Iluminação de ambientes – Como fazer corretamente!

Ter uma residência com uma boa iluminação não é nada fácil. Para não errar na tarefa, muitas pessoas decidem contratar um profissional que possa dizer qual a melhor forma de usar luzes na hora de decorar a casa. Entretanto, nem todas as pessoas possuem poder aquisitivo para pagar bons profissionais para fazer esse serviço, restando a essas pessoas estudar um pouco e fazer o serviço da forma que aprenderam.

Na realidade, a iluminação de ambientes é um dos pontos onde se deve ter um grande cuidado na hora de decorar a residência. Uma residência com uma iluminação efetiva irá contribuir para melhorar o ambiente interno ou externo da casa, ao mesmo tempo que ainda pode contribuir para a e economia de energia elétrica. Mas, nem todas as pessoas conhecem os conceitos básicos por trás da iluminação de ambientes e não fazem esse serviço da forma correta!

O projeto de iluminação deve começar antes da decoração final!

O que eu preciso para aprender o básico!

Quando você decide tomar a iniciativa de você mesmo decidir onde irá disponibilizar os pontos de iluminação de sua residência, você precisa aprender ao menos o básico para fazer um bom serviço. Portanto, você precisará de muita paciência e um bom conhecimento do que você quer para seu ambiente. Além disso, um bom vontade para aprender é essencial para quem deseja fazer um serviço de qualidade.

Conceitos de iluminação difusa e dirigida!

Antes de começar a desenvolver suas ideias com relação a iluminação de sua residência, você precisa entender bem alguns conceitos. Um dos mais importantes é o conceito de iluminação difusa e dirigida, que também servirá como base para o nosso próximo tópico.

  • Iluminação difusa: A iluminaçao difusa consiste na iluminaçao do ambiente por completo de forma igual.
  • Iluminação dirida: Na ilumminaçao dirigida consiste na iluminação de um ou mais pontos focais.

Como você pode ver, esses dois tipos de iluminação tem características bem peculiares, porém, uma nunca precisa eliminar a necessidade da utilização da outra, tanto que é possível utilizar ambos tipos de iluminação no mesmo ambiente.

Conceito de iluminação de tarefas!

A iluminação de tarefas também um conceito básico, mas muito importante para fazer a iluminação de ambientes de forma correta. A iluminação de tarefas consiste na iluminação adequada de ambientes onde se executa alguma tarefa como leitura, preparo de alimentos, lavagem de roupas, entre outros.

Como falamos acima, sempre quando você for trabalhar com ambientes de tarefas você deverá utilizar iluminação dirigida, o que não exclui a necessidade de usar a iluminação difusa em alguns desses ambientes. Como é o caso da sala ou cozinha por exemplo, onde você pode usar iluminação difusa para iluminação completa do ambiente e algumas iluminações dirigidas para os locais de atividades.

Quais lâmpadas utilizar?

Para quem quer economizar tempo e dinheiro e quer ter uma iluminação de excelente qualidade em casa, uma boa dica é utilizar lâmpadas de super led para fazer a iluminação de seus ambientes. Esse tipo de lâmpada é excelente para quem quer criar efeitos em sua residência e utilizar os conceitos de iluminação dirigida que te ensinamos hoje. Conheça alguns dos modelos das Lâmpadas de Super Led e comece a elaborar algumas ideias para deixar o seu ambiente bonito e agradável!

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que você tenha aprendido um pouco mais sobre iluminação de ambientes. Para mais dicas tão interessantes quanto essa, acompanhe nosso blog diariamente!

Postagens Relacionadas