6 cuidados para jamais ter unhas enfraquecidas

By on julho 11, 2015
Unhas enfraquecidas

Não adianta acompanhar os lançamentos de esmaltes e querer usar todas as cores da moda, se não estiver com as unhas saudáveis. É necessário investir em cuidados que irão mantê-las fortes e bonitas. Afinal, a utilização de produtos químicos, como materiais de limpeza, e até uma alimentação pobre em nutrientes podem deixar as unhas enfraquecidas, com alterações em sua cor, superfície e crescimento.

O que pode deixar as unhas enfraquecidas

Por isso, diagnosticar o motivo que provoca o enfraquecimento nas unhas é essencial para tratá-las corretamente. Além disso, vale investir em alguns cuidados básicos para evitar unhas enfraquecidas que, naturalmente, ficam mais vulneráveis também ao surgimento de micoses.

Portanto, anote tais cuidados:

  • Evite usar acetona, pois o produto causa ressecamento, tira o brilho natural das unhas e provoca manchas em sua superfície.
  • Opte pelo removedor de esmaltes, sem exagero! Alguns produtos também podem causar unhas secas e sem brilho.
  • Invista em uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.
  • Use luvas para evitar a ação de produtos químicos.
  • Busque orientação médica para tratar fungos e bactérias.
  • Unhas enfraquecidas podem denunciar problemas de saúde como anemia, hipotireoidismo ou desnutrição. Fique atenta!

cuidados para jamais ter unhas enfraquecidas

Unhas limpas e bem cuidadas

Fazer as unhas regularmente é uma maneira de mantê-las bem tratadas. Por isso, escolha um salão de confiança e, de preferência, invista em seu próprio kit incluindo alicate, lixa e espátula. Essa é uma medida importante para evitar, inclusive, o risco de infecções. Afinal, é importante ressaltar que a contaminação dos instrumentos cortantes pode transmitir doenças como hepatite B e até Aids.

  • Alicate – é item essencial para remover cutículas e as peles que se formam ao redor da unha. Por tratar uma área tão sensível que, pode machucar e sangrar, é importante investir em um alicate personalizado, pois isso ajuda a evitar contaminações. E após usá-lo, é importante sempre guarda-lo esterilizado eliminando qualquer contaminação.
  • Lixa – pode ser uma versão menorzinha para manter as unhas sempre bem alinhadas. Além disso, toda mulher corre o risco de ter a unha lascada e, nessas horas, uma lixa pode salvar o visual.
  • Espátula – outro item muito pessoal, pois ele auxilia na hora de fazer as unhas, cutucando todos os cantinhos, ajudando a eliminar peles e unha encravada. Ou seja, não é um item que deva ser compartilhado. E também deve ser esterilizado pós-uso.

Use uma base fortalecedora

Antes de esmaltar, é importante aplicar uma base para proteger as unhas da pigmentação do esmalte. A base também ajuda a fortalecer as unhas deixando-as ainda mais saudáveis. Outra dica para garantir unhas hidratadas é usar cremes com ureia que ajudam a diminuir as peles que se formam nos cantinhos, que além de comprometer a beleza das mãos, podem infeccionar.

Escolha bem os produtos

Na hora de retirar o esmalte, evite usar acetona. Prefira os removedores de esmalte que são mais suaves. Uma opção é apostar nos removedores instantâneos que são práticos e ainda hidratam. O MissMag Clean Nails é uma esponjinha, com fórmula inovadora, que retira o esmalte sem fazer sujeira. A embalagem é prática e funcional, dá até para carregar na bolsa. Cada frasco rende mais de 50 aplicações, ou seja, basta colocar o dedo no orifício da esponja e girar, friccionando-o até a remoção do esmalte. Além disso, o produto contém óleo de argan, um super hidratante que ajuda a prevenir unhas enfraquecidas.

Mantenha a cutícula

Essa é outra dica para evitar unhas enfraquecidas, pois a cutícula é uma proteção natural. Portanto, evite tirá-la totalmente. E use, regularmente, hidratantes específicos para cutícula, evitando que fiquem ressecadas e comecem a soltar peles. Em geral, quando isso acontece, é natural tentar puxar e acabar machucando a região, podendo até infeccionar.

 Unhas enfraquecidas

Procure usar luvas nas tarefas domésticas

Essa é outra dica importante para prevenir unhas enfraquecidas, afinal os produtos químicos, utilizados regularmente na limpeza da casa, podem provocar alergias e causar ressecamento e descamação. Muitos têm componentes que mancham as unhas e podem até aumentar o risco de micoses. Portanto, usar luvas é uma medida preventiva para manter a beleza e a saúde das unhas.

Aposte em uma alimentação equilibrada

Assim como os cabelos e a pele, as unhas também denunciam a falta de nutrientes no organismo. Portanto, uma alimentação pobre em vitaminas, pode contribuir para manter as unhas enfraquecidas. É importantes investir em uma dieta equilibrada composta por alimentos ricos em ferro, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B.

Por isso, quem deseja ter unhas fortalecidas deve apostar em um cardápio com alimentos ricos em biotina, como peixes de água salgada, gema e grãos integrais. Já as vitaminas do complexo B e vitamina C estão presentes em frutas cítricas como laranja, limão, morango e goiaba. A vitamina E pode ser encontrada em vegetais, grãos integrais e oleaginosas. O ferro pode ser suprido por meio da ingestão de vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre, rúcula e almeirão, carnes e ovos. E o cálcio está presente em leite e derivados.

Identifique o aspecto da unha para diagnosticar deficiências nutricionais

As unhas podem sinalizar algumas deficiências nutricionais no organismo. Por isso, vale observá-las antes de apostar no esmalte do momento. Lembre-se que unhas enfraquecidas podem indicar algum problema de saúde. Portanto, vale apostar neste cuidado extra. Se no organismo está faltando:

  • Vitamina A: a unha pode apresentar um aspecto esbranquiçado e quebradiço.
  • Vitamina B12: é natural surgirem linhas longitudinais um pouco escurecidas.
  • Vitamina C: sangramento sob a unha, com a presença de pontos avermelhados.
  • Zinco: cutícula mais seca e grossa, muita descamação ao redor das unhas, linhas transversais acentuadas e uma coloração mais acinzentada.
  • Vitamina B3: podem surgir linhas transversais esbranquiçadas, as unhas podem ter um descolamento e falta de brilho.

É importante observar que alterações na cor, superfície e crescimento podem indicar problemas internos. Portanto, em qualquer um dos exemplos citados, é fundamental procurar orientação médica para diagnóstico preciso e tratamento correto. Apenas um especialista poderá indicar um medicamento mais adequado para tratar o problema e repor os nutrientes necessários ao organismo.

 

 

 

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login