Cinco dicas para evitar varizes

Varizes são reconhecidamente um dos problemas estéticos que mais preocupam as mulheres, mesmo sendo completamente normais e bastante democráticas: atingem supermodelos e mulheres comuns. Varizes são veias dilatadas próximas à pele e a causa mais comum é a genética. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas elas aparecem mais comumente na parte inferior do corpo – pernas e pés. A explicação é simples: ficar sentado ou em pé por muito tempo aumenta a pressão das veias e, assim, elas dilatam.

Para a maioria das pessoas as varizes são apenas um problema estético, mas para outras pode causar dor e até aumentar o risco de doenças circulatórias. Por isso, é bom ficar de olho! Leia à seguir algumas dicas para evitar varizes.

Exercício físico

Fazer exercício físico regularmente  ajuda a evitar varizes. Isso por que o exercício físico ajuda na circulação do sangue nas veias, e varizes são justamente veias dilatadas, coaguladas. Colocar o corpo em movimento é sempre bom para a saúde! O que nos leva à próxima dica de como evitar varizes

Perder peso

Não, varizes não é um problema restrito a pessoas acima do peso, pessoas magras também tem varizes. Mas estar com um bom peso ajuda a evitar varizes por que põe menos pressão nos vasos sanguíneos, diminuindo a probabilidade de ter algum problema.

Não usar roupas apertadas

Essa é uma dica para evitar varizes muito importante! Mesmo que calças apertadas estejam na moda, elas são péssimas para a saúde. Roupas apertadas causam uma pressão desnecessária sobre os vasos sanguíneos, em qualquer parte do corpo. Por isso, é melhor optar por roupas justas, mas não apertadas, e larguinhas. Não é preciso sair da moda para ter saúde!

Evitar longo período sentado ou de pé

Sim, essa é dica para evitar varizes mais difícil, mas não é impossível de cumprir. No trabalho, tire uns minutinhos para andar ou fazer alongamentos. Não precisa ser muito, desde que você não passe o dia inteiro sentado, em frente ao computador. Agora, evitar fila de banco é mais difícil. Fazer alongamentos em público pode ser esquisito, mas é sempre bom!

Meias de compressão

A velha conhecida das grávidas! Durante a gravidez, o risco de se criar varizes é maior, pois as partes inferiores do corpo estão carregando mais peso. O que as meias fazem é uma compressão no tornozelo e vai diminuindo de baixo para cima, em direção à coxa, fazendo assim o sangue circular melhor de volta ao coração. Pode não ser a melhor opção para o verão, mas no inferno são bem úteis! Se mesmo com todas essas dicas suas varizes persistirem e forem muito fortes, consulte um médico. A causa das varizes pode ser o sinal de um problema mais sério como veias profundas danificadas, coágulos nas veias e vasos sanguíneos anormais.

Em casos muito raros, até mesmo tumores. O tratamento pode ir desde medicação até retirada das varizes através de cirurgia, podendo ser convencional, a laser, radiofrequência etc. É muito importante cuidar da saúde! Aproveitem as dicas, fiquem com o blog sempre terão novidades. Até breve!

Postagens Relacionadas