Como fazer o seu cachorro parar de latir!

By on abril 25, 2016
Cachorro latindo muito - O que fazer

Ter um cachorro em casa é o sonho de muitas pessoas. E tudo é lindo desde o processo de adoção/compra, até o pet chegar em casa. Mas, se não tomar cuidado, esse mesmo cachorro pode ocasionar sérios problemas e dores de cabeça a família toda. E um dos maiores problemas que a maioria das pessoas que tem um cachorro em casa enfrentam é quando o cão late muito. Isso pode ocasionar um grande transtorno, que vai desde os membros da própria casa, até os vizinhos e pessoas que passam próximo a sua casa.

Esse problema afeta tanto as pessoas que algumas são até ameaçadas através de cartas anônimas, que acabam deixando os donos desses animais cada vez mais preocupados tanto com a própria saúde, quanto a saúde do seu amigão de quatro patas. Mas, se você está notando que seu cachorro late com muita facilidade, é importante procurar as melhores soluções o quanto antes, evitando que a situação fuja do controle e você fique sem muitas alternativas quanto ao que pode ser feito para fazer seu cachorro parar de latir.

Mas, porque o cachorro late?

Como você já deve imaginar, o latido dos cachorros têm uma influencia direta sobre a forma com que esses animais se comunicam. Sendo assim, um cachorro pode latir pelos mais variados motivos. Nesse caso, o latido em excesso dos cachorros geralmente pode significar ansiedade, emissão de sinal de alerta, viu outro cachorro latindo e deseja interagir, se assustou com algo, dentre diversos outros. Se você passa o dia todo fora de casa e quando chega, nota que o animal começa a latir, talvez seja um sinal para chamar sua atenção.

Independente do motivo, aprender a adestrar o cachorro para que ele possa latir menos é muito importante. Sendo assim, separamos algumas dicas super práticas para você adestrar seu cachorro de forma eficiente, diminuindo o latido e evitando problemas mais sérios no futuro.

Dica 1 – Cuidado com a forma de repreender o cachorro

Muitas pessoas não sabem o que fazer quando o cachorro começa a latir excessivamente. Muitos vão até o animal e repreendem, pegam nos braços, procuram ver para o que ele está latindo e até fazem tanto barulho quando o próprio animal. Esse tipo de reação impacta diretamente no latido do cão, onde ele entende que sempre que ele latir, irá conseguir conquistar sua atenção. Dessa forma, evite repreender o animal fazendo barulhos estranhos, batendo palmas, gritando muito e fazendo esse tipo de atitude. Opte por ignorar o latido do animal sempre que você souber que ele faz isso de forma desnecessária. Com o tempo ele vai notar que mesmo latindo muito, ele não irá chamar sua atenção.

Dica 2 – Sistema de recompensa funciona

Ensinar o cachorro a parar de latir não vai acontecer de uma hora para outra, sendo assim, é muito importante ter uma palavra ou gesto (silencioso de preferência, pode ser um ‘shhhh’) para repreender ou chamar a atenção do animal de forma efetiva. Sempre que seu cachorro latir de forma desnecessária, faça o comando, caso ele não entenda, deixe de dar atenção a ele e volte ao que estava fazendo. Da próxima vez que ele latir e você fizer o comando, caso ele obedeça e fique ao menos 20 segundos sem voltar a latir, ofereça um petisco a ele. Conforme ele for associando o silêncio a situação prazerosa de ganhar um petisco ou receber carinho, vá aumentando o intervalo de tempo que ele ganha um petisco.

Dica 3 – Carinho, atenção e energia

Como falamos no começo desse artigo, os cachorros podem latir por inúmeras razões. Alguns dos motivos mais comuns geralmente são para esboçar alguma necessidade ou chamar a atenção do dono. Sendo assim, analise se você está oferecendo o carinho necessário, a atenção devida e se ele está gastando tanta energia quanto deve (principalmente para os cães de porte maior). Desse modo, se esse for o caso você pode brincar mais com seu animal, levar eles para passear e tentar manter um ambiente calmo em casa. Afinal, se você mora num ambiente muito barulhento, há grandes possibilidades do seu cachorro ser barulhento também. Portanto, leve esse aspecto em consideração ao procurar fazer seu cachorro parar de latir.

Dica 4 – Conscientize seus vizinhos

Quando o problema passa a incomodar até os vizinhos, é natural ficar com vergonha e tentar evitar o contato com os incomodados a todo o custo. Porém, se você já está tomando as medidas necessárias para diminuir o latido do animal, você deve informar aos vizinhos que está tomando atitudes quanto a isso e que infelizmente o problema não vai acabar de uma hora para outra, porém, com as atitudes tomadas e com o passar do tempo o problema será resolvido. Tomar essa pequena atitude pode ser essencial para evitar ameaças e até problemas mais sérios no futuro!

Se gostou dessas dicas, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de mais novidades.

About Magazine10

Somos uma empresa focada na venda de produtos cosméticos e utilidades para o lar. Por meio desse blog, trazemos as melhores dicas que possuem referencia com nossos produtos e saúde de nossos consumidores!

You must be logged in to post a comment Login