8 dicas para evitar imperfeições nas unhas

As unhas são detalhes fundamentais da beleza no dia a dia e seu cuidado e saúde não devem ser ignorados. Além de serem bonitos ornamentos quando bem cuidadas e pintadas, essa parte do corpo é um importante indicativo de saúde, pois indivíduos.

As unhas podem até mesmo auxiliar em diagnósticos médicos, por exemplo: unhas amareladas podem ser sinal de micoses ou diabetes, unhas azuladas indicam falta de oxigênio nas extremidades do corpo, unhas esbranquiçadas podem ser alerta de anemia e desnutrição, etc. Mas atenção:  a simples observação das unhas não deve substituir o parecer de um médico.

Além desses aspectos interessantes, unhas mal tratadas e sujas conferem a seu dono uma aparência desleixada e mal cuidada.  Portando, as unhas merecem especial atenção por todos aqueles que buscam uma boa aparência para si.

Portanto, preparamos dois blocos de dicas para o cuidado dessa parte do corpo, um com cuidados básicos que devem ser seguidos por todos e outro com dicas para evitar imperfeições e garantir a proteção unhas fácil.

Proteção unhas fácil:  cuidados básicos para a saúde das unhas

Apresentaremos  aqui uma lista de cuidados simples com as unhas que devem ser seguidos por homens e mulheres, independente de sua faixa etária.

Lave as mãos constantemente

Apesar de ser um ato simples, muitas pessoas negligenciam esse importante hábito em seu cotidiano. Lavar as mãos, além prevenir várias doenças infectocontagiosas, tal proteção unhas fácil garante a higiene e boa saúde.

Opte sempre por sabonetes neutros para evitar alergias e reações não desejadas.

Corte as unhas

Unhas cortadas são uma maneira eficaz de manter as unhas limpas e higiênicas, não é à toa que é uma condição necessária aos profissionais de saúde manter as unhas sempre bem aparadas. Por isso, se não tem tempo de manter as unhas compridas e bem pintadas , não tenha receio em mantê-las curtas para mostrar bom cuidado e higiene. Essa é uma dica valiosa de proteção unhas fácil.

Limpe embaixo das unhas dos pés e das mãos

É justamente embaixo das unhas que se alojam as sujeiras e os microrganismos que prejudicam a saúde das unhas e podem causar mau cheiro; por isso, é fundamental limpar esse local.

Para tal, deve-se ter à mão palitos não cortantes de uso individual a fim de tirar as sujeiras aparentes. Para uma limpeza mais profunda, pode-se fazer uma mistura de água e sabão neutro para deixar as unhas de molho e depois utilizar uma escovinha adequada para as unhas.

De qualquer modo, utilizar escovinhas para limpar embaixo das unhas é uma maneira de  proteção unhas fácilprática e rápida de limpá-las diariamente durante o banho.

Pare de roer unhas já!

Este é um hábito péssimo e não higiênico que, infelizmente, muitas pessoas carregam consigo. Roer as unhas torna-as mais fracas, feias e não saudáveis.

Além disso, esse é um hábito que demonstra insegurança e impulsividade, características que não são desejáveis no universo  íntimo, e muito menos no profissional. Por isso, para garantir uma boa imagem e uma boa saúde, pare de roer unhas já!

Dicas para evitar imperfeições nas unhas

Tirar cutículas é uma boa alternativa?

É necessário tirar as cutículas?Na verdade, esse é um hábito brasileiro bastante equivocado.  As cutículas constituem a proteção natural das unhas, por isso, retirá-las constantemente faz com que cresçam mais e prejudica a saúde das unhas. Retirando a pele que fica entre o dedo e unha abrimos a porta para os mais diversos micro-organismos, além da falta de garantia de encontrar instrumentos adequadamente esterilizados em salões de beleza.

Ademais, não são raras as vezes em que o mal uso do alicate machuca ou danifica as unhas e dedos.

Então, o que fazer com as cutículas?

A melhor alternativa, e acredite a mais fácil e eficaz, para manter o bom trato das cutículas é a hidratação.  Existem diversas marcas que oferecem hidratantes de cutícula que devem ser utilizados constantemente, mantendo a boa aparência  das unhas e facilitando a manutenção da manicure.

Ao não se retirar a cutícula, poupa-se em tempo e ganha-se com saúde, por isso, não tenha receio em mudar hábitos e carregar sempre na bolsa seu hidratante de cutículas! Mas atenção, assim como qualquer processo de transição, esse também não é instantâneo; para que as cutículas fiquem bonitas e saudáveis é necessário tempo e depende do estado das unhas e da maneira que foram cuidadas anteriormente.

Pintar as unhas sempre, pode?

É claro que pode, seguindo alguns cuidados básicos de higiene esse é um hábito inofensivo e saudável. Unhas esmaltadas são um costume bem quisto pelas mulheres brasileiras e bem apreciado socialmente por indicar elegância e bom trato, além de ser uma proteção unhas fácil.

Contudo, não devemos esquecer que as unhas são tecidos biológicos do corpo, e como os outros tecidos, também precisa respirar de vez em quando.

Nesse sentido, deve-se evitar manter aquela manicure velha e roída, além de mostrar desleixo aos outros, deixar o mesmo esmalte por longos períodos prejudica a saúde da unha, pois impossibilita sua respiração.

Não hesite em trocar a manicure velha pelas unhas limpas, cortadas em bem lixadas quando não tiver tempo de ir ao salão, é bem mais apresentável do que aquelas unhas com esmalte velho e garante a proteção unhas fácil.

Esmaltes para unhas, o que usar?

Hoje, no mercado, há incontáveis marcas de esmaltes com os mais diversos objetivos, por isso, mesmo para as mulheres alérgicas, não é preciso fugir das cores! É sempre importante aplicar uma base antes de aplicar o esmalte de cor para evitar assim que as unhas manchem com facilidade, para isso existem bases fortalecedoras, bases que auxiliam no crescimento, bases que escondem imperfeições, antialérgicas e tudo o mais. Bases de esmalte são uma forma de proteção unhas fácil.

Atenção, a boa e velha acetona não é tão ‘boa’ assim, é a grande responsável pelo ressecamento das unhas, por isso prefira sempre removedores de esmalte menos abrasivos.

Escolha a sua marca, base e cores favoritas, que se adequem a seu organismo e gosto, e entregue-se às cores! Uma boa dica é levar seus próprios esmaltes para a manicure; além de ser higiênico, você poderá consertar sem problemas pequenas imperfeições em casa, e lembre-se de dar um descanso para as unhas de vez em quando!

 

Postagens Relacionadas