Saiba o que é, e quando pagar o licenciamento do seu veículo!

Você sabe o que é licenciamento de veículos? Para que serve? Você já conferiu o calendário de licenciamento de veículos desse ano? Como fazer o licenciamento? Quanto eu devo pagar? Essas são algumas das questões que qualquer motorista brasileiro deve saber na ponta da língua, já que o não cumprimento do famoso licenciamento pode dar altos prejuízos ao motorista (veremos mais a frente).

Na realidade, licenciamento de veículos (CRLV = Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) na teoria é um registro que deve ser feito anualmente por qualquer motorista de veículos automotores e autoriza a circulação do veículo em todo território nacional, realizado com o objeto de comprovar sua conformidade com as leis de trânsito assim como suas atuais condições de segurança e normas de emissão e poluentes auditivos.

Mas na prática todos sabem que é um pouco diferente, pois, a parte onde fala da inspeção rigorosa geralmente não é aplicada em grande parte dos estados brasileiros.  Mas o licenciamento também serve para a comprovação de que o proprietário do veículo está em dias com suas obrigações originadas de multas e IPVA!

Mas quanto devo pagar para quitar o meu licenciamento? Isso depende muito de região para região do país, na realidade, cada Estado estipula um valor para cada modelo de veículo que circula em seu território. O pagamento do licenciamento deve ser realizado em quaisquer agencias bancárias do seu Estado, caso você tenha ultrapassado da data de pagamento, você deverá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de sua cidade e conseqüentemente pagar em algum banco filiado a Secretaria da Fazenda por meio de autenticação digital.

Após o pagamento do licenciamento, você receberá um comprovante emitido pelo banco, confirmando que você fez o pagamento da taxa de licenciamento e está com todos os débitos pagos e em conformidade com a Secretaria da Fazenda do seu Estado.

Alguns documentos são exigidos na hora de fazer o licenciamento. Entre eles temos:

  • Documentos pessoais como: RG e CPF
  • Número do RENAVAM ou identificação da placa
  • Se houver, licenciamento do ano anterior
  • Comprovante de pagamento do IPVA
  • Se houver, comprovante do pagamento de multas
  • Pagamento do seguro obrigatório
  • Recolhimento da taxa de financiamento

O licenciamento de veículos tem data certa para ocorrer sendo necessário estar sempre atento a tabela oficial de licenciamento que tem inicio em Abril e fim em Dezembro.

Abaixo preparamos duas tabelas para você conferir as datas da taxas de licenciamento tanto de carros comuns quanto de caminhões.

Carros simples:

 

Ultimo Nº da placa Mês de licenciamento
1 ABRIL
2 MAIO
3 JUNHO
4 e 5 JULHO
6 AGOSTO
7 SETEMBRO
8 OUTUBRO
9 NOVEMBRO
0 DEZEMBRO

Para caminhões:

Ultimo Nº da placa Mês de licenciamento
1 e 2 SETEMBRO
3, 4 e 5 OUTUBRO
6, 7 e 8 NOVEMBRO
9 e 0 DEZEMBRO

Basta seguir nossas dicas acima e se manter regularizado para não pagar o pato depois. A punição para quem não faz o licenciamento do seu veículo é de: multa de 100 a 200 reais, apreensão do veículo até a regularização do licenciamento e pendências e sete pontos na carteira. Então nosso conselho é: Fique atento ao período de licenciamento do seu veículo e não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Postagens Relacionadas