Tenho varizes: preciso mesmo de cirurgia?

Segundo levantamento estatístico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), estima-se que cerca de 18% da população adulta, aproximadamente 20 milhões de pessoas, sofrem o mal das varizes. O aparecimento das varizes acontece quando as veias varicosas se encontram dilatadas ou deformadas, causando uma disfunção vascular, e seu surgimento pode estar ligado a vários motivos. Alguns dos fatores relacionados que contribuem para a manifestação delas podem ser: a idade, variações hormonais, sexo, tabagismo, hereditariedade, temperatura, obesidade, sedentarismo e, até mesmo, a gravidez.

Apesar da variz se manifestar em qualquer pessoa, as mulheres são, estatisticamente, mais afetadas do que os homens. Acredita-se que para cada homem que possua varizes, existam quatro mulheres. O incômodo e o inchaço ocasionados pelas varizes são apenas alguns dos males causados por elas. Além disso, há ainda outro fator que acomete seus portadores, principalmente as mulheres, a questão estética. Por causa disso, muitas pessoas recorrem a cirurgias para corrigir os danos advindos da variz. Mas nem sempre elas são a melhor solução.

Todavia, pouca gente sabe que outras medidas podem ser adotadas para a sua prevenção. Conheça as formas mais simples de combatê-las.

Alimentação

Uma boa solução para se combater as varizes é seguir sempre uma boa alimentação. Uma dieta alimentar saudável e equilibrada pode nos proporcionar benefícios para diversas áreas da vida e, se tratando do combate às varizes, isso não é diferente. Introduza no seu café da manhã, almoço e jantar fibras e frutas, pois são ricas em carboidratos complexos. Além disso, consuma bastantes alimentos que possuam elevadas taxas de flavonoides (composto semelhante à vitamina C) porque renovam o sistema vascular.

Medicamentos

É sempre importante ter em mente que a automedicação pode trazer outros malefícios, além de não resolver o problema inicial. Consultar-se regularmente com um médico cardiovascular é fundamental para a prevenção das varizes. Medique-se apenas sob orientação e prescrição médica.

Naturopatia

A naturopatia é um reconhecido programa medicinal que objetiva reestruturar o nosso organismo por meio de práticas e hábitos saudáveis. Envolve modalidades terapêuticas diversas, tais como iridologia (diagnóstico das condições da saúde promovido através da íris), alimentação e dieta adequadas (ricas em betacaroteno, vitaminas B, C e E, zinco, antioxidantes, flavonoides e selênio), ventosaterapia (originada na China, que tem como objetivo promover a desobstrução vascular por meio da sucção das ventosas), hidroterapia (como a natação ou hidroginástica), argiloterapia (utiliza-se da argila para combater os radicais livres, que estão ligados aos danos causados na pele e nos tecidos), fitoterapia (o consumo de medicamentos extraídos de plantas e vegetais para o tratamento de doenças) e massagens relaxantes.

Meia-calça líquida

Contudo, se, durante o processo de tratamento e prevenção das varizes, o incômodo estético falar mais alto, pode-se recorrer à meia-calça líquida. Já ouviu falar disso? A princípio, parece meio estranho, mas o produto promete maquiar as imperfeições encontradas nas pernas. Para as mulheres isso soa quase como um passe de mágica. E quem já testou, garante a eficácia. Marcas como a Miss Mag Gold Nylons oferecem uma excelente linha de meia-calça spray de diferentes tonalidades, que se ajustam de acordo com a cor da sua pele.

Postagens Relacionadas