7 dicas para acabar com a calvície já!

By on outubro 14, 2015
Lavagem do couro cabeludo

A calvície é uma doença genética que afeta boa parte da população, mas além de ter base no código de genes, pode ter vários fatores como origem, às vezes é causada por estresse ou até mesmo má alimentação. Segundo algumas pesquisas realizadas por especialistas no assunto, a calvície geralmente afeta mais homens após os quarenta,do que as mulheres, e, além disso, segundo as pesquisas a calvície é causada pelo excesso do hormônio masculino chamado Dihidrotestosterona (DHT) que está presente no folículo do cabelo, esse hormônio entope os poros e evita que haja nutrição e consequentemente o crescimento dos fios.

Existem vários os tipos de calvície, e são várias as formas de combatê-la, e é sobre isso que vamos abordar no presente artigo, vamos lá?

Alopecia aerata

Esse tipo de calvície é autoimune, é caracterizada por perda de cabelos em apenas algumas partes do couro cabeludo, não havendo perda total dos fios, geralmente é a mais comum de se observar, ela causa perda dos fios deixando uma área calva arredondada. A causa desse tipo de calvície pode variar, pode ser causado por problemas na tireoide, estresse contínuo, má alimentação, excesso de produtos químicos, dermatite seborreica, e até mesmo o período da menopausa pode causá-la. A calvície pode ser ainda não-cicatricial, ou seja os folículos capilares estão presentes e preservados, e por isso a calvície é reversível, ou pode ser também cicatricial, nessa há perda e inflamação dos folículos do couro cabeludo, esse tipo de calvície pode ser causado por bactérias ou fungos presentes no couro cabeludo, ou até mesmo queimadura. 7 dicas para acabar com a calvície já!

Alopecia androgenética masculina

Esse tipo de calvície é exclusivamente é manifestada em homens, nesse caso eles possuem um elevadíssimo número do hormônio DHT, uma enzima chamada alfa redutase presente n nosso organismo converte o hormônio masculino testosterona em DHT e resulta em calvície. Esse tipo de calvície pode se manifestar nos homens de várias idades, mas tem mais frequência em homens com mais de quarenta anos. Como a calvície é de causas genéticas, sempre vai acompanhar o indivíduo, porém ter hábitos saudáveis como, por exemplo, uma boa alimentação, não fumar, e fazer exercícios fiscos podem ajudara a diminuir as consequências da calvície, e também os efeitos da calvície podem ser evitados através de um tratamento e acompanhamento médico especialista.

Alopecia androgenética feminina

Assim como existe a calvície masculina, também existe a calvície feminina, mas ela se manifesta de diferentes formas no sexo masculina e feminino, em mulheres ela se manifesta como uma doença autossômica recessiva e, em homens, se apresenta como uma doença autossômica dominante. A diferença é que nos homens a perda de cabelo geralmente segue um padrão, primeiro a perda de cabelo se dá na região frontal do couro cabeludo, já nas mulheres a perda de cabelo é irregular, podendo atingir qualquer parte do couro cabeludo, e, além disso, o aparecimento da calvície geralmente nas mulheres deixa ralo os fios dos cabelos, e depois os fios começam a cair. Esse tipo de calvície se não tratado logo quando se manifesta, pode chegar a causar uma perda de cabelo muito grande. A alopecia pode sim ser tratada, evitando maus hábitos alimentares, além de optar pelo tratamento médico para amenizar os danos no couro cabeludo.

Como acabar com a calvície?

Boa alimentação

Há sim como amenizar os efeitos da calvície, e uma dica muito simples é ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas. A boa alimentação é capaz de revitalizar e deixar fortalecido os cabelos, peles e unhas. Uma dica são os alimentos ricos em ferro e zinco, e também as vitaminas do complexo B, além é claro da prática de exercícios físicos.

Para acabar com a calvície

Um método bem simples para disfarçar a calvície, é usar um produto específico para cobrir a parte do couro cabeludo sem cabelo; trata-se do Toppik. Esse tipo de produto é bastante usado por homens que possuem uma calvície acentuada. O produto possui inúmeras vantagens, vamos ver?

  • Não mancha a roupa;
  • Existem vários tipos de coloração para você escolher;
  • A aplicação do produto é feito em apenas alguns minutos;
  • Não agride o couro cabeludo.

Com apenas uma única aplicação você consegue disfarçar instantaneamente a calvície

Lavagem do couro cabeludo

Uma dica superimportante é com relação à lavagem do couro cabeludo, deve ser feita com xampu neutro e sem sal de preferência, pois esses xampus agridem menos o cabelo, e retiram a gordura causada pelas glândulas sebáceas e tem a tendência a evitar a queda de dos fios. A lavagem deve ser feita dois dias não e um dia sim, pois o couro cabeludo precisa de certa gordura para a proteção da pele. Lavagem do couro cabeludo

Massageie o couro cabeludo

Uma dica muito simples e que pode ser feita em casa na hora do banho é massagear o couro cabeludo, isso faz que a circulação do couro cabeludo seja ativada e permite que os nutrientes sejam distribuídos para os fios fazendo com que os cabelos cresçam.

Evite secadores e chapinhas

Um fator que podem afetar os seus fios e piorar ainda mais a calvície é a chapinha e o secador, os fios do calvo já são muitos sensíveis, e com o calor excessivo das chapinhas e secadores pode piorar ainda mais, por mais que você e use protetores térmicos os fios são sempre afetados, por isso a melhor dica é evitar sempre.

Use proteção solar nos fios

Assim como os fios são sensíveis às altas temperaturas, a radiação solar também causa danos aos fios, por isso a dica importante é usar protetor solar específico para os cabelos, mas não pode ser qualquer protetor solar, como os fios são bem sensíveis é preciso sempre pedir indicação de um médico dermatologista para evitar ainda mais a queda dos fios.

Pratique exercícios físicos

Assim como a boa alimentação a atividade física também é muito importante e contribui para diminuir com os efeitos da calvície, por isso a dica é: evite sempre o sedentarismo!

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login