Como recuperar unhas muito danificadas?

Alimentação desregrada, uso de produtos fora do prazo de validade, ou que  (sem nosso conhecimento) são causadores de alergias e irritações, e até mesmo problemas de saúde podem ter reflexo nas unhas, que logo dão sinal de que existe algo errado com nossa saúde.

Identificando os problemas com as unhas

A unha saudável tem aparência lisa, brilhante, sem manchas ou ondulações.  Porém, a remoção inadequada de cutículas, esmaltação sem proteção (uma base protegendo a unha antes da aplicação do esmalte) e exposição a produtos químicos como detergentes e alvejantes pode torná-las fracas.

A onicose (termo médico para unhas fracas e quebradiças) pode ser causada também por problemas de saúde. Quando o corpo apresenta níveis reduzidos de zinco e ferro, a busca por tais elementos é realizada em tecidos “reservas” como pele, cabelos e, inclusive, unhas, tornando-os deficitários.

De olho na alimentação

A deficiência de ferro a vitamina A também podem causar problemas nas unhas. É preciso consumir alimentos como peixes, frutos do mar, cereais, grãos, oleaginosas e vegetais verdes, além de beber muita água (agente hidratante interno). Embora muitas pessoas não gostem desse alimento, o fígado possui uma quantidade grande de ferro, o que poderá proporcionar uma recuperação mais rápida das unhas.

Iniciando a recuperação

As unhas muito danificadas precisam de um tempo para “respirar”, para que eliminem de forma gradual os agentes agressores. Mesmo que não apresenem problemas, deixe-as sem esmalte por um ou dois dias, apenas hidratando nesse período. Por exemplo, tarefas como limpeza de casa devem ser realizadas com luvas.

Outra importante etapa para a recuperação é a higienização e corte adequado, com instrumentos devidamente esterilizados. A cutícula é a proteção natural das unhas, protegendo-a de agentes como fungos e bactérias.

A maioria das mulheres as remove totalmente, o que pode causar vários problemas tanto estéticos (como ondulações e rupturas), como mais graves (infecções). O correto é que a cutícula receba hidratação diária e quando for até a manicure, deixar as mesmas envolvidas em um algodão molhado (pois mergulhá-las em água pode causar contaminação), afastando depois o excesso com um instrumento próprio, sem retirá-las.

Período de cuidados

Depois de identificado o problema causador da fragilidade é preciso passar por um período de repouso, onde somente é permitido o uso de produtos hidratantes. Deve-se evitar a esmaltação até mesmo com bases transparentes, para que as unhas recebam oxigenação e fiquem preparadas para o tratamento. É importante investir em produtos que contenham proteínas e antioxidantes, pois dessa forma serão cobertas as eventuais fissuras que as unhas podem ter. Além das cutículas, as unhas também precisam de hidratação

Tratamentos disponíveis

Atualmente, no mercado, existem produtos capazes de sanar as necessidades das consumidoras com problemas nas unhas, além de ajudar no crescimento e fortalecimento. Uma dica, que atende as necessidades das pessoas até com os problemas mais acentuados é o Miracle Cure For Severe Problem Nails  – da marca Sally Hansen – é um fortificante de unhas indicado para tratamento e reparação de unhas quebradiças, mesmo em estágios avançados de danos, pois conta com substâncias que ajudam a selar suas camadas ressecadas.

Postagens Relacionadas