8 dicas para fazer um churrasco perfeito

By on novembro 12, 2015
churrasco perfeito

Nada melhor do que reunir os amigos e familiares para fazer um churrasco, não é mesmo? Fazer churrasco é sempre uma opção, mas para isso é preciso utilizar as ferramentas e ficar a par de algumas dicas para fazer aquele churrasco inesquecível.

Para fazer um bom churrasco além de utilizar as ferramentas corretas é preciso saber escolher carnes boas, saber juntar os ingredientes certos para não se enrolar na hora de fazer o churrasco.

O artigo vai comentar as dicas para se fazer um churrasco perfeito, vamos lá?

Escolha da carne

Um bom churrasco começa dentro do supermercado, com a escolha de uma boa peça de carne. Geralmente as pessoas pensam que uma boa peça de carne é aquela carne de primeira, e na verdade não é bem assim.

As melhores carnes para se escolher no supermercado são aquelas mais avermelhadas, são as mais frescas, e evite sempre as carnes com sangue muito escuro, prefira aquelas com sangue mais claro.

Corte da carne

O corte também é outro ponto importantíssimo para deixar à carne bem macia e saborosa, depois de comprada a carne deve ser sempre cortada em diagonal, e se você observar na hora de corte a fibra, vire a carne e troque de lado para cortar, isso confere maciez à carne, e evita que ela fique dura depois de pronta.

Evite sempre cortar as fibras da carne.

8 dicas para fazer um churrasco perfeito

Como acender o fogo

Essa é uma dúvida muito presente na hora de fazer o churrasco, mas na verdade acender o fogo é algo bem simples. Você precisa primeira colocar o carvão dentro da churrasqueira, e deixar um buraco no meio, e depois faça um cone com jornal mesmo ou papel comum, coloque óleo por cima do papel depois é só acender o fósforo. A parte de baixo do cone deve ser bem fechada

O conselho é não usar álcool para acender a churrasqueira, ele pode fazer pegar fogo muito rápido e pode ser perigoso, prefira o óleo de cozinha, terá o mesmo efeito.

A dica para assar a carne de forma igual tanto por fora quanto por dentro, é acender a churrasqueira com quarenta minutos de antecedência, uma dica de especialistas é guardar as cinzas do churrasco anterior para colocar sobre a brasa no momento de grelhar a carne, isso evita que a gordura da própria carne caia e faça subir labaredas, fazendo com que a carne queime por fora e deixe um gosto desagradável de queimado na carne.

Na hora de salgar a carne

O tempero da carne é imprescindível para deixar a carne saborosa na hora de comer. O tempero indispensável é o sal grosso, a dica é sempre temperar a carne minutos antes de levá-la ao fogo, e nunca deixá-la temperada de um dia para outro no sal grosso.

Outro ingrediente muito saboroso e que não pode faltar é o alho, ele dá um gosto supremo a carne, e deixa com um sabor final muito mais gostoso, uma dica é sempre preferir o alho natural ao industrializado, este último contém muitos conservantes e pode alterar o sabor da carne.

Outro ingrediente especial que pode ser usado também são as ervas finas, elas dão um toque gostoso e suave à carne, ou você pode usar uma pitada de cominho, que e um tipo de tempero um pouco mais forte, nesse caso fica a critério do gosto e do paladar de cada um.

E por último outro ingrediente pouco usado é a mostrada, ela combina muito com a carne e pode combinar muito mais com a fraldinha, por exemplo, nesse caso a mostarda é colocada depois da carne pronto, como um acompanhamento.

Instrumentos importantes

Na hora de se fazer um bom churrasco além de saber escolher boas carnes, saber como acender, é saber escolher as facas e outros instrumentos de forma correta.

O ideal para se organizar e fazer um churrasco perfeito é ter um kit para churrasco para facilitar sua vida na hora de cortar as carnes, ingredientes e até mesmo na hora de limpar a churrasqueira e espetos ao final do churrasco.

Um bom kit para churrasco precisa conter um pincel para limpeza, espetos, espátulas para pegar e ajudar a cortar a carne, garfinhos para petiscos, garfo para assados, um pegador para facilitar na hora de retirar a carne da grelha, e uma faca com um bom corte para auxiliar no corte perfeito da carne.

Além do kit para churrasco trazer facilidade para sua vida, ele trás organização, aposte nessa ideia.

Aposte nos acompanhamentos

Além de escolher uma boa carne é preciso saber escolher bem os acompanhamentos durante o churrasco, um bom queijo na grelha, ou um pão com pasta de alho caseira são acompanhamentos excelentes para um dia de churrasco com a família e amigos. Não há quem não goste de um bom pão com alho na hora do churrasco, ou um queijo derretido.

Além desses acompanhamentos, a farofa, o molho a campanha, o arroz são indispensáveis para deixar completo o seu churrasco.

 churrasco perfeito

Bebidas

As bebidas são também um ponto importante do churrasco que se deve levar em conta, elas sempre precisam estar geladas, seja a cerveja quanto os refrigerantes, ninguém merece tomar aquela bebida quente não é mesmo?

A dica é colocar para gelar as bebidas antes de começar o churrasco, pois na hora que ele estiver pronto as bebidas estarão geladas, e num ponto ótimo para serem tomadas.

Organização no final do churrasco

A organização no começo no meio e também no final do churrasco é importantíssima para manter em ordem a cozinha e o espaço que foi feito o churrasco.

Ao final do churrasco é importante sempre lavar as facas, espetos, e outros muitos materiais utilizados na hora da preparação do mesmo, isso permite que na próxima vez que você juntar a família e amigos para um próximo churrasco, estará tudo em ordem.

Num churrasco sempre que houver sobras é preciso sempre armazenar as carnes e outras comidas que sobrarem na geladeira, isso permite uma boa conserva sem estragar a comida.

 

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login