9 itens que irão transformar você em chef de cozinha

Tornar-se um chef de cozinha não é uma tarefa difícil, é preciso apenas querer aprender a cozinhar e saber usar os ingredientes, e também usar os utensílios certos.

Uma dica importante para quem quer cozinhar é nunca ter pressa para montar nenhum tipo de refeição, ( caso você esteja em casa, e não em um restaurante por exemplo) seja um prato simples, ou um prato mais sofisticado, nenhuma comida fica boa se feita com pressa.

Além de ter calma na hora  de cozinhar, é preciso saber utilizar os ingredientes de forma certa, e isso não é uma tarefa difícil, é preciso saber escolher as marcas certas para não errar na escolha, e também para não errar o resultado final da receita.

E outra dica importante é organizar as tarefas, separando tudo antes de começar a realmente cozinhar, pegar os ingredientes no meio da preparação pode atrasar, ou até deixar a comida queimar, e ninguém quer isso, não é mesmo?

Mas mais que bons ingredientes, é preciso saber escolher, e também saber usar bem os utensílios de cozinha, para poder  ter um bom aproveitamento. O artigo vai focar nos utensílios importantes que pode ajudar você a ter um bom aproveitamento na hora de fazer suas receitas, vamos conhecê-los? Vamos lá!

Panelas de inox

Não pense que o tipo de panela com que você cozinha não interfere no sabor final da sua refeição, pois interfere sim! Existem vários tipos de panelas de diversos materiais diferentes, mas a mais  indicada é panela de inox, ela além de oferecer mais segurança no preparo das refeições, não deixa a comida agarrar no fundo, e também evita que o tempero grude.

Outro material que é bastante usado pelas pessoas, é o teflon, ele pode ser sim uma opção boa, com o tempo de uso, ele começa a soltar da panela, e  a comida na hora do preparo pode grudar no fundo da panela, e é justamente por causa do teflon que o alimento não gruda.

Além das panelas de inox e teflon, existem também as panelas de barro e cerâmica, elas são ótimas opções por conservam a comida quente por muito mais tempo do que qualquer outra, o problema é que ela demora muito tempo para cozinhar, esse tipo de panela é ideal para fazer moqueca, feijoada, ou até mesmo sopas.

E por último, as panelas esmaltadas, elas são feitas com um material que evita que a comida agarre, porém são muitos delicadas e descasca com muita facilidade, qualquer leve batidinha pode retirar o esmalte, fazendo com que a comida grude no fundo.

Apoios para panelas

Os apoios de panela são instrumentos indispensáveis, eles são ótimos para apoiar as panelas quentes, e evitar que a mesa sofra algum dano, ou o local que você colocar  a panela quente, existem vários tipos de modelos e materiais disponíveis no mercado, os feitos de silicone estão super em alta, e são bem seguros e enfeitam muito a cozinha.

Outra opção também são os apoios de madeira, são  ótimos também para descanso das panelas. Faça sua escolha!

Termômetro culinário

Outro instrumento que pode facilitar sua vida na hora de cozinhar, é o termômetro, ele é super prático para usar,  basta apenas pressionar o botão para gravar a temperatura, e depois é só soltar e pressionar para medir novamente.

O termômetro é digital e super prático de ser usado, ele  funciona a base de bateria, é muito útil na hora de prepararmos uma torta ou bolo por exemplo.

Tábuas

As tábuas, são ótimas e indispensáveis utensílios para se ter na cozinha, elas ajudam a cortar qualquer tipo de alimento, seja frutas, legumes, verduras ou até mesmo carnes.

Você pode optar por escolher as tábuas de madeira, ou as tábuas de vidro temperado, essas últimas são ótimas, pois são muito difíceis de quebrar, nem mesmo quando caem no chão,existem também as tábuas de plástico,  são também bastante úteis, porém o plástico absorve com facilidade o alimento, podendo passar o gosto de um alimento para o outro, a mesma coisa acontece também com a madeira.

Luvas

As luvas são instrumentos importantíssimos que você precisa ter na sua cozinha, você pode optar pelas luvas de aço, ou as luvas de silicone, são vários os modelos disponíveis no mercado, é só escolher o que mais lhe agrada e comprar.

Avental

O avental é um instrumento simples, mas que todo chef de cozinha considera indispensável, ele evita sujar as roupas, e é também uma questão de higiene quando se está fazendo as refeições. Você pode escolher qualquer tipo de estampa, é só optar a que mais lhe agrade e comprar.

Vasilhas

Vasilhas são indispensáveis para armazenar qualquer tipo de refeição, as sobras de comida do dia anterior, ou você também pode armazenar as refeições e congelá-las, e deixá-las prontas para o mês todo por exemplo.

Guardar as refeições, dentro das vasilhas faz com que a sua geladeira fique muito mais organizada, e evita também que você coloque um mundo de panelas dentro dela, o ideal mesmo e você guardar as vasilhas com etiqueta para saber qual a comida, e até mesmo o dia que ela foi feita.

Potes

Os potes são também ótimos para a organização da sua cozinha, você pode retirar os mantimentos de dentro do plástico e armazená-los dentro de potes, por exemplo, macarrão, arroz, feijão, farinha, açúcar, sal ou outros alimentos não perecíveis, e é importante também colocar a identificação , para não ficar perdido na hora de utilizá-los.

Panos de prato

Os panos de prato são utensílios simples, mas muito úteis para manter a higiene e a organização na sua cozinha, a hora de preparar as refeições tenha sempre por perto panos de prato, eles evitam que a sua cozinha fique molhada, e ajuda também na limpeza do espaço.

Existem milhares de modelos de panos de prato, é só escolher, e comprar qual mais lhe agradar.

Bem, esperamos que já tenham uma ótima descrição de utensílios que farão toda a diferença na cozinha de um grande chef.

 

 

Postagens Relacionadas