Como aparar as unhas do seu cachorro ou gato!

Quem tem um cãozinho de animal de estimação já deve conhecer os cuidados necessários que devem ser feitos com frequência. Além do banho, tosa (em alguns casos), escovar os dentes e algumas outras, ainda há alguns outros cuidados que são super importantes para manter e melhorar a saúde do cão. E cortar as unhas é um desses cuidados mais básicos e essenciais tanto para a saúde do próprio animal quanto para a saúde dos donos.

Mas, porque para a saúde dos donos? Quanto mais as unhas do cachorro crescem, mais afiadas elas ficam e podem até provocar cortes na pele dos seus donos ou das pessoas que convivem com o animal. Para o próprio cachorro porém, cortar as unhas do cachorro significa muito mais conforto e facilidade na locomoção e movimentação do mesmo, principalmente quando estão em fase de crescimento.

Quando não preciso cortar as unhas do meu cão?

Na maior parte das vezes é necessário cortar as unhas do seu cachorro. São raros os casos em que não é necessário interferência do corte das unhas do cão, mas esses são realmente muito difíceis de acontecer. Num geral, os cães que passeiam muito geralmente aparam as unhas de forma natural no ambiente externo. Outro caso que não precisa necessariamente do corte é quando o cão permite lixar as unhas com frequência, mantendo o corte sempre bem aparado. Mas, como cortar as unhas do cachorro da forma correta?

Composição da unhas canina!

Antes de ir para prática e realmente cortar as unhas do cãozinho de estimação, saber como é composta a unha canina é essencial pois te dará uma ideia de como e onde deve ser realizado o corte, para que esse não cause dores ou traumas no animal. Sendo assim, como você pode ver na imagem abaixo, a unha é composta por três camadas básicas.

A parte central da unha, área colorida de pontilhados rosas e denominado de Sabugo, é onde fica a veia do animal, se você cortar até esse local, seu cão positivamente sentirá dor e sairá muito sangue.

A linha de corte está localizada exatamente na área mais superficial das unhas, local onde não ocasiona qualquer tipo de dor no cão, e é aí que deve ser realizado o corte.

E aqui está mais um dos motivos que torna importante o corte das unhas caninas frequentemente. Quanto maior a unha, mais se estenderá a veia no interior da mesma. Sendo assim, para evitar que a unha cresça demais e diminuir a chance de cortar a veia, tente cortar aos poucos a partir do começo da unha.

Cachorros com unhas brancas – Como cortar?

Antes de evidentemente cortar as unhas é fundamental verificar se os pelos entre as “almofadas” estão bem aparados e se as unhas estão realmente bem saudáveis. Após isso, você deve ter um alicate específico para unhas. Para não ter erros, nas unhas brancas é possível ver a área rosada das veias. Sendo assim, corte sempre abaixo dessa área para evitar sangramentos e traumas. E não se esqueça de cortar também a quinta unha, que também pode prejudicar o seu animal.

Cachorros com unhas pretas – Como cortar?

As unhas pretas são um grande problema na hora de cortar as unhas. Na maioria das vezes não é possível localizar a área com veia, como acontece nas unhas brancas. Nesse caso, para cortar as unhas pretas, utilize o Alicate para Cortar Unhas Caninas e vá cortando aos pouquinhos sempre muito atentamente. Para isso, segure a pata do seu cãozinho e olhe a parte debaixo da unha, isso vai facilitar o corte. Além disso, cortando dessa maneira, você poderá notar quando estiver próximo a veia quando notar um pontinho escuro a medida que corta a unha.

Se gostou, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de outras dicas que iremos postar em breve!

Postagens Relacionadas