Qual a maneira certa de acabar com as caspas?

Está cansado de lidar com as caspas? Não aguenta mais ficar coçando o couro cabeludo e vendo àqueles flocos brancos caírem sobre sua roupa? Esse tipo de situação realmente não é nada agradável, principalmente se você precisa lidar com elas em público. Nesse caso, existem pessoas que realmente não sabem qual a melhor forma de lidar com esse problema e acabam prejudicando ainda mais sua saúde, principalmente quando se refere a vitalidade do couro cabeludo.

Na verdade, acabar com as caspas é um verdadeiro sonho para alguns, entretanto, é preciso entender que ficar coçando e irritando o couro cabeludo até causar feridas não vai resolver o problema, muito pelo contrário, pode até agravar ainda mais a situação. Sendo assim, é preciso estar ciente sobre as melhores alternativas para quem quer um verdadeiro tratamento para os cabelos, fazendo com que esse problema possa ser controlado e que você não precise lidar mais com todos os incômodos que ele causa. Mas, você realmente sabe o que são as caspas? E como elas são originadas?

O que são caspas?

A grande maioria das pessoas geralmente associa o aparecimento das caspas a falta de cuidados com o couro cabeludo, porém, esse nem sempre é o motivo. Ao contrário do que muitos pensam, a caspa não é sujeira que fica na cabeça (sim, existem pessoas que pensam isso). Na verdade, as caspas ou (dermatite seborreica) faz parte do processo de renovação natural das células que acontece no couro cabeludo. Ou seja, quando há uma excessiva atividade das glândulas sebáceas, naturalmente, o processo de renovação entra em desequilíbrio e começa a acontecer a descamação das células mortas, que são as caspas. Ou seja, todos aqueles flocos brancos que caem na sua roupa ou mesa, são células mortas do seu couro cabeludo. Simples assim!

Como você pode ver, esse fenômeno não está diretamente ligado a sujeira ou falta de cuidados. Mas, isso também não quer dizer que não existam condições que possam causar ou propiciar o aparecimento desse problema. Veja abaixo alguns dos fatores que podem influenciar no aparecimento das caspas.

Causas para o aparecimento das caspas!

Como você pode ver no parágrafo anterior, as caspas podem ser motivadas por diversas razões. A mais comum é o estresse, que geralmente provoca a produção excessiva do sebo e acaba promovendo a descamação nos cabelos, sobrancelhas, orelhas e outras partes do corpo. Entretanto, outros motivos podem propiciar o aparecimento das caspas como é o caso dos fungos (Malassezia Furfur, por exemplo), alterações hormonais, alimentação deficiente, uso de produtos químicos, dentre alguns outros. Mas, será que posso acabar com esse problema já? Quais são minhas melhores opções?

Melhores tratamentos para as caspas!

Atualmente, muito se fala sobre os possíveis tratamentos e ‘soluções’ para as caspas. Mas, acontece que ainda não temos uma solução definitiva para caspa, onde cada problema pode ter uma causa e uma forma de tratamento diferente. O que temos até o momento são produtos e tratamentos que ajudam a controlar essa condição, o que significa um grande aumento na qualidade de vida. E para quem quer tratar o problema da forma mais prática possível, pode optar pelo uso de produtos que possam promover uma boa limpeza da cabeça e bons cuidados com o couro cabeludo, como é o caso do Shampoo Jet Hair, por exemplo.

Mitos sobre as caspas!

Se você já lida com esse problema a muito tempo, já deve ter visto ou escutado muitas coisas sobre as caspas. Mas, a verdade é que muito do que você ouviu simplesmente não existe ou tem a menor lógica. Muito do que as pessoas falam, são com base em experiências próprias ou relatos de outras pessoas, que em média e grande escala, acaba se tornando aquele velho e conhecido “telefone sem fio” que acaba resultando em conhecimentos totalmente sem sentido e que não refletem em nada a verdade. Veja alguns dos mitos mais comuns sobre as caspas!

  • Caspas são resultado da falta de higiene pessoal.
  • Esfregar a cabeça ajuda a acabar com as caspas.
  • Lavar os cabelos todos os dias provoca o aparecimento de caspas.
  • A caspa só aparece no inverno.
  • Usar boné ou chapéu frequentemente promove o aparecimento das caspas.
  • A caspa é mais comum em cabelos escuros do que claros.
  • Usar condicionador promove as caspas.

Esses são apenas alguns dos mitos mais comuns que as pessoas costumam acreditar, mas, que não possuem qualquer relevância para o verdadeiro problema. Se gostou dessas dicas, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e alerte seus amigos!

Postagens Relacionadas