Como evitar a descamação de unhas

Algumas vezes você já pode ter reparado que as suas unhas apresentam uma descamação acentuada, isso que dizer que alguma coisa está errada e você deve procurar o motivo para tratar a descamação de unhas.

Por que ocorre a descamação de unhas

As causas são várias, dentre elas podemos citar uma má alimentação, falta de hidratação, pessoas que roem unhas, tratamentos estéticos que podem danificar as unhas, entre outros fatores.

Mas é muito importante assim que perceber a ocorrência da descamação, consultar um especialista para ver qual é a melhor solução. Além disso, você pode lançar mão de alguns tratamentos caseiros.

Má alimentação

Se esse é o problema, provavelmente o seu organismo não tem cálcio suficiente. Para solucionar o problema é necessário consumir produtos lácteos, como por exemplo, leite e queijo, além de alimentos como espinafre, acelga e todas as verduras que tenham folhas verdes.

Evitar consumir bebidas gasosas, assim como café e chá já que essas bebidas não permite uma boa absorção de cálcio. Você também pode lançar mão de ingerir complementos de vitamina A, B e D e até mesmo do próprio cálcio.

Falta de hidratação

Consuma frutas, líquidos e vegetais que ajudam a diminuir a descamação exacerbada. Se quiser, aplicar um creme hidratante nas unhas é uma ótima opção. O hidratante deve ser reaplicado toda vez que usar água e antes de dormir.

O mesmo pode ser feito para aqueles que têm problemas de roer unhas, pois o contato com a saliva faz com que as unhas ressequem, ocorrendo a descamação das unhas.

Tratamentos ou práticas estéticas

Alguns tipos de tratamentos também podem danificar a saúde das unhas, ocorrendo a descamação das unhas. Práticas como lixar demais, usar unhas postiças, tirar os esmaltes com químicos agressivos podem fazer com que ocorra a descamação das unhas. Por isso, deixe as unhas sem esmaltes por um ou dois dias, evite também ouso de acetona.

Produtos químicos

Como já falamos o contato com produtos químicos é uma das causas para a descamação das unhas. Por isso, use luvas ao fazer uso de desinfetantes e outros produtos de limpeza uma vez que eles podem causar também irritação na pele.

Descamação das unhas x Alimentação

Quem tem uma dieta mal balanceada pode ter certeza que essa é a causa da descamação das unhas já que elas ficam bem fracas. Portanto, se você tem uma alimentação que não inclui muitas frutas, nem legumes e cereais integrais, com o tempo o seu corpo vai ver as consequências desse hábito nem um pouco saudável. O primeiro sinal é a descamação das unhas por causa do enfraquecimento delas.

Para mudar essa situação é necessário que você tenha uma dieta balanceada, sem exagerar na quantidade de gordura satura, incluindo alimentos que sejam ricos em vitamina A, vitamina B12, proteína e queratina.

Itens como aveia, castanha do Pará, amêndoas e nozes não podem faltar na sua alimentação. Porém, consultar um profissional nesse caso é imprescindível para que você faça o tratamento de modo correto, combatendo o problema de forma mais eficiente possível.

Tratamento

Normalmente, o tratamento é administrado por via oral, ou então por medicamentos ou suplementos que tenham vitaminas importantes para que os nutrientes sejam repostos. Fazendo com que as suas unhas voltem a ser o que eram grandes.

Mas se a descamação das unhas estiver  leve, você pode usar alguns produtos do mercado que ajudam a fortalecer as unhas, combatendo assim a descamação das unhas de forma rápida e eficiente.

5 Dicas do que fazer

Fizemos uma pequena lista com dicas com soluções naturais que podem ajudar a combater a descamação as unhas.

  1. Prefira esmalte eco-friendly: esses esmaltes têm uma composição muito mais amigável não só ao meio ambiente, mas também para a sua saúde. Já existem árias marcas com essa filosofia e são fáceis de serem achadas no mercado. Além disso, são produtos que não tem formol e nem tolueno.
  2. Não remova totalmente a cutícula: A cutícula é muito importante para proteger as suas unhas. Quando você retira a cutícula, a sua unha fica muito mais vulnerável deixando o caminho aberto para os fungos e as bactérias.
  3. Evite as lixas de metal: A lixa de metal é muito agressiva para a unha. Até mesmo a lixa comum, mas a de metal pode causar sérios danos.
  4. Ter uma dieta rica em ferro, zinco, proteínas e vitaminas é muito importante, assim como incluir na sua alimentação peixes, aveia, frutas, espinafre e abóbora.
  5. Usar um óleo fortalecedor é uma opção, mas antes você deve ver se é ou não alérgica. Aplique antes de dormir uma mistura de óleo de argan puro e de óleo essencial de melaleuca, com 1 colher de óleo de argan e 1 gota de melaleuca.

Recomendações para a fortificação das unhas

  • Não aplique esmaltes que tenham uma qualidade ruim, nem que sejam muito baratos uma vez que podem conter produtos químicos que debilitam as unhas;
  • Use esmaltes específicos para evitar a descamação das unhas. Hoje, é possível encontrar várias marcas de cosméticos que oferecem produtos específicos para esse problema e que têm uma ótima qualidade;
  • O ideal é que se aplique um fortalecedor de unhas três vezes por semana;
  • Evite cortar ou tirar as escamas que estão soltas para que a unha não fique mais danificada;
  • Coloque os dedos em um recipiente com água e vinagre de maçã por uns 3 minutos, pelo menos 2 vezes na semana;
  • Use uma lixa especial e lixe as unhas lentamente para tirar as escamas, fazendo com que a unha fique mais lisa. Não use a lixa com muita frequência para que a unha não fique fina;
  • Embeba um algodão com azeite de oliva, passe o algodão nas unhas para deixa-las bem hidratadas e selar as escamas.

Uma ótima saída é cuidar da alimentação e escolher produtos apropriados para as unhas quebradiças, descamadas e partidas. Além disso, manter as unhas bem hidratadas e saudáveis.

 

 

Postagens Relacionadas