As 6 principais atividades físicas para emagrecimento

Sem mais desculpas! A prática de atividades físicas é o meio mais eficaz para ajudar no emagrecimento. Por meio dessa alternativa, aceleramos nosso metabolismo e trabalhamos corpo e mente, mantendo uma vida muito mais saudável.

É muito mais rápido e fácil emagrecer quando colocamos na nossa rotina atividades que queimam calorias extras (levando em conta que qualquer atividade que realizamos ao longo do dia já leva um gasto calórico considerável).

Está aí a chave para eliminar os quilinhos extras: gastando mais do que se consome, ocasionará um déficit calórico diário, o que faz com que as gorduras corporais extras sejam queimadas de vez! Simples, não?

Praticar atividades físicas, nesse contexto, não precisa ser algo chato para quem está em luta contra a balança, basta escolher aquela que mais se adapte ao seu estilo. Além disso, é interessante estar de olho sempre naquelas que mais queimam calorias para que o processo seja acelerado e sua autoestima revigorada. Vamos explorá-las a seguir!

As 6 principais atividades físicas para emagrecimento

1.    Corrida: a queridinha do momento

Uma das atividades mais antigas do mundo, a corrida voltou a ser o exercício mais falado do momento. Quer elevar a queima de calorias? Aposte nela! Basta escolher um local mais apropriado – como parques, pistas próprias ou a esteira da academia – e começar intercalando com uma caminhada, alterando a velocidade e preparando seu corpo. Correr em torno de 1 hora, chega a queimar de 600 a 900 calorias! Capriche na escolha de roupas confortáveis e de um bom tênis adequado para a prática e não tenha medo de sair “correndo por aí”!

2.    Bicicleta: as duas rodas que amamos

Está pra nascer alguém que fale que andar de bike não é prazeroso. Além disso, pedalar melhora o condicionamento físico, libera o estresse e a tensão, melhora a função cardiorrespiratória, deixa os músculos durinhos e adivinha? Ajuda a emagrecer! Estima-se que conseguimos eliminar de 500 a 700 calorias por hora, girando a bicicleta (mas para quem está começando a prática, é recomendado começar com 30 minutos por dias e ir aumentando aos poucos). Não deixe de tomar todo o cuidado com o uso dos equipamentos de proteção e dos sinalizadores da sua “magrela” para evitar acidentes!

3.    Corda: Vamos pular!

Já pode voltar às brincadeiras de infância e pegar aquela corda antiga largada no quarto de brinquedo das crianças! Isso mesmo. Pular corda não é apenas um divertimento infantil, é um exercício bem exaustivo se fizermos por mais de alguns minutos. Por conta do cansaço, em poucos minutos de execução, é bem difícil conseguirmos atingir mais de 10 a 15 minutos pulando, mas já é o ideal para queimar calorias e fortalecer os músculos das pernas e panturrilhas. Comece aos poucos e vá aumentando ao longo do ganho de condicionamento (1 hora brincando de corda pode queimar de 700 a 900 calorias). Não custa tentar, não é?

4.    Natação: Piscina adentro!

Já sabemos que a natação é o mais completo dos esportes e um dos mais eficazes também! Nadar trabalha todos os músculos e aumenta nosso condicionamento físico, melhora nosso aparelho respiratório e ajuda a conquistar a boa forma. Cerca de 1 hora dentro da água dando umas boas braçadas gasta em torno de 800 calorias. Não tem como ser melhor!

5.    Dança: Fugindo dos clichês

Atividades físicas são insuportáveis para você? Dance! E não é brincadeira: dançar melhora nossa coordenação motora, nos torna mais ágil e ajuda no fortalecimento dos músculos, além de queimar cerca de 800 kcal por aula! É prazeroso e nos faz perder a noção do tempo, melhorando muito nossa saúde mental. Muitas academias oferecem vários tipos de dança como opções de atividade física. (Ou, então, por que não se matricular num estúdio próprio e desfrutar das mais variadas modalidades?)

6.    Ergometria: Queimando calorias dentro de casa

Hoje em dia, nem dentro de casa você precisa ficar parado! Além de diversos exercícios que podem ser feitos no chão, com ajuda de algum móvel ou mesmo com aulas via internet, existem vários aparelhos para serem usados em casa destinados àqueles que não possuem tempo de ir até uma academia. Uma dica são modelos como a ótima Mini Bike, que estão super em alta. Além de trabalhar os músculos inferiores e ajudarem na queima calórica, fortalecem os membros superiores, quando colocadas sobre uma bancada e utilizadas de outra forma – no chamado kranking.

O importante é se movimentar!

São inúmeras as atividades físicas diferentes e eficazes para o emagrecimento e, por isso, não há mais desculpas para não praticá-las! Avalie qual exercício será mais prazeroso a ser inserido na sua rotina e desfrute de todos os seus benefícios. Lembre-se: a avaliação médica é de extrema importância e o próprio profissional pode indicar a melhor atividade para você!

Postagens Relacionadas