Como proteger a saúde dos cabelos ao usar chapinha

“Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabela…” Quem nunca ouviu a música famosíssima do Jorge Ben Jor e ficou com ela na cabeça o dia inteiro? Essa música tem tudo a ver com os nossos cabelos, não acha? Podemos ficar descabeladas, cabeludas, carecas e de todo o tipo, sempre inovando! Mas, às vezes recorremos a famosa chapinha. Você sabe proteger cabelos de chapinha?

Ah, querido cabelo, como você está hoje? Como o nosso cabelo fica, depende muito do nosso humor e nossa disposição. Tem gente que adora inovar e fazer um penteado novo todos os dias para ir a faculdade, trabalho, escola ou ficar em casa de frente para o espelho testando novos estilos. Temos a facilidade de cortar e mudar o visual sempre que quisermos também!

Se queremos cabelo longo, mas os fios estão curtos, tem como colocar o mega hair, por exemplo. A facilidade que o mercado cabelereiro encontrou para nós é incrível. Sem contar a infinidade de produtos para deixar nossos fios lindos, brilhosos, sedosos e macios! Seja a ida no cabelereiro semanal ou mensal, nossos cabelos ficam revitalizados e renovados, além de muito hidratados.

Mas, tem aqueles dias que uma chapinha ou uma escova pode mudar todo o visual, deixando-o mais elegante para aquele evento ou para aquela festa. Aposto que você recorre a esses procedimentos de vez em quando. Por isso que hoje venho lhe falar em como proteger a saúde dos cabelos ao usar a chapinha.

Antes de saber como proteger cabelos de chapinha, temos de entender os danos para que a proteção valha a pena e que tenhamos a vontade de realmente cuidar dos nossos fios do jeito que devem ser cuidados antes e depois da chapinha!

Principais danos

  • Ressecamento;
  • Efeito de Frizz;
  • Fios ficam danificados pelo excesso de calor, inclusive se estiverem molhados e sujos (oleosos);

Exposto os danos, é necessário entender os erros que cometemos ao utilizar a chapinha em algumas das situações que serão expostas. O cabelo tem de ser bem cuidado, além do fator higiene, é questão de saúde para evitar que os fios caem.

Principais erros usando chapinha

  • Cabelo sujo? Vamos usar chapinha só nas pontas. Ilusão! Não faça isso, apenas agride mais os fios e deixa o cabelo ainda mais oleoso.
  • Para quê protetor térmico? Vou usar rapidinho… Essa é engraçada. A chapinha é muito quente para o cabelo, então é obrigatório o seu uso porque fornece uma camada protetora nos fios. Assim, os fios não são danificados com o calor da chapinha.
  • Estou atrasada e meu cabelo ainda está molhado. Vou usar a chapinha mesmo assim. Você quer fritar o seu cabelo? Acho que não. Tenha paciência, caso contrário seu cabelo ficará queimado e perderá o brilho e a maciez.
  • Está com pressa de novo e vai passar a chapinha em mechas grandes certo? Errado! É só ilusão de ótica, porque ao fazer isso, você precisará passar a chapinha mais vezes ainda. Então, passe a chapinha em mechas menores.
  • Meu cabelo está tão liso, não paro de passar a mão. Suas mãos podem ter muita sujeira e oleosidade, ou seja, tudo que estiver de impureza em sua mão, vai passar para o seu cabelo, levando a fios oleosos.
  • Quanto mais tempo deixar a chapinha no meu cabelo, melhor. Não! Você pode derreter o seu cabelo!

Diante dos erros mais comuns, você deve estar pensando que cuidar dos cabelos é bem complicado. Mas, não é, proteger cabelos de chapinha requer apenas cuidado e bastante hidratação. Alise seus cabelos da forma correta.

Como proteger cabelos de chapinha

Vamos cuidar dos fios e deixá-los bem lisos usando a chapinha da forma correta! Depois, é só complementar com uma maquiagem incrível, um look arrasador e boa festa ou trabalho ou escola! O importante é cuidar dos fios. Vamos às dicas:

  • Lavar bem e secar bem o cabelo: com o cabelo seco e bem lavado, a chapinha deslizará mais fácil e você conseguirá o efeito mais rapidamente.
  • Use a chapinha para o acabamento do penteado: para não utilizar a chapinha no cabelo inteiro, faça uma escova antes, assim, com a chapinha depois é possível dar mais movimento aos fios.
  • Use protetor térmico para evitar o frizz e proteger os fios do excesso de calor.
  • Não pare a chapinha na mecha. Deslize a chapinha mecha por mecha para que não haja marcação ou ressecamento. Comece pelos fios mais longos da parte de trás do cabelo.
  • Após utilizar a chapinha utilize produtos à base de silicone para reparar os fios quebrados.
  • Não utilize diariamente a chapinha, deixe seus cabelos livres de procedimentos.

Proteger cabelos de chapinha é a tarefa básica de qualquer mulher que quer ter o cabelo liso. Cuidado ao passar a chapinha e queimar a orelha, por exemplo! A pressa é a inimiga da perfeição, quem já ouviu isso levante a mão! Na hora de se arrumar, mantenha a paciência e passe a chapinha levemente no cabelo, sem agredir os fios.

A chapinha dura quanto tempo?

Depende do jeito que você passa. Mas, geralmente dura dois dias. Não tenha dó de lavar o cabelo, lave-o e deixe-o bem hidratado, principalmente se a chapinha for a sua melhor amiga semanal. O ideal é usar a chapinha no máximo 3x por semana para não danificar demais o fio. Mas, lembre-se de usar o protetor térmico antes e o hidratante de silicone nas pontas depois.

Indicação

Para proteger cabelos de chapinha temos de adotar os procedimentos acima mencionados para que o resultado seja lindo e que nossos cabelos não sejam danificados. Para fazer a chapinha, precisamos de uma prancha extremamente boa, por isso que se indica a Prancha Profissinal Nano Titanium ¼ grande.

A diferença delas para as outras é que ela estabiliza a temperatura, fazendo com que seu cabelo seja alisado uniformemente, assim os fios são raramente quebrados. Além disso, protege cabelos de chapinha, devido a sua resistência e durabilidade, garantindo a eficácia do produto e a maciez e brilho do seu cabelo!

Postagens Relacionadas