Como cuidar das rodas de seu carro

Tenho um conhecido que diz que é melhor “fazer a manutenção de algo do que o reparo”. No caso dos carros, essa é uma grande verdade: vale a pena sempre respeitar as revisões e até gastar um pouco a mais em alguns acessórios ou serviços que conservam o seu veículo. Nesse artigo, a gente vai apresentar algumas dicas de como conservar bem as rodas do seu carro, dando uma visão diferente sobre esse tipo de prevenção.

Atitudes para conservar as rodas do carro

Quando você tem um carro, é importante você tomar alguns cuidados. As rodas são componentes importantíssimos e, dependendo de como você dirigir, pode afetar toda a estrutura dessa parte do veículo, que praticamente mantém a estabilidade do seu carro.

Por isso, evite bater em guias quando estiver estacionando e passar em buracos: essas atitudes podem entortar a roda e isso acaba desestabilizando o carro, o que torna o ato de dirigir perigoso. Imagine você perder o controle do veículo porque o carro está desestabilizado? Deve ser horrível!

Além disso, é importante também sempre manter os pneus calibrados. Procure fazer essa verificação pelo menos a cada 15 dias, mas o ideal é uma vez por semana. Como sempre abastecemos o carro no começo ou no final da semana, vale a pena já aproveitar e calibrar o pneu. Procure sempre calibrar o pneu no mesmo posto e coloque 28 ou 30 de pressão. Nos dias mais frios, é preciso ficar mais atento se o pneu não está murchando.

Outra dica que é legal e importantíssima envolve também a calibragem e o abastecimento do carro: procure fazer esses
atos preventivos no começo do dia ou no final do mesmo, mas de preferência na parte da manhã. Esse período é ideal porque, como ainda não está tão quente, tanto o combustível quanto a pressão colocada nos pneus estão mais estáveis. Com o passar do dia, o calor acaba expandindo as moléculas; então você coloca uma quantidade de combustível, mas, na realidade acaba entrando menos. Na calibragem dos pneus é a mesma coisa.

Finalmente, procure verificar se as válvulas dos pneus estão sempre bem fechadas e também procure fazer o rodízio e balanceamento de pneus de tempos em tempos: isso ajuda a desgastar os pneus por igual e também prevenir possíveis acidentes. Ah, e lembre-se: pneu careca é sinônimo de acidente!

Produtos para conservar ainda mais as rodas do carro

Para ajudar a conservar ainda mais as rodas e pneus dos carros, existe uma série de produtos que podem ser aplicados tanto na borracha como na calota e/ou na estrutura da roda. A primeira dica é evitar sempre derivados de petróleo ou qualquer produto que seja composto de borracha: eles acabam derretendo com o tempo e fazendo com que os pneus grudem.

Outra dica é também procurar produtos que são reconhecidos no mercado e possuem grande qualidade. Um que é bem comentado e popular entre profissionais da área é o Dip Shine, uma tinta em aerossol que possui um efeito de proteção na roda. Esse produto acaba “envelopando” a superfície e é facilmente removível. Além disso, também está disponível em várias cores, dando um acabamento mais preciso e inovador para o seu carro; sem prejudicar sua beleza.

O legal é sempre descobrir esse tipo de produto novo. É importantíssimo que você também faça a manutenção da parte elétrica e de motor do carro, mas o exterior, em partes como a roda, – que é o que os outros veem, mas também é o que garante a estabilidade para o ato de dirigir – merece um cuidado especial.

Que tal cuidar, então, do seu carro hoje?

Postagens Relacionadas