Churrasco é saudavel? Aprenda como fazer corretamente!

Um churrasco saboroso é um alimento que não pode faltar na mesa do brasileiro. Seja para reunir os amigos durante os fins de semana ou simplesmente para saborear um prato diferente e sair do tradicional, um churrasco bem preparado e saboroso é um dos maiores destaques na hora do almoço ou evento. Mas, algumas pessoas passam longe do churrasco por medo dele não ser totalmente saudável. Será mesmo?

Além de muitas pessoas acreditarem que o churrasco pode atrapalhar o emagrecimento, muitas ainda acham que ele pode representar um grande risco a saúde. E pode, desde que feito e consumido da forma incorreta. O churrasco ganhou fama de não ser saudável devido a informações precipitadas de que o alimento pode causar câncer. Mas, por que a carne iria causar câncer, você deve estar se perguntando.

Churrasco pode causar câncer?

Sim! O churrasco realmente pode causar câncer! Mas de que forma isso acontece? Primeiramente você precisa entender que a carne em si não irá provocar o câncer. Sua formação depende muito do processo aplicado no alimento. Isso quer dizer que a carne não tem nada a ver com o câncer e sim a forma como ela é conduzida. Nesse caso o churrasco só se torna um perigo quando a carne está com aquela crosta preta que é a enzima que pode ocasionar o problema.

Como preparar um churrasco saudável?

Preparar um churrasco saudável não é uma tarefa tão complicada como você pensa. Na realidade é totalmente possível para qualquer pessoa, desde que o faça corretamente. Abaixo, selecionamos algumas dicas especiais para que você possa fazer um churrasco saudável e saboroso ao mesmo tempo.

Preparo da carne!

A carne do churrasco nunca deve ser bem passada demais (riscos de câncer), nem mal passada demais (risco de doenças devido a bactérias e vermes). A carne sempre deve ser de boa qualidade e procedência. Evite comprar esses alimentos em açougues que não são registrados e opte por uma carne de melhor qualidade. E esqueça de vez a possibilidade de fazer carne “mal passada” ou “bem passada”.

Preparo da churrasqueira!

A churrasqueira também desempenha um papel super importante na hora do preparo do churrasco. Evitar usar os talheres que usa nos alimentos tradicionais na hora da preparação do churrasco é muito importante para preservar o sabor da carne e preservar os talheres de casa. Uma boa opção é a utilização de acessórios específicos para churrasco. Conheça esse Kit para Churrasco completo.

Além disso, é necessário ter um cuidado muito grande com a limpeza da churrasqueira e com o material que será usado para carbonizar o churrasco.

Os acompanhamentos!

Um churrasco geralmente trás consigo alguns acompanhamentos. Para quem quer fazer um churrasco saudável, deve ficar sempre ciente de que alguns acompanhamentos devem ficar de fora. Na realidade, o churrasco já é o prato principal e ter alguns acompanhamentos pode até complementar a refeição, mas, deve-se ter alguns cuidados sobre quais são esses acompanhamentos e como eles são preparados.

Seguindo todas essas dicas, você saberá fazer um churrasco saudável e saboroso de forma correta. Se gostou dessas dicas, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de mais dicas como essa!

Postagens Relacionadas