Yoga – 5 Benefícios fantásticos da atividade!

A Yoga está se tornando cada vez mais famosa no mundo inteiro. Na verdade, essa é a nova tendência das academias, principalmente as daqui do Brasil, que visam oferecer esse serviço como uma forma de auxílio nos seus programas de emagrecimento. Mas, a verdade é que a prática da Yoga pode trazer diversos benefícios, e entender quais são essas vantagens, pode te ajudar a tomar a inciativa necessária para começar a praticar desde já essa atividade tão interessante e funcional.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender que a prática da Yoga não deve ser encarada apenas como um complemento de algo que você já faça. Na verdade, a Yoga é muito mais do que isso, é uma maneira nova de viver e levar a vida. E isso tem beneficiado milhões de pessoas ao redor do mundo. E pode ser seu caso também, mas, você sabe de onde vem a Yoga? Entende ao menos os conceitos mais básicos sobre a prática? Esse conhecimento básico é fundamental para que você entenda o que está fazendo e a natureza disso.

De forma rápida, irei te explicar rapidamente o que é a Yoga e logo após, você verá alguns benefícios surpreendentes que ela pode proporcionar.

O que está envolvido em praticar Yoga!

Você provavelmente não sabe, mas, a palavra Yoga, vem da palavra em sânscrito “Yuj”, que basicamente significa “unir, interagir, integrar ou fazer parte”. Ou seja, praticar Yoga, é saber integrar e harmonizar o corpo com a mente, seja através das técnicas de respiração, posturar ou até meditação. E olha que estamos falando de um conhecimento de mais de 5 mil anos, que ainda hoje, ultrapassa gerações e consegue ajudar a todos que a procuram. Entendido esse pequeno conceito, veja abaixo alguns dos benefícios mais interessantes de quem pratica Yoga!

Melhora a função dos pulmões

Como você mesmo viu no parágrafo anterior, praticar Yoga trabalha muito a respiração e isso é extremamente benéfico para um bom aproveitamento dos nossos pulmões. Conforme você pratica Yoga, será possível notar uma grande melhora no funcionamento dos pulmões, o que significa muito na vida de muitas pessoas. Na verdade, você poderá notar um aumento considerável de performance em uma série de atividades como: correr, fazer longas caminhadas, fazer atividades físicas diversas, e muitos outros.

Melhora o funcionamento do coração

Se você sofre com problemas relacionados a pressão arterial elevada, alto indicie de colesterol e alguns outros problemas relacionados ao coração, o Yoga pode ser uma grande ajuda para você. Na verdade, praticar Yoga regularmente vai te ajudar a regularizar os níveis de colesterol no seu sangue, o que é fantástico! Além disso, ainda é possível notar uma considerável melhora na atividade cardíaca, que pode ser facilmente notada na prática de atividades físicas ou durante seu próprio dia-a-dia.

Ajuda a combater problemas de depressão

Como você já deve saber, a meditação faz parte de uma das habilidades trabalhadas no Yoga. Sendo assim, a combinação de meditação com as técnicas de relaxamento que você aprenderá, são um perfeito remédio natural contra problemas de depressão. Na verdade, isso pode te ajudar muito a evitar pensamentos depressivos por manter sua mente focada sempre em coisas que realmente possam ser bem aproveitadas.

Qualquer pessoa pode praticar

Um dos maiores benefícios de se praticar Yoga, é que a atividade não possui qualquer restrições quanto a idade, sexo, peso ou quaisquer outras barreiras que possam te impedir de praticar a atividade. Sendo assim, é comum encontrar aulas de Yoga onde o aluno acaba levando a esposa ou o marido, as filhas, amigos e amigas, dentre outros. Na verdade, dependendo de sua companhia, o trabalho pode fazer toda diferença. Mas, não pense que você não pode praticar Yoga por ter alguma restrição. A yoga espera você de braços abertos!

Melhora do condicionamento físico e posturas

Assim como qualquer atividade física, a Yoga pode sim te ajudar a queimar calorias, porém, essa não é a principal finalidade. Na verdade, você será capaz de ter músculos cada vez mais fortes, que serão desenvolvidos a medida que você irá praticando as posições e posturas corretas. Além disso, você também terá uma grande melhora na flexibilidade do corpo, que é fundamental para eliminar a tensão muscular. E por último, mas não menos importante, você ainda irá corrigir gradualmente sua postura durante o dia-a-dia, que é um dos MELHORES benefícios que a prática de Yoga poderá te proporcionar.

Dica Extra – Você pode praticar Yoga em casa

Como você mesmo pode ver, praticar Yoga pode trazer diversos benefícios para a saúde do seu corpo e mente. E o mais legal de tudo é que você pode praticar Yoga até em casa se quiser, desde que tenha um auxílio de um bom programa de Yoga, como é o caso da Maleta Aula de Yoga, que já acompanha tudo que você precisa para praticar Yoga onde e quando você quiser. Vale muito a pena conferir e trazer todos esses benefícios para o seu cotidiano.

Se você gostou desse artigo e dessas dicas, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de nossas novidades!

Postagens Relacionadas