Dicas de como fazer compras com segurança na internet!

Comprar pela internet se tornou um hábito muito comum por toda a população brasileira. Coisa que há alguns anos atrás parecia ser impossível de acontecer, já que apenas quem tinha acesso à internet eram pessoas de classe social média e alta.

A tecnologia no ramo da informática teve um avanço significativo de uns anos para cá, se pararmos para analisar, no ano de 2001 poucos de nós conhecíamos o que era computador e internet, já que tais recursos era privilégio de poucos. Já hoje no ano de 2013, as crianças de algumas famílias de classe baixa já sabem o que é computador e internet e tem acesso a eles de uma forma que nós na nossa idade não tínhamos ainda.

O avanço da internet, ou melhor dizendo, da tecnologia que leva a internet, fez com que uma grande parcela de pessoas de nosso país tivesse acesso a informações e a recursos que antes não se era possível obter, pois, apenas quem tia um bom nível social eram capazes de fazer uso. A internet possibilitou a quebra do preconceito entre classes sociais, raças, religiosidade e até mesmo deu vozes a quem não era ouvido.

Além disso, a internet possibilitou diversas outros recursos como: geração de empregos, comunicação e muitos outros, no entanto, existe um recurso que bate recorde de utilização, é o de vendas e compras pela internet! O conhecido e-commerce movimenta milhares de dólares por ano e se tornou uma prática comum a praticamente todas as pessoas que utilizam a internet atualmente.

Comprar na internet é muito seguro, desde que se tenha muito cuidado na hora de realizar suas compras, já que com o avanço da internet, milhares de criminosos virtuais começaram a aparecer também, e é preciso tomar certos tipos de cuidados para não cair em enganações e golpes que podem te dar um prejuízo enorme!

Aprenda como fazer compras de forma segura pela internet e nunca ter o risco de ser roubado pelos ladrões da rede!

Antes da compra!

Faça pesquisas de preços. Você pode utilizar sites que fazem a comparação de preços para saber em quais lojas virtuais o produto está com um preço mais acessível. Mas desconfie e evite comprar produtos que estejam muito abaixo do valor comum encontrado em outros sites. Lembre-se que a diferença de preço pode ser relativa, mas não chega a ser gritante!

Todos os sites virtuais de qualidade devem conter em sua página um link com Termos de uso, Termos de entrega (remessa) e Política de privacidade. Antes de comprar em alguma loja virtual na internet ou site você deve dar uma lida nessas páginas e conferir como funciona todo site e como funcionará a entrega do seu produto, de modo que você deverá ficar sabendo o prazo médio de entrega do seu produto, quem assumirá os custos de envio e o que você poderá fazer caso o produto não seja entregue.

Evite comprar em sites pouco conhecidos e que não se tem muitos comentários na internet. Pesquisar sobre o histórico da empresa e ver análises de outros compradores pode ser uma das melhores técnicas para se detectar um golpe na internet!

Durante a compra!

Algumas lojas têm a mania de enviar para seu e-mail, promoções de alguns produtos com links para a compra direta do mesmo. É de imensa importância que você evite fazer a compra diretamente do seu e-mail, afinal, nunca sabemos se aquele e-mail é realmente da loja virtual, ou se é de algum hacker querendo obter suas informações pessoais.

Dê preferência a sites que utilizam intermediadores de pagamento como Paypal e PagSeguro. A grande maioria das lojas virtuais confiáveis utiliza esses dois intermediadores de pagamento, já que eles podem garantir uma venda e compra segura para ambas as partes.

Evite utilizar Cybers e computadores onde muitas pessoas têm acesso para realizar compras na internet. Dê preferência a fazer compras em computadores pessoais, e que estejam com os programas de antivírus instalados e atualizados.

Após a compra!

Imprima o recibo e nota fiscal eletrônica, desse modo, qualquer extravio da mercadoria te permitirá que você recorra a seus direitos.

Antes de pegar a encomenda das mãos do carteiro ou nos correios, inspecione o seu produto e confira se está tudo regular, se não, mande a encomenda de volta a origem, ou realize os procedimentos indicados no site que você comprou o produto.

Comprar pela internet é realmente uma tarefa simples, no entanto, se você deseja realizar compras seguras sempre, evite dar dados muito pessoais como contas de banco, números de cartão crédito e dados pessoais demais. Tomando sempre cuidado e deixando seu computador sempre “limpo” você poderá fazer muitas compras pela internet e fará parte desse grande grupo de pessoas modernas que facilitam e muito sua vida com o auxilio da internet!

Postagens Relacionadas