Unhas mais resistentes: o passo a passo

Fazer as unhas faz parte da rotina de muitas mulheres. Porém, nem sempre ir à manicure pode ser tão fácil: quando se tem unhas fracas e quebradiças, fazê-las pode ser motivo de muita frustração e até desperdício de dinheiro, uma vez que logo após feitas elas podem quebrar sem motivo aparente. Ainda que pareça um problema insolúvel em alguns momentos, existem diversas coisas e medidas que você pode adotar para deixar as suas unhas mais fortes e mais bonitas. Quer saber mais? Leia abaixo e faça das suas unhas mais resistentes.

Use luvas ao lavar a louça

O detergente é um dos maiores inimigos das unhas saudáveis e bonitas. Isso porque ele as deixa desidratadas, o que acaba causando a quebra e as lascas que tanto incomodam e frustram as mulheres. Essa medida de passar a utilizar luvas de proteção para lavar a louça ou manusear qualquer outro produto de limpeza pode fazer uma diferença tremenda na saúde e aparência, não só das suas unhas, mas de toda a sua mão, que também sofre com os efeitos dos produtos químicos, deixando as unhas mais resistentes.

Observe o crescimento das unhas

A forma como as suas unhas crescem diz muito sobre a saúde do seu corpo. Muitas vezes, as suas unhas estão fracas e quebradiças porque a sua alimentação não está atingindo a qualidade e quantidade de nutrientes suficiente. Deficiências vitamínicas também são grandes inimigas causadoras de unhas quebradiças e pouco saudáveis. Invista em alimentos que são ricos em ferro. Além disso, colocar de três a quatro gotas de formol dentro do seu fortalecedor de unhas pode ajudar a acabar com a fraqueza mais rapidamente.

Substitua a acetona por removedores menos agressivos

Por mais que a acetona seja o removedor de esmaltes mais utilizado ainda hoje, ela agride muito as unhas e compromete a saúde das mesmas. Para ter unhas mais resistentes, opte por removedores alternativos. Existem lenços removedores e outros tipos de produtos que funcionam perfeitamente bem e não agridem as suas unhas e mãos, evitando que estas se tornem ressecadas e quebradiças.

Remova o esmalte com regularidade

Diferentemente do que muitas pensam, a remoção do esmalte não deve ser feita apenas quando o mesmo começa a descascar. Antes disso, o recomendado já é retirá-lo. Quando ele fica nas unhas por mais de cinco dias, a tendência é deixá-las mais fracas e quebradiças do que elas já possam ser. É preferível também deixar as unhas descansarem alguns dias antes de repintá-las, aproveitando para caprichar na hidratação das unhas e das cutículas neste meio tempo.

Produtos fortalecedores

Usar produtos específicos e direcionados ao fortalecimento das unhas é o complemento ideal para todas as outras medidas que já foram indicadas acima. Existem diversos deles no mercado, porém um que possui um diferencial que vai melhorar a fraqueza das suas unhas é o Hard as Nails Hard as Wraps. Ele é um gel acrílico que fortalece as unhas em poucos segundos, deixando-as seladas e com aspecto saudável já na primeira aplicação. Ele previne, também, contra novas quebras e rachaduras. Antes de passar o seu esmalte favorito, use uma base fortalecedora nas unhas. Isso fará muita diferença tanto na aparência, como na saúde delas.

Cuide das cutículas

Por mais que a aparência delas incomode muitas mulheres, não é recomendável arrancá-las por completo. Tirar a cutícula toda da sua unha a deixará mais fraca e mais exposta a bactérias e outros tipos de impurezas, uma vez que a cavidade entre a unha e a pele fica exposta e, muitas vezes, sensível, fazendo com que você corra o risco de sofrer infecções. A cutícula nada mais é do que uma camada de pele protetora e não deve, de forma alguma, ser arrancada por completo. Obviamente que se elas estiverem muito compridas, você pode cortá-las, mas nunca em sua totalidade.

Para que a aparência das cutículas não esteja tão ruim quando você for à manicure, hidrate-as diariamente com um creme hidratante comum. Elas estarão mais macias e menos quebradiças, o que vai tornar o trabalho da manicure de empurrá-las para dentro muito mais fácil.

A  pele também é importante

É claro que é importante cuidar da aparência e da saúde das suas unhas, porém, de que adianta unhas bonitas e impecáveis se a pele em volta delas está ressacada, dura e malcuidada? Para que os seus esforços em deixar as unhas sempre bonitas, saudáveis e resistentes sejam realmente valorizados, é importante, também, cuidar da pele das mãos.

Usar um hidratante específico para esta região é uma das principais soluções. Passe o hidratante cerca de três vezes ao dia, sempre após lavar a louça ou manusear algum produto químico ou simplesmente quando sentir necessidade. No inverno, essa hidratação deve ser feita mais vezes ao dia, uma vez que nesta estação a pele tende a ficar mais ressecada. O uso do protetor solar também é indispensável quando o assunto é a beleza e saúde das mãos, já que ele previne que aquelas machinhas escuras de sol tão incômodas apareçam tão cedo.

Tenha seus produtos e ferramentas

Por mais que você frequente a manicure com certa regularidade, ter o seu próprio kit para cuidar das unhas em casa é uma forma de ter produtos e ferramentas sempre à mão para o caso de algum acidente acontecer ou para quando você estiver sem tempo ou sem dinheiro para ir ao salão.

Além disso, é importante ter os seus próprios instrumentos de uso individual é imprescindível, tanto para manter a saúde das suas unhas como a de todo o seu corpo: acontece muito de, ao usar os instrumentos disponíveis em salões de beleza, mulheres contraírem doenças das mais variadas por conta de uma higienização falha dos mesmos. Por isso, precaução nunca é demais: leve suas próprias coisas e saia do salão com as unhas lindas e a consciência tranquila.

Postagens Relacionadas