9 Itens essenciais para uma direção automobilística segura

Ter uma direção automobilística segura é importante para manter a segurança dos passageiros, e a sua própria como condutor consciente, para isso é preciso ficar atento a alguns itens que precisam ser verificados antes de dirigir o seu veículo com segurança, sem risco de acontecer nenhum incidente. O artigo tem por objetivo informar os itens importantes e o que deve ser feito no seu cara para garantir a total segurança dos passageiros, e a sua. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Pneus

É natural que nas férias a maioria das pessoas prefira viajar, e muitas delas preferem usar o automóvel para isso, e é comum acontecer àquela insegurança com relação ao seu veículo, será que ele está mesmo preparado para encarar uma viagem longa? Essa é uma pergunta comum de ser pensada quando o assunto é viajar de carro, e de fato o veículo precisa estar em boas condições para encarar horas e talvez dias de estrada, e o primeiro passa para começar é avaliar seu carro, olhar as condições dos pneus. Eles precisam estar em bom estado de conservação, e principalmente não podem estar carecas, pneus carecas são mais suscetíveis a estourarem, e até mesmo a sofrerem derrapadas na estrada na hora de uma curva, ou até mesmo em asfalto molhados. Os pneus devem ser trocados de seis em seis meses, fique sempre atento a esse período.

Balanceamento

Todas as rodas do carro possuem uma altura específica de acordo com o tamanho do veículo, e os pneus precisam ser do tamanho adequado. É comum as estradas apresentarem buracos, que podem deixar os pneus desajustados e diferentes com relação à altura do pneus, e quando isso acontece é comum acontecerem trepidações constantes quando o carro está na estrada. Fazer o balanceamento do veículo confere ao veículo na hora de andar maior estabilidade por evitar as trepidações, um maior conforto para os passageiros, e é claro maior economia, pois os pneus balanceados tem uma vida útil melhor, e duram por mais tempo. O balanceamento deve ser feito com um mecânico especializado, e é claro de confiança, e também deve ser realizado a cada cinco mil km rodados.

Alinhamento

O alinhamento oferece ao veículo total segurança na hora de colocar o carro na estrada, principalmente na hora de fazer curvas tanto em asfaltos secos quanto em asfaltos molhados, além disso, um veículo bem alinhado oferece muita segurança e conforto na hora de dirigir, e evita possíveis acidentes. Ele deve ser feito em caso de batidas nas rodas, e também se o carro cair em buracos que prejudiquem o alinhamento do veículo, e além de garantir um menor desgaste para seus pneus, garante também a segurança dos passageiros. Ele também deve ser realizado a cada cinco mil km rodados.

Combustíveis

Outro item muito importante e que não deve faltar é claro, é o combustível, ele precisa ser de boa qualidade sempre, e é claro precisa ser um tipo de gasolina que o seu veículo aceite bem. Procure sempre abastecer em postos de gasolina conhecidos, de confiança, e procure saber da procedência da gasolina que você coloca, para evitar quaisquer imprevistos, gasolina pirata pode te deixar na mão quando você for pegar a estrada então, evite e aposte numa gasolina de qualidade.

Lubrificantes

Os lubrificantes são importantes sempre para serem levados dentro do carro, pois eles são de suma importância na hora de lubrificar o motor, por exemplo, se ele estiver fazendo algum barulho que possa comprometer o funcionamento do mesmo.

Limpador de para-brisas

Outro item a ser checado é limpador de para brisas, ele precisa estar em boas condições antes de você pensar em pegar a estrada. Verifique a borracha do limpador de para-brisas, qual o estado, se a borracha está ressecada, caso esteja, leve seu veículo a um mecânico para trocá-las. O limpador dos para-brisas devem estar em bom estado sempre, ele auxilia em uma melhor visão quando você estiver dirigindo em dias chuvosas, e ajuda a tirar impurezas do vidro, caso precise. Se as borrachas do limpador dos para-brisas estiverem fazendo barulho, mas a borracha não estiver ressecada, leve seu carro a um mecânico para ele identificar o problema do seu veículo.

Suspensão

O sistema de amortecimento do seu veículo é outro item importante a ser verificado, é tão importando quanto os freios por exemplo. O carro com uma boa suspensão tem um bom amortecimento, e fica estável em uma curva, e também nos buracos, e quebra-molas.

Ferramentas

Algumas ferramentas são essenciais para eventuais problemas no meio da estrada, como por exemplo, o macaco, ferramentas para desparafusar os pneus, e é claro também não pode faltar um estepe novo!

E rastreador localizador

Outro item muito importante e também que não pode faltar é o GPS, ele ajuda e muito na localização em qualquer lugar que você estiver, é ideal para quem deseja viajar com a família ou amigos, aposte nessa ideia! O rastreador pode ajudar auxiliar e muito na sua segurança, ele tem a capacidade de rastrear o seu veículo em qualquer lugar de forma discreta e segura, e ajuda também na sua localização, ele funciona exclusivamente com um chip de celular e você pode mandar mensagens automáticos se estiver em alguma situação de sequestro ou assalto, é superdiscreto e pequeno. Além disso, esse dispositivo possui um botão ‘help’, é só você acionar, e o dispositivo manda mensagem para o celular de quatro pessoas, com a seguinte mensagem: ‘help’ Você pode tanto levar esse dispositivo dentro do seu bolso, ou até mesmo deixar dentro do seu carro, no lugar que preferir, por exemplo, se você quiser impôr um limite de velocidade para seus filhos ou funcionários, é só você selecionar qual o limite da velocidade que deseja, caso o carro passe daquela velocidade estabelecida imediatamente uma mensagem é enviada para seu celular, avisando do ocorrido, não é perfeito? E o melhor de tudo, esse aparelho é super em conta, procure e garanta já o seu, você pode tanto encontrar em lojas físicas quanto em lojas virtuais, aproveite! Consulte sempre o nosso Blog para saber das novidades.

Postagens Relacionadas