Pedalar com uma ergométrica realmente emagrece?

A vida saudável nos dias de hoje é algo almejado pela maioria das pessoas. Ninguém mais quer ser sedentário, se alimentar mal e ter uma saúde precária. E juntamente com essa nova onda de saúde acaba vindo em consequência uma  ‘mania’ de emagrecimento, já que uma rotina de vida mais saudável acaba levando à perda do excesso de gordura corporal que você possa ter.

Existem diversos aparelhos e tipos de exercícios físicos hoje para aliar a uma dieta mais saudável, ajudando a manter o corpo sempre ativo e perdendo as gordurinhas a mais. Natação, corrida, pilates… Mas também se tem alguns aparelhos mais conhecidos, como a esteira e a bicicleta ergométrica, que ainda são muito utilizadas, apesar de já estarem há algum tempo no mercado de aparelhos fitness.

A bicicleta ergométrica é um dos mais utilizados, mas será que ela realmente ajuda na perda de peso?

A ergométrica

Ser um aparelho que está há mais tempo no mercado, não faz da bicicleta ergométrica algo obsoleto; muito pelo contrário: continua sendo um dos melhores aparelhos para quem quer iniciar as atividades físicas. A pessoa que a utiliza, por ficar sentada, sofre muito menos impacto na coluna e nos joelhos.

Isso vai diminuir possíveis dores que ela viria a sentir depois de realizar a série de exercícios e também outros danos permanentes ao corpo, que são comuns em outros exercícios. Por estas características, a ergométrica é o aparelho mais indicado para quem está ainda iniciando nos exercícios físicos e nunca teve o hábito de se exercitar antes.

Os benefícios da ergométrica

Em uma hora de ergométrica, você pode queimar até 400 kcal, então ela ajuda a emagrecer sim, e muito. Além de outras vantagens, como trabalhar os joelhos, quadris, tornozelos e pernas, deixando-os torneados, ativos e queimando possíveis adiposidades desses locais. Fazer séries de bicicleta ergométrica também melhoram a circulação, a capacidade pulmonar e o condicionamento físico e também cardíaco.

Tempo de exercício

Se você está começando e seu objetivo é perder peso e queimar gorduras, o ideal é que faça séries de 20 a 30 minutos diários, até quatro vezes por semana. Começando assim de forma mais leve, o seu corpo se adaptará com mais facilidade à nova rotina de exercícios. Depois do primeiro mês, você pode começar a intensificar as séries, fazendo até uma hora por dia, de quatro a cinco vezes por semana.
Uma boa dica é variar o ritmo de pedaladas nessa uma hora de série, quando você já estiver mais habituado ao exercício, intercalando um ritmo mais leve com um mais pesado. Fazendo essa troca de ritmo, você ajuda seu organismo a se adaptar mais facilmente à série de ergométrica.

Infelizmente, uma bicicleta ergométrica ainda não é dos produtos mais baratos para se ter em casa, então muitos acabam recorrendo a uma academia para realizar a sua série de exercícios. Mas uma boa alternativa se você não quer pagar uma mensalidade de academia mas tampouco pode comprar uma ergométrica é adquirir uma Mini Bike de exercícios. Ela é portátil, leve e custa muito menos com relação à ergométrica convencional. Outra vantagem é a versatilidade: você pode usá-la tanto com os pés como com as mãos.

Postagens Relacionadas