Importância de uma minibalança digital de alta precisão

Quando falamos de balanças, muitos objetos passam por nossas mentes. Das balanças encontradas nos consultórios e farmácias até as balanças que vemos nos supermercados e feiras e que dão o valor exato das porções de alimentos que estamos comprando. Mas a verdade é que não nos damos conta de que tudo o que nos rodeia já foi pesado um dia, da quantidade de farinha usada para o pão que comemos até o aço feito para fabricar o parafuso de nossa porta.

Para fazer alguns compostos e produtos é preciso uma balança mais precisa chamada de balança digital de alta precisão. Mesmo que você acredite que esses tipos de balança sejam usados apenas por quem tem fins profissionais, vamos lhe mostrar abaixo como elas são importantes para diversas áreas, e como pode ser úteis até mesmo para você e sua alimentação.

O que é uma minibalança digital  de alta precisão?

Elas funcionam como a maioria das balanças vendidas no mercado, a grande diferença da minibalança digital de alta precisão é que ela é capaz de marcar pequenas quantidades, como por exemplo, uma única grama. Pode até parecer absurdo, mas a precisão dessa balança é capaz de fazer com que tudo saia exatamente como deve ser, evitando riscos desnecessários a sua saúde.

É verdade que a mini balança digital de alta precisão é usada de forma mais ampla em grandes indústrias, principalmente as de cosméticos e fármacos, mas é também utilizada na área de nutrição até mesmo para curar algumas enfermidades. Se pensarmos de forma isolada, poderemos entender qual a utilidade que a minibalança digital de alta precisão tem para cada indústria distinta.

A minibalança digital de alta precisão para a indústria de fármacos

Se você já ficou doente em algum momento de sua vida e teve que fazer uso de algum medicamento, sabe que eles são de extrema importância para a humanidade. No entanto você já parou para analisar que quase nenhum remédio, em especial os compridos, tem mais do que 200 gramas em sua composição? Isso acontece porque nosso organismo tolera uma certa quantidade de substâncias antes de começar a dar sinais de envenenamento.

Funciona da seguinte maneira: se você está com uma inflamação nos tendões o seu médico ortopedista irá lhe prescrever um anti-inflamatório específico para o problema. Se ele lhe passar um comprimido que tenha 10mg do composto principal e um grama de peso total, nenhuma outra balança conseguirá fazer a medição precisa desses valores. Por isso e necessário uma mini balança digital de alta precisão.

Esse equipamento fará com que a empresa de fármacos consiga produzir todas as suas fórmulas de acordo com os padrões nacionais de fármacos e fará com que os riscos à sua saúde sejam quase nulos, ou seja, você não corre o risco de ter algum mal súbito, por exemplo.

Além disso, muitas pessoas possuem alguma intolerância a certas substâncias e ao saber quais os valores ingeridos, os médicos poderão ter a ideia de quanto você precisará de outra medicação, caso você venha a ter alguma reação alérgica.

A minibalança digital de alta precisão para a indústria de cosméticos 

Outra indústria que utiliza muito a mini balança digital de alta precisão é a cosmética. Isso porque, com o avanço da tecnologia e da medicina, novas fórmulas e compostos aparecem a cada dia e as fórmulas criadas a partir desses compostos são específicas e precisas.

Por exemplo, vamos imaginar que um novo creme antirrugas está para ser lançado no mercado, mas ele possui uma quantidade de ácido que deve ser controlada. Se na composição a quantidade de ácido for X e de repente a empresa coloca X+1, esse valor pode além de causar alguma grave alergia, queimar ou até mesmo escamar demais a pele humana.

O mesmo funciona para os shampoos e condicionadores. Por exemplo, imaginemos que um novo condicionador seja lançado no mercado prometendo deixar os fios mais soltos e sedosos. Para isso ele é composto por uma semente, ou até mesmo uma manteiga originária da Amazônia. No entanto se o valor ultrapassar o da fórmula, ao invés de cabelos mais hidratados, as pessoas conseguirão cabelos mais oleosos.

A minibalança digital de alta precisão para a nutrição

Algumas pessoas possuem alergias e intolerâncias, ou até mesmo precisam fazer uma dieta restrita e regrada nas quais os alimentos tem que ser minimamente calculados. Em ambos os casos, a minibalança digital de alta precisão é de extrema importância na hora de cozinhar e se alimentar.

Vamos supor que você tenha alergia a algum produto e esteja em tratamento para curar essa alergia. Para que isso aconteça é normal que o médico prescreva a ingestão controla desse alimento, que normalmente começa com algumas gramas diárias. O problema é que se você não consumir apenas aquela quantidade, acabará burlando o seu tratamento e até mesmo prejudicando a evolução.

Com a minibalança digital de alta precisão você consegue medir de com exatidão até mesmo 1 grama da substância, e em alguns casos esses aparelhos conseguem pesar até 7 quilos.O mesmo acontece com receitas nas quais as medidas são dadas em gramas, dificultando muito a vida de quem só consegue, por exemplo, fazer as receitas com medidas maiores, como xícaras e copos. Se um pão pede 220 gramas de farinha e você coloca 250 gramas, é bem provável que a massa fique mais pesada e dura.

Os benefícios de uma minibalança digital de alta precisão

  • Você consegue controlar tudo aquilo que come, sem precisar ficar de olho nos pacotes.
  • Você pode realizar todos os procedimentos médicos para doenças como as alergias.
  • Na hora de misturar compostos químicos, a precisão evita que algum acidente aconteça.
  • Você pode se certificar de que todos os produtos que compra e consome tem mesmo o peso que está especificado.
  • Cozinhar passará a ser um momento de prazer, já que você dificilmente errará nas medidas.

Postagens Relacionadas