Como medir a pressão arterial em casa

A preocupação diária com a saúde tem sido algo muito presente na vida de todos os brasileiros.

Beber bastante água, ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e descansar bem são alguns cuidados que precisam ser tomados para garantir uma vida saudável. Além disso, fazer exames uma ver por ano ajuda a prevenir possíveis doenças; essa é a consequência de um cuidado mais intenso com a própria saúde.

Medir Pressão

O que também merece uma atenção especial por parte de todos é o controle da pressão arterial.

Um dos principais fatores que acarretam esse tipo de doença é a hereditariedade. Então, pessoas que já têm conhecimento de familiares que apresentam este diagnóstico devem ter um cuidado ainda maior.

Para tanto, acompanhar a medição da pressão arterial em casa também é muito importante para prever possíveis variações e prevenir doenças.

Como medir a pressão?

Primeiramente, ao medir a pressão em casa é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro passo é encontrar um lugar longe de muito barulho e agitação, onde se possa ouvir os batimentos cardíacos. Um bom horário para medir a pressão é logo de manhã e ainda em jejum.

 A pessoa deve estar relaxada e não em possíveis situações que podem elevar a pressão por um determinado tempo (por exemplo: estresse, exercício físico, alguns remédios) e também estar em uma posição confortável e com a bexiga vazia.

Após esses procedimentos, a pessoa deve erguer a manga da blusa e deixar o braço, em estado de relaxamento, à altura do coração, mantendo as pernas descruzadas e apoiando o antebraço em uma superfície plana, com a palma da mão virada para cima.

Após esses cuidados, a pessoa pode escolher o medidor de pressão que vai utilizar. Há, ao menos, duas grandes opções.

Aparelho manual

O que se recomenda ao medir a pressão arterial com um medidor manual é segura firmemente o medidor, em sua mão esquerda e a bomba na mão direita. Depois disso, a pessoa deve começar a inflar a almofada, apertando a bomba e esperar que o monitor chegue a 30 pontos (mm Hg), acima da pressão sistólica esperada. Durante este procedimento, é possível ouvir o coração e o pulso por meio do estetoscópio – instrumento auxiliar.

De olho no monitor, a pessoa deve abrir a válvula de ar no sentido anti-horário e o monitor deve registrar a queda de dois ou três pontos a cada batimento cardíaco. Neste momento, é preciso observar a primeira pulsação e anotar o valor mostrado no monitor (pressão sistólica). Ao esvaziar mais a almofada, até o som sumir, é possível obter a pressão diastólica. E após medir por completo, a pessoa deve soltar totalmente a almofada e esperar um minuto para conferir o resultado.

Aparelho digital

Os aparelhos digitais são mais fáceis e simples para medir a pressão. Por isso, o Medidor de Pressão Arterial de Pulso é a escolha ideal para quem necessita aferir pressão em casa.

A pessoa deve segurar a bomba com a mão direita e apertar o botão para iniciar a medição da pressão arterial. Após isso, a pessoa precisa inflar a almofada, apertando a bomba até a leitura 30 (mm HG), acima do valor esperado. Alguns aparelhos digitais inflam a almofada automaticamente.

 A leitura da medição vai aparecer no monitor após alguns segundos, emitindo um som que indica o fim da verificação. Esse tipo de produto é portátil e eficaz. Caso haja falha, esperar alguns instantes para fazer a medição novamente.

Postagens Relacionadas