Como evitar problemas com pneus

Em um país aonde a maioria das pessoas é apaixonada por automóveis, com certeza uma das principais duvidas tem haver com carro ou algum problema que é comum no cotidiano de todos os motoristas. Durante o passar do tempo, as pessoas notaram que cuidar dos equipamentos mecânicos de um veiculo é de suma importância para a qualidade e vida útil do automóvel. Mas assim como as peças mecânicas, os pneus necessitam de certos cuidados para conseguir manter a vida útil dos mesmos, e é logo aí que muitos motoristas pecam pela falta de vigilância, e pode acabar resultando em um grande problema.

Desgaste dos pneus

Primeiramente, o motorista deve tomar algumas precauções em relação à forma como dirige, pois a direção agressiva é um dos maiores problemas entre os motoristas e que devem ser analisados, pois dependendo de como a pessoa dirige, os pneus vão se desgastando mais rápido.

A famosa ‘‘cantada de pneu’’ é inimiga mortal para uma pessoa que quer manter um pneu por um bom tempo, pois no momento que o pneu entra em contato, a alta rotação naquela hora vai fazer com que o pneu tenha um desgaste MUITO grande, portanto é bom evitar esse tipo de prática.

Uma situação cotidiana: quando você está em uma rodovia em alta velocidade e realiza uma curva fechada. Quanto mais rápido o carro estiver, mais vai pender pra fora, ‘‘amassando’’ o pneu e assim promovendo um desgaste gradual do mesmo. Se isso se unir a forma perigosa de direção, o pneu não irá durar muito.

Alinhamento

O alinhamento é de suma importância para manter a vida útil dos pneus. Como foi dito anteriormente, em muitas situações que ocorre um desgaste apenas de um lado do pneu, e nesse caso é muito bom procurar serviços como a calibragem dos pneus e o balanceamento. Como não tem uma forma de prever, é bom ficar de olho na direção, pois um veículo desalinhado tende a virar o carro ‘‘sozinho’’ para um lado quando não está com as mãos no volante. Quando o veiculo está desbalanceado, o problema fica evidenciado no volante, pois o mesmo vibra muito.

No caso de veículos com rodagem dupla, o problema fica ainda maior para o lado dos pneus caso um deles esteja desalinhado, pois o desgaste dos pneus acaba sendo muito maior e de forma bastante prematura, por isso é bom sempre tomar cuidado na hora de calibrar os pneus.

Equipamentos de qualidade

Antes de mais nada, para ter uma boa saúde para os pneus, é bom ter uma boa gama de equipamentos de qualidade, tanto dos pneus, tanto de outros equipamentos, pois não adianta tomar todos esses cuidados se não tiver bons aliados. Um produto que ajuda bastante na manutenção e aumenta a durabilidade dos pneus é o Mini Compressor de Ar Portatil 12V 250 PSI – BESTFER. O produto é ótimo para quando o pneu esteja desgastado ou furado, pois o minicompressor vai encher o pneu e pode ser conectado no acendedor de cigarros de um carro, sendo fácil de usar.

Postagens Relacionadas