Como evitar zika vírus: o guia completo

By on fevereiro 24, 2016
Como evitar zika vírus: o guia completo

O mosquito o aedes aegypti transmite a dengue e algumas outras doenças, como a febre amarela, chikungunya e também o zika vírus, todas as doenças são bastante perigosas, principalmente o zika vírus que pelo fato de não ser muito conhecido pelos médicos, desse modo, não se sabe ao certo os efeitos do vírus no organismo.

Proteger-se do mosquito da dengue é tarefa complicada diante do número altíssimo de incidências de casos de zika vírus, mas não é impossível. O vírus pode parecer inofensivo na visão de algumas pessoas, mas, segundo algumas pesquisas recentes, pode estar ligado aos casos de microcefalia, então por via das dúvidas, sobretudo as grávidas precisam tomar cuidados redobrados para evitar o zika vírus. Algumas dicas e importantes são essenciais para evitar o mosquito, vamos conhecê-las?

Não deixar água parada

O mosquito se reproduz na água parada e limpa, disso estamos cansados de saber, mas a água limpa não é mais pré-requisito único para o desenvolvimento e reprodução do mosquito, então, por isso, verifique na sua casa, em seu quintal, se há algum foco. É importante também procurar nos lugares perto as sua casa.

Manter sua casa sem água parada, mas perceber que a vizinhança possui focos do mosquito não adianta nada e lhe deixa suscetível da mesma forma. Todos nós, ou pelo menos a maioria, deveria saber a importância de não deixar água parada, mas é sempre bom relembrar para não vacilar e se arrepender depois.

Coloque areia nos pratinhos das plantas

 Como evitar zika vírus: o guia completo

Outra simples e importante atitude que pode ser feita com facilidade é colocar areia nos pratinhos das plantas. Os vasos de plantas são os que têm mais facilidade para acumular água; por isso, é preciso ter atenção, e sempre olhara para ver se tem foco do mosquito.

Além disso, é preciso trocar semanalmente os recipientes de comida e água dos animais de estimação, até mesmo por uma questão de higiene, e para evitar o foco do Aedes. Outro ponto que precisa ser observado é o vaso de plantas aquáticas, que também precisa ser trocado com frequência para evitar a água parada.

Atenção às garrafas

Garrafas são excelentes locais nos quais os mosquitos podem se reproduzir, por isso é essencial verificar se há alguma exposta a chuva, ou com água parada. A dica é sempre deixá-las viradas para baixo. Outra dica bem simples é colocar cloro na água parada, isso evita a reprodução do mosquito.

Atenção à água na laje

A laje é um local que acumula bastante água e propicia um local ideal para os mosquitos se reproduzirem, por isso lavar o local regularmente, principalmente após chuvas. Isso é ideal para evitar o foco do Aedes.

Manter a caixa d’água fechada

Imagina o ambiente ideal para várias gerações do mosquito Aedes se reproduzir, pois é a sua caixa d’água aberta é um local perfeito para isso, e verificar se ela está fechada é primordial. Além de evitar o desenvolvimento do mosquito, evite acumular sujeiras na caixa d’ água.

Não esqueça o repelente

O repelente é fundamental para evitar que o zika vírus, ele precisa ser passado no mínimo três vezes ao dia. Ele ajuda a manter o mosquito longe, e evita picadas desagradáveis.

Coloque telas nas janelas

A opção bem simples é colocar telas nas janelas, elas evitam a entrada dos mosquitos e permitem que o ambiente continue arejado. Outra dica é colocar telas nos berços.

Use inseticidas

Os inseticidas são ótimos para matar os mosquitos. Prefira os que não possuem CFC, pois são prejudicais a sua saúde e à camada de ozônio. Por isso, prefira inseticidas que não tenham esse gás. O ideal é passar o produto com as janelas e portas fechadas, e sempre aplique antes de dormir, para o inseticida poder fazer efeito.

Use camisinha

Algumas pesquisas recentes indicam que o zika vírus é transmitido através dos fluídos das mucosas, por isso é importante usar sempre a camisinha para evitar a transmissão do zika vírus; além disso, a camisinha previne contra doenças sexualmente transmissíveis, e evita a gravidez.

Vela de citronela

 Como evitar zika vírus: o guia completo

A vela de citronela é um inseticida natural que garante afastar os mosquitos. Ela possui ação natural e ajuda a manter os mosquitos longe da sua casa. A dica é acendê-la à noite, de preferência quando for dormir. A vela de citronela não possui cheiro, e, portanto não causa nenhuma reação alérgica.

Raquete elétrica

A raquete elétrica foi desenvolvida especialmente para manter insetos, moscas, mosquitos etc. É muito fácil de ser usada, você só precisa carrega-lá por alguns minutos, e depois pressionar para matar os insetos.

A raquete não libera qualquer tipo de produto químico nocivo, ela funcionando à base da eletricidade, e não oferece perigo nenhum à saúde, e, além disso, é super em conta, ótima para acabar com os mosquitos. Carregada, funciona durante 24 horas, mas isso depende se uso for muito intenso ou não.

Use roupas compridas

A recomendação dos especialistas é deixar poucas partes do corpo à mostra, principalmente as mulheres grávidas que podem ter uma complicação mais séria. O indicado é usar roupas longas principalmente em casa, onde a incidência de mosquitos costuma ser maior.

Repelente feito em casa

Outra dica para quem prefere usar o repelente natural, é optar por fazer uma mistura simples e que dá muito certo, vamos aprender a fazê-la? A dica é misturar 25 gotas de óleo de citronela juntamente com óleo de coaíba, ele é diferente dos demais repelentes, pois não possui nenhum produto nocivo à saúde, e também não causa nenhum tipo de alergia.

Coloque a mistura em um borrifador e espalhe quando achar necessário pela casa. Outra dica de repelente caseiro é misturar, também em uma garrafa, um litro e meio de álcool de álcool 70%, 10 gramas de cravo da índia, e 100 ml de óleo mineral de amêndoas.

Misture tudo em um recipiente e deixe os cravos curtindo por uma semana, após esse período, jogue-os fora, e coloque a mistura em um borrifador. Assim, está pronto o repelente! Gostou de nossas dicas? Então continue acompanhando nosso blog para muito mais!

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login