Como trocar um pneu: X dicas fantásticas

By on novembro 22, 2015
Como trocar um pneu: X dicas fantásticas

Trocar um pneu pode ser uma tarefa impossível para alguns, e realmente pode ser sim se você não estiver preparado pra tal situação, furar um pneu é algo comum que pode acontecer com qualquer um a qualquer momento, então é preciso estar preparado (a) para todas as situações.

E como é uma situação que pode acontecer  a qualquer momento, é preciso saber como lidar com ela. Nesse artigo vamos falar sobre como trocar um pneu, e também o que não pode faltar na hora de escolher o tipo de pneu adequado, e outras dicas importantes, vamos lá!

Escolha do pneu

Escolher um pneu parece ser uma tarefa boba, muitas pessoas pensam que todos os pneus são iguais, e que marca não importa, mas na verdade a marca é bem importante na hora da escolha dos pneus.

Você primeiro precisa analisar alguns quesitos para escolher qual o pneu mais adequado para o seu carro, o primeiro quesito é a aquaplanagem, ou seja, é a capacidade que o pneu tem de andar no asfalto molhado, andar é claro com segurança, o segundo quesito é a estabilidade do pneu, ou seja, a capacidade que ele tem de fazer curvas acentuadas em alta velocidade e em dias chuvosos, o terceiro quesito é o ruído que o pneu emite, ou seja, quanto mais silencioso for o pneu mais segurança e menos incomodo ele transmite na hora da rodagem, e é claro mais conforto ele passa para quem está dentro do carro, o quarto quesito é a economia do pneu, ou seja, está relacionado a forma como o pneu responde quando o carro freia, quanto mais rápido for esse tempo menos combustível será gastado, e o quinto e último quesito é a frenagem, ou seja, a capacidade que o pneu tem de parar o carro em uma menor distância possível.

Como trocar um pneu: X dicas fantásticas

Existem milhões de sites com várias informações sobre pneus, e as respectivas marcas e as notas para cada quesito citado acima. Busque sempre pelo tipo de pneu que se encaixa melhor nas suas necessidades, não custa nada pesquisar não é mesmo? Outra dica importante é analisar o peso e o tamanho do seu carro, o tamanho dos pneus precisa ser proporcional ao tamanho do seu veículo, você pode descobrir se os pneus do seu veículo são proporcionais pedindo opinião ao seu mecânico ou alguém que realmente entenda do assunto.

Calibragem

A calibragem do pneu é essencial sempre, manter os seus pneus calibrados é importante para manter a segurança. Calibrar o pneu é uma tarefa bem fácil de ser feita, em qualquer posto de gasolina você consegue calibrar os seus pneus, se você tiver alguma dúvida de como fazê-lo, peça ajuda um frentista do posto. O manual de instruções do carro contém a calibragem correta, e a pressão certa para o seu tipo de carro, nunca deixe de olhá-lo.

Alinhamento

Outro aspecto importante é o alinhamento do seu veículo, se for feita corretamente pode preservar a vida útil dos seus pneus. O alinhamento dos pneus além de preservar a vida útil dos seus pneus faz que a segurança seja mantida, pneus desalinhados podem prejudicar a segurança, por exemplo, em dia chuvoso, pois a eficiência dele será prejudicada. O ideal mesmo para obter uma margem de segurança é alinhar seus pneus a cada 5000 Km rodados.

Balanceamento

O balanceamento consiste em ajustar a altura dos seus pneus ao eixo do seu veículo. O balanceamento precisa ser feito quando você perceber que ao descer, por exemplo, uma calçada alta o carro sofre uma queda em relação aos pneus, quando isso acontecer é preciso procurara um profissional de confiança para realizar o balanceamento do seu veículo. O balanceamento é um ajustar de molas e da suspensão do veículo, e também deve ser realizado em cada 5000 km rodados. Todos esses ajustes devem ser feitos com um profissional de sua confiança, procure conhecer o serviço de quem irá fazer os ajustes no seu veículo, se for preciso peça indicação a um conhecido ou a um amigo.

E quando você precisar trocar seu pneu?

Todos os ajustes que foram citados acima são importantes para evitar qualquer tipo de acidente com relação ao pneu, mas é claro que imprevistos acontecem e a qualquer momento, e você precisa estar preparado (a) para isso sempre.

Como trocar um pneu: X dicas fantásticas

Macaco

O primeiro passo para você não passar aperto na hora de trocar o pneu, é sempre ter um macaco dentro do seu carro, ele é indispensável na hora da troca dos pneus, pois ele suspende o veículo e facilita e muito na hora da troca, e aguenta até duas toneladas. A dica para usar o macaco de forma correta é colocar ele no lugar certo, a maioria dos automóveis possui uma parte de plástico, e se você o macaco justamente nessa parte, ele com certeza irá quebrar, o macaco deve ficar sempre na parte de ferro do veículo, e se você não tiver certeza de onde colocar o macaco, leia o manual de instruções.

Suspenda o macaco até ele estar suportando, e o mais importante não o suspenda até o carro levantar, e sim o suficiente para trocar o pneu. O segundo passo é retirar as capas protetores que se encontram nos pneus, para isso você precisa usar a chave de roda que veio juntamente com o seu carro, procure uma chave do tamanho da capa protetora para você ter facilidade de tirar, é precisar se certificar que todos os parafusos foram retirados, após esse processo retire os pneus, e coloque os pneus novos e aparafuse-os deforma correta, até o final, para que não haja eventuais problemas. Após isso retire o macaco, e pronto.

Uma dica é que quando você acabar de retirar o pneu coloque-o embaixo do carro, para evitar acidente caso o macaco venha a falhar.

Alguns objetos indispensáveis

Além do macaco você precisa se certificar de que realmente você está preparado para toda e qualquer situação. Aí vão alguns objetos que você precisará ter dentro do seu carro sempre.

  • Lanterna, de longa distância.
  • Panos limpos.
  • Uma garrafa pet com água, tanto para o seu carro quanto para você.
  • Kit para troca de pneus, que contenham macaco e outras ferramentas essenciais.
  • Um estepe.
  • Manual de instruções.
  • Triângulo de sinalização, caso o seu veículo dê problema em uma via movimentada ou num lugar com pouca iluminação.
  • Chave de roda, para desaparafusar os pneus.

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