam todo o processo em um único equipamento.

Facilidade de acesso

O fato de câmeras IP terem a capacidade de armazenamento em nuvem e de muitas ainda com recursos wi-fi é justamente a facilidade de acesso do que foi gravado, podendo ser acessado rapidamente por computadores, tablets ou smartphones, contrastando – mais uma vez – com as analógicas que só permitem o acesso via uma única fonte.

3.     Ambiente de instalação

Saber escolher bem o local no ambiente em que a câmera do seu circuito de segurança será instalada  é também de suma importância.

É importante instalá-la em um local que permita um bom alcance de monitoramento e que também não seja facilmente detectável. Toda essa preocupação com a localização no ambiente é crucial para evitar pontos cegos. Câmeras IP marcam mais um ponto nesse quesito, pois seu design é todo baseado na discrição, tendo geralmente medidas não muito maiores que 14 centímetros, e também por terem uma boa resistência à umidade.

Cuidados com iluminação

Os cuidados que envolvem a iluminação são tão importantes e muito relacionados com os pontos cegos. Câmeras de circuito de segurança externa precisam ser posicionadas em locais em que o sol não as prejudique, pois, dependendo da hora do dia, podem acabar tendo suas gravações comprometidas, devido à interferência da luz diretamente.

Câmeras de circuito de segurança noturno também precisam se ater à localização correta, instalá-las perto de pontos de luz pode trazer eventuais pontos cegos nas extremidades das imagens gravadas. Nem mesmo as câmeras IP que tem um bom alcance de visão noturna, chegando até 10 metros deverão ter esse tipo de observância para essas precauções.

5 sugestões para montar um circuito de segurança eficiente

4.     Treinamento e instrução

É muito importante investir no treinamento e na instrução de vigilantes e operadores do circuito de segurança, podendo assim ter um maior aproveitamento de todos os recursos que o sistema oferece, usando-o da maneira adequada e assim aumentando a vida útil do circuito, reduzindo vários custos de eventuais manutenções.

A facilidade de instrução de pessoas para utilizarem circuitos com câmeras IP, se dá pela grande facilidade de monitoramento, que, como foi dito antes, pode ser acessado por vários dispositivos diferentes por meio de conexões wi-fi.

5.     Custo  benefício

Esse é ponto interessantíssimo a ser tratado durante o planejamento de um circuito de segurança. Com tantas inovações e benefícios, fica implícito que câmeras IP são um pouco mais caras que as analógicas, ainda que seja possível encontrar alguns modelos domésticos beirando uma margem de diferença de somente 200 reais.

Um grande erro que as pessoas acabam cometendo na hora de montar um circuito de segurança é apenas observar o preço isolado das câmeras e esquecer de todo custo de infraestrutura, tempo e instalação que terão posteriormente, itens que com uma câmera IP são bem aproveitados. Outro aspecto que deve ser observado é a necessidade de áudio no ambiente, câmeras que só registram vídeo tendem a ser mais baratas, apesar da facilidade de encontrar câmeras IP que trabalham muito bem com áudio e vídeo e tem um preço consideravelmente acessível.

Quando o assunto é segurança é importante não pisar na bola, então realizar um bom planejamento antes de ir para a prática é importantíssimo. Por isso nossa dica de hoje é a câmera IP de monitoramento CCTV Wireless com visão noturna. Cheia de recursos, é a grande saída para lhe fornecer segurança, aliando alta tecnologia a um custo bastante equilibrado. Proteja-se!

 

 

 

 

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login