Conselhos e dicas de maquiagem pele morena

Mesmo não havendo dúvidas de que diferentes tipos de pele exigem cuidados específicos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais os melhores produtos ou as melhores cores e tonalidades a serem utilizadas. A maquiagem para pele morena pode ficar linda com o auxílio de algumas dicas e conselhos simples. É importante ressaltar que não existe apenas uma maneira correta de elaborar a maquiagem e que é sempre possível ousar e tentar novas combinações.

As dicas apresentadas aqui valem mais como tendência do que como paradigma universal. Muitas vezes, será preciso fazer diferentes combinações e testes antes de chegar a uma forma final que agrade ao gosto pessoal. Por isso, será sempre importante fazer novas combinações. Nada impede, porém, que algum guia seja utilizado para dar um pontapé inicial na busca por um estilo de maquiagem para a pele morena que agrade a personalidade e o estilo de cada uma.

Cuidados com a preparação da pele

É preciso, no entanto, antes de começar a maquiagem da pele morena ou de qualquer tonalidade, tomar algumas precauções gerais, importantes para a saúde e bem-estar, e que também podem garantir o sucesso da make bem-feita.

  • Lavar o rosto

Apesar de parecer óbvio, é importante lavar o rosto com o tipo de sabão adequado para a sua pele para remover impurezas que fazem mal à saúde do rosto;

  • Protetor solar

Ao contrário do que muitos pensam a exposição direta ao sol, mesmo para pessoas de pele mais escura, pode causar malefícios, tais como envelhecimento precoce ou doenças de pele, sendo assim, é importante o uso de filtro solar com proteção UVA e UVB;

  • Qualidade dos produtos

É importante sempre verificar a qualidade dos produtos utilizados, evitando aqueles de procedência duvidosa e que não possuam um responsável técnico. Os pincéis de aplicação também devem ser de boa qualidade e estar sempre limpos;

  • Prevenção de reações alérgicas

É importante ler os rótulos e sempre que possível testar os produtos antes de utilizá-los, para evitar a ocorrência de reações alérgicas que podem ser perigosas.

Dicas de maquiagem pele morena

Alguns itens são básicos para o sucesso da maquiagem, seja mais elaborada ou mais simples, destinada ao dia a dia.

Preparando a pele

Na hora de escolher a base, é sempre importante optar pelo tom mais próximo da cor da pele, uma vez que essa tem a função de uniformizar a tonalidade do rosto e balanceá-la com o resto do corpo. Na hora da compra, é importante testar o produto na pele do próprio rosto para evitar diferenças sensíveis – ou mesmo a irritação da pele. A aplicação deve ser feita por todo o rosto e também no pescoço para criar uma uniformidade mais real. Outras dicas importantes para a escolha da base para a maquiagem são:

  • Evite bases cremosas em caso de pele oleosa, é possível optar pelo pó-compacto;
  • Caso a opção seja realmente o pó-compacto, há opções do produto para a maquiagem em pele morena no mercado, mas caso haja dificuldade em encontrar, é possível se optar pelo pó translúcido;
  • Para um efeito mais uniforme, recomenda-se a aplicação da base do centro do rosto em direção às extremidades, o que pode mesmo facilitar a aplicação;
  • É importante escolher a base do tom da pele, mas para evitar um efeito “acinzentado”, é recomendável utilizar tons que tendam ao bronze.

Já o corretivo deve esconder possíveis manchas ou diferenças mais acentuadas na pele do rosto. O corretivo utilizado também deve seguir o mesmo tom do rosto que a base, facilitando que estes se mesclem e pareçam naturais.

Escolhendo o blush

Não é recomendável o uso de blush em tons rosados para a maquiagem em pele morena por poder criar uma impressão de artificialidade. Para um efeito mais natural, pode-se optar por tons de café, bronze, terracota ou marrom. O blush também precisa se fundir com a base e o corretivo, evitando uma possível artificialidade da maquiagem.

Uso de sombra

Muitos tons de sombra caem bem para a maquiagem de pele morena, mesmo as mais claras, que, muitas vezes, são vistas com desconfiança por chamarem demais a atenção, podem ser aplicadas, tomando como cuidado, por exemplo, não as aplicar no olho todo, mas como um contorno, como um iluminador. Para efeitos mais naturais e para as que preferem ser mais conservadoras, são recomendados tons de cobre, preto, dourado ou azul. Em maquiagens mais elaboradas, pode-se utilizar cores mais quentes, como laranja ou coral, e para a noite, é recomendável o uso de sombra dourada. Já algumas cores, como o vermelho e o verde não são muito recomendadas: no caso do verde por muitas vezes, realçar olheiras indesejáveis.

Cores de batom

O batom é outro ponto importante para a maquiagem, uma vez que chamará a atenção para uma parte definida do rosto. Assim, é recomendável que a cor escolhida esteja em harmonia com o resto da maquiagem e permitindo um efeito mais orgânico na composição final.  Assim, no momento da escolha, é importante, por exemplo, levar em conta o tamanho da boca o formato dos lábios. Além disso, as preferências quanto a tons mais claros ou escuros de batom, podem ser determinantes no momento da escolha do batom. Alguns tons recomendados para a maquiagem de pele morena:

  • Vermelho: Diferente do que muitos pensam, pessoas morenas podem utilizar tons de batom que tendam ao vermelho. Tons de vinho, cereja ou amora ajudam a valorizar o formato da boca e a dar mais volume aos lábios;
  • Rosa e coral: Tons mais claros ajudam a dar um ar mais discreto à composição para aquelas que preferem não chamar a atenção com batons mais escuros;
  • Gloss: Também pode ser usado pelas que não desejam chamar muito a atenção.

É importante ter em mente, no entanto, que diversas combinações de maquiagem são possíveis e que, como já dito, é importante nunca perder de vista os gostos pessoais, o tipo de pele e o formato do rosto para que a criação da maquiagem fique o mais orgânica possível, valorizando, assim, a beleza natural da pele morena. Até a próxima postagem!

Postagens Relacionadas