14 sugestões para disfarçar imperfeições na pintura de automóveis

Os carros são um meio de locomoção muito prático, conseguimos obter certa independência ao simplesmente ficar dirigindo por aí, sendo o nosso próprio guia. Mas, e quando descobrimos um risquinho em sua lataria? Como será que podemos fazer para corrigir as imperfeições na pintura de automóveis em geral?

Bem, antes de saber o como, nós temos de ter responsabilidade e ética ao pegar o volante. Saber regras de trânsito, estar com a carteira de habilitação e dirigir com atenção são alguns dos requisitos obrigatórios.

Assim, sua carteira não é apreendida, você não provoca nenhum acidente e não pega nenhuma multa. Ter um carro não é apenas sair, se divertir, ir para o trabalho ou para a faculdade. Todo cuidado é necessário. E os gastos mensais podem dar prejuízo. Abastecer, trocar o óleo, lavá-lo e calibrar o pneu são ações que devem ser feitas regularmente. Atualmente, adquirir um automóvel pode ser fácil, mas continuar tendo é mais difícil.

Para quem mora em cidade grande, por exemplo, o trânsito pode ser um inimigo ainda maior, sem contar a violência a que estamos expostos diariamente. Por isso, devemos tomar muito cuidado quando estamos na direção, seja em estradas ou em trechos urbanos. Além disso, direção e bebida não funcionam juntas; como vocês bem sabem, então não misturem, ok? Sejam responsáveis!

Bem, de qualquer modo, hoje, iremos falar sobre um assunto que incomoda e tira do sério muitas pessoas que tomam todo o cuidado do mundo com seu carro e mesmo assim acabam sendo vítimas (ou não, depende do caso, certo?) de arranhões, riscos e imperfeições na pintura do automóvel, danificando, assim, essa superfície. Quem é amante de carros fica extremamente desesperado se seu carro estar ‘machucado’, afinal, foi um investimento caríssimo!

Como será que podemos disfarçar esses defeitos? Para você, que está passando por isso, continue lendo e se depare com algumas sugestões que podem salvar o seu carrinho!

Observação importante de proteção à pintura do automóvel

Antes de se atentar ao como disfarçar, a primeira sugestão que faremos é tomar cuidado com os lava-rápidos. A probabilidade de obter riscos é muito maior neles do que se você lavar em casa, com a maior paciência, ouvindo um som e deixando seu automóvel limpinho! Por isso, nas próximas vezes, prefira a lavagem em casa (reciclando água em pessoal! Não se esqueçam!).

Disfarçar imperfeições na pintura de automóveis

Primeiro passo

Se seu carro tiver realmente riscado, inspecione o risco para ver se você repará-lo em casa, sozinho ou se você deverá levá-lo em uma oficina especializada e de confiança. Siga as dicas abaixo para realizar a inspeção:

  • Estacione o carro numa área iluminada;
  • Se, necessário, utilize uma lupa para enxergar melhor;
  • Se o risco for superficial, ter atingido apenas a pintura, respire aliviado!
  • Se o risco ultrapassou e penetrou o primer (uma camada de revestimento sob a tinta), analise melhor a situação, porque o risco de corrosão é maior, podendo infiltrar em outras partes do carro. Se a cor do risco for diferente da cor da pintura e se o risco for profundo, quer dizer que atingiu o primer, então leve-o numa oficina. Não tente corrigir em casa.

Lavagem do carro

Caso você queira cuidar daqui por diante de seu automóvel, é preciso conhecer algumas técnicas para que você mesma não risque ou acabe danificando a sua lataria. Assim, você conseguirá prevenir imperfeições na pintura de automóvel. Saiba como!

  • Lavar: prefira panos e lãs de carneiro e tecido de algodão para efetuar a lavagem;
  • Enxágue: o sabão feito durante a lavagem não pode, em hipótese alguma secar, então mantenha o carro molhado. Faça uso da água corrente.
  • Secar: não utilize o mesmo pano que serviu para a lavagem. Seque toda a lateria, inclusive onde há acúmulo de água.

Cuidados extras

Saiba que o automóvel fica exposto diariamente aos gases poluentes, porque pode danificar a lataria. Para que você não tenha imperfeições na pintura do automóvel, procure estacioná-lo em locais que não tenham incidência solar ou que tenha árvores.

Materiais que ajudam a disfarçar imperfeições na lataria

Há, hoje, muitos produtos que podem ser utilizados para disfarçar imperfeições na pintura de automóveis. É recomendável que pergunte aos seus familiares sobre indicações ou procure online em sites confiáveis sobre produtos que ajudam em retirar riscos superficiais.

A maioria dos produtos funcionam da mesma maneira: você aplica-o nos riscos da pintura e espera por alguns minutos. A ação seguinte consiste em lustrar o local com um pano de polimento e pronto! Imperfeições na pintura de automóveis corrigida!

Além desses itens, a pintura de retoque pode ser um método bastante eficaz. A pintura de retoque é difícil de encontrar a mesma tonalidade da cor do seu carro, mas você pode entrar em contato com a sua concessionária e conseguir a informação sobre a cor ou comprar em funilarias uma tinta personalizada. Aí, é só aplicar uma camada com um pincel (se quiser, lixe antes) e esperar algum tempo.

Outras sugestões são estas aqui:

  • Passar esmalte de unha sob o arranhão;
  • Lápis de cera;
  • Lixa Alta de 2000;

Uma dica superimportante é obter a Caneta de Retoques Western, devido a sua facilidade e praticidade em corrigir as imperfeições na pintura de automóvel. Com resultados positivos garantidos, essa caneta, além de ser barata, pode ser utilizada em riscos e arranhões superficiais, podendo ser usada em todas as cores de carros e acabamentos dos mesmos. A ação é permanente e é a prova d’água.

Além disso, a caneta é fácil de ser manuseada e logo após de aplicar já consegue ver o resultado incrível. Compre logo a sua!

E aí?

Ter um carro demanda cuidados minuciosos! Se tiver qualquer imperfeição, tente utilizar essas dicas e fazer com que seu carro se torne perfeito novamente! Não o leve direto para oficina, inspecione e corrija você mesmo riscos superficiais! Para que se estressar à toa? Agora que você já sabe como disfarçar esse tipo de arranhão, pode dirigir sossegado! Uma excelente direção e, mais uma vez: tenha cuidado sempre!

Postagens Relacionadas