4 formas de tratar a calvície

A calvície, também chamada de alopecia androgênica, é um dos problemas que mais preocupa os homens – e mulheres. A forma comum de queda de cabelo acontece em uma sequência “pré programada”, começando nas têmporas – entradas laterais – e no topo da cabeça, formado-se uma zona calva. A calvície é causada por um enfraquecimento dos fios e pode ser um grande baque na autoestima do indivíduo afetado.

Felizmente, já existem vários tipos de tratamento, testados e aprovados que podem evitar ou tratar a calvície com eficiência. Às vezes, no entanto, a calvície acontece com tanta rapidez que nem dá pra perceber onde, ou quando, começou. Essencialmente, a ação da calvície varia de caso a caso, sendo que é comum que caia o cabelo da parte de cima da cabeça e fiquem os fios das áreas laterais. Esse fenômeno ocorre porque os fatores genéticos, em geral, não atuam sobre essa parte da cabeça.

Vejamos, então, 4 dos principais tratamentos para calvície:

Evite usar bonés

Evitar usar bonés, principalmente em épocas e regiões muito quentes; embora não seja propriamente um tratamento de calvície, é uma medida preventiva importante. Os bonés podem abafar e esquentar excessivamente a cabeça, fazendo com que os fios fiquem exageradamente oleosos. É a mesma premissa observada em mulheres que lavam os cabelos para diminuir a oleosidade e, em seguida, o secam com um ar muito quente; a gordura reaparece rapidamente.

Os bonés impedem que o couro cabeludo respire, prejudicando os tecidos dessa região da cabeça.

Tratamentos clínicos

Entre os tratamentos clínicos para calvície está o uso de shampoos especiais – fabricados para diminuir a oleosidade dos fios. Esses produtos são indicados, principalmente, em relação a situações em que a perda de cabelo é proveniente de dermatite, seborreia ou caspa. Loções capilares que prolongam o período de crescimento dos fios também são uma opção interessante para pacientes cujo processo de calvície ainda é inicial. Neste caso, as loções apresentam melhores resultados quando associadas a medicamentos como a finasterida.

As loções costumam conter minoxidil – que é um vasodilatador – que permite que os fios cresçam com mais facilidade. Já a finasterida, encontrada em várias marcas e com variados “nomes fantasia”, é um bloqueador de dihidrostestosterona (DHT), um hormônio responsável por vários aspectos específicos dos homens – como a voz e os pelos do corpo – e, também, pela calvície. Outros comprimidos, à base de inibidores da enzima 5-alfa-redutase, ajudam a evitar que os fios de cabelos fiquem finos e fracos.

Carboxiterapia

A carboxiterapia foi usada, por muitos anos, como uma forma de otimizar o tratamento contra a celulite para mulheres. Recentemente, no entanto, notou-se que a técnica poderia ser útil também para combater a calvície. O procedimento consiste em uma aplicação de gás carbônico no couro cabeludo para que a circulação e oxigenação dos tecidos seja melhorada. Isso faz com que a região fique nutrida e as quedas de cabelo sejam reduzidas. Podem ser feitas aplicações mensais.

Peeling capilar

Esta técnica é muito utilizada por homens com couro cabeludo oleoso ou descamado, e consiste em uma limpeza – peeling significa “descascar”, ou seja, promover uma remoção de peles superficiais, para que os resíduos sejam retirados, o que potencializa os outros tratamentos –principalmente os feitos com pílulas. Essa opção pode, também, diminuir as inflamações causadas pelo excesso de oleosidade.

Para quem tem interesse em tentar uma forma menos agressiva no tratamento de calvície, uma boa opção é o kit JET HAIR shampoo e condicionador para tratamento de calvície com nutrição intensiva. O produto tem propriedades preventivas e de retardamento da perda de cabelo, revitalizado, condicionando e deixando os fios limpos, fortes e macios.

O kit tem propriedades antiqueda e anticaspa, tratando não só os fios como, também, o couro cabeludo. Os resultados já começam a aparecer nas primeiras lavagens, que deixam os fios mais nutridos, alivia a coceira, deixa os cabelos soltos e brilhantes e dificulta o processo de quebra dos fios. O produto é dermatologicamente testado, e age em todo o cabelo, da raiz até as pontas.

Postagens Relacionadas