Como evitar o envelhecimento precoce da pele? 7 dicas essenciais!

By on setembro 4, 2015
envelhecimento precoce

Envelhecimento precoce

A pele é um órgão muito importante do corpo, que é capaz de realizar vários papéis relevantes, como servir de revestimento ao corpo e órgãos centrais para a manutenção da vida, como, por exemplo, o coração, pulmão, e o revestimento também dos tecidos; por isso precisa ser muito bem cuidada.

A pele está sujeita a várias doenças, e uma dela é o câncer, causado pelos raios ultravioleta, o que se dá por meio da exposição constante e sem proteção da nossa pele ao sol; esse é um dos problemas mais comuns que os brasileiros têm, pela grande incidência solar no Brasil.

Outra característica importante é o fato de que essa doença é muito silenciosa, só podendo ser percebida, ao aparecer manchas na pele e, mesmo assim, as pessoas nem desconfiam que possa ser câncer de pele, ou apenas uma mancha que apareceu, devido à grande exposição ao sol.

Além de evitara grande insolação, por exemplo, entre 10 horas da manhã até às 16h, é importante usar filtro solar, e ele não serve para ser usado apenas uma vez por dia, precisando ser retocado de três em três horas, pois a pele tem o grande poder de absorvê-lo e é por isso é importante sempre passá-lo, várias vezes por dia, e não só nos dias em que você vai para a praia; precisa ser utilizado também em dias nublados. Afinal, é certo que nesses dias a incidência solar é um pouco menor, porém ainda é muito presente.

Além de tal incidência causar manchas na pele e um possível câncer de pele, deixa a pele envelhecida, e as rugas acabam surgindo mais cedo do que o normal.

Essa foi apenas uma dica sobre como evitar o aparecimento de possíveis manchas, e ao mesmo tempo de como tornar a sua pele mais jovem. Abaixo seguem mais dicas importantes de como evitar esse envelhecimento, vamos acompanhar?

Jamais dormir com maquiagem

A maquiagem pode ser uma grande aliada da pele, em geral a maioria delas contém formulação hidratante e também há o fato de os produtos possuírem filtro solar, e além de maquiar, protegem a pele.

Ao mesmo tempo em que maquiagem pode ser boa, também pode ser um desastre para a saúde da pele. Passar maquiagem todos os dias é muito ruim para a pele, e é ainda pior quando a maquiagem não é retirada e fica no rosto de um dia para o outro, fator que causa o envelhecimento da pele. A dica é: sempre evite dormir de maquiagem, retire sempre com demaquilante.

Como evitar o envelhecimento precoce da pele? 7 dicas essenciais!

Hidrate sempre a sua pele

Uma dica essencial para qualquer tipo de pele é a hidratação. Uma pele seca tende muito mais ao envelhecimento precoce que uma pele mais hidratada. Pessoas que têm a pele mais oleosa que o normal estão sujeitas ao envelhecimento da derme mais retardado, em comparação às pessoas que têm a pele seca.

Independente de qual tipo de pele seja a sua, nunca se esqueça de sempre hidratá-la. Uma dica é passar um creme para a hidratação nas áreas que estão sujeitas ao maior aparecimento de rugas, como em volta dos olhos, e perto da boca.

Trate cravos e espinhas

A acne sempre foi um problema na vida de muitas pessoas, o grande problema deles é a marca que fica na pele, e isso só acontece caso você esprema; por isso, um conselho simples e objetivo : não esprema!

Isso pode causar marcas que podem nunca mais sumir, e também pode colaborar para o envelhecimento precoce de sua pele. Pele com marcas fica muito mais envelhecida do que uma pele lisinha, concorda?.

Além da dica acima, é importante você consultar um dermatologista para tratar a acne, tal profissional, com certeza, lhe indicará algum produto ou remédio para o seu tipo específico de pele. E, atenção: jamais use nenhum produto que não seja indicado pelo seu médico, pois pode causar uma tremenda alergia.

Aposte na esfoliação

A esfoliação é, sem dúvida alguma, uma aliada muito forte para evitar o envelhecimento da pele, mas ao mesmo tempo em que ajuda, também pode atrapalhar a saúde e qualidade da pele.

O ideal é fazer duas esfoliações por semana, mas que isso pode trazer problemas para a pele pode enfraquecê-la e torná-la mais suscetível a agentes externos, como poeira e o sol, e, além disso, esfoliar a pele constantemente pode causar sem dúvida nenhuma o envelhecimento precoce, pois a deixa muito vulnerável.

A pele precisa de uma camada de oleosidade para a proteção natural, e a esfoliação tem a capacidade de retirar essa oleosidade: então, se você possui a pele muito oleosa faça com menos frequência esse procedimento, uma vez por semana é o ideal, ou até em espaços maiores.

Limpeza da pele

A limpeza da pele é algo muito importante e que precisa ser feito. Mas quando se fala em limpar a pele não se trata apenas de usar um sabonete qualquer e pronto, não é isso: a limpeza correta da pele vai muito além disso, e nos vamos entender como se dá esse processo.

O primeiro passo para fazer uma limpeza profunda na pele, é escolher um sabonete, de preferência líquido, que seja adequado para o seu tipo de pele, seca, oleosa ou mista, se tiver alguma dúvida sobre qual escolher consulte o seu dermatologista.

Após a lavagem da pele, é importante usar um adstringente facial, o uso dele tem o objetivo de remover as impurezas mais profundas da pele, e então finalize com um hidratante adequado também para o seu tipo de pele.

envelhecimento precoce

Faça sempre esse procedimento pela manhã, que é quando a nossa pele está mais oleosa, pois à noite as glândulas sebáceas estão trabalhando sem parar. Limpe a pele também antes de dormir, pela noite, pois a pele fica sujeita, o dia todo, a resíduos de poeiras da rua e até mesmo em resíduos de poluição.

Use sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é superindicado para hidratar a pele, não deixa a pele tão seca quanto os sabonetes comuns.

Atenção, pelo fato do sabonete de glicerina hidratar a pele, isso não substitui a utilização do hidratante para a pele.

Se proteja do sol

Como dito no começo do artigo se proteger do sol é muito importante, e o uso do filtro solar é melhor opção apara evitar aparecimento de manchas.

Outra dica, para você que gosta de ficar bronzeada mais tempo, mas tem medo dos efeitos que o sol causa na sua pele é o spray para bronzeamento. É perfeito, pois não contém tintura ou qualquer corante que agrida a sua pele. O resultado: ele te deixa com uma cor incrível de praia, experimente!

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login