7 dicas para acabar com a calvície já!

A calvície é uma doença genética que afeta boa parte da população, mas além de ter base no código de genes, pode ter vários fatores como origem, às vezes é causada por estresse ou até mesmo má alimentação. Segundo algumas pesquisas realizadas por especialistas no assunto, a calvície geralmente afeta mais homens após os quarenta,do que as mulheres, e, além disso, segundo as pesquisas a calvície é causada pelo excesso do hormônio masculino chamado Dihidrotestosterona (DHT) que está presente no folículo do cabelo, esse hormônio entope os poros e evita que haja nutrição e consequentemente o crescimento dos fios.

Existem vários os tipos de calvície, e são várias as formas de combatê-la, e é sobre isso que vamos abordar no presente artigo, vamos lá?

Alopecia aerata

Esse tipo de calvície é autoimune, é caracterizada por perda de cabelos em apenas algumas partes do couro cabeludo, não havendo perda total dos fios, geralmente é a mais comum de se observar, ela causa perda dos fios deixando uma área calva arredondada. A causa desse tipo de calvície pode variar, pode ser causado por problemas na tireoide, estresse contínuo, má alimentação, excesso de produtos químicos, dermatite seborreica, e até mesmo o período da menopausa pode causá-la. A calvície pode ser ainda não-cicatricial, ou seja os folículos capilares estão presentes e preservados, e por isso a calvície é reversível, ou pode ser também cicatricial, nessa há perda e inflamação dos folículos do couro cabeludo, esse tipo de calvície pode ser causado por bactérias ou fungos presentes no couro cabeludo, ou até mesmo queimadura.

Alopecia androgenética masculina

Esse tipo de calvície é exclusivamente é manifestada em homens, nesse caso eles possuem um elevadíssimo número do hormônio DHT, uma enzima chamada alfa redutase presente n nosso organismo converte o hormônio masculino testosterona em DHT e resulta em calvície. Esse tipo de calvície pode se manifestar nos homens de várias idades, mas tem mais frequência em homens com mais de quarenta anos. Como a calvície é de causas genéticas, sempre vai acompanhar o indivíduo, porém ter hábitos saudáveis como, por exemplo, uma boa alimentação, não fumar, e fazer exercícios fiscos podem ajudara a diminuir as consequências da calvície, e também os efeitos da calvície podem ser evitados através de um tratamento e acompanhamento médico especialista.

Alopecia androgenética feminina

Assim como existe a calvície masculina, também existe a calvície feminina, mas ela se manifesta de diferentes formas no sexo masculina e feminino, em mulheres ela se manifesta como uma doença autossômica recessiva e, em homens, se apresenta como uma doença autossômica dominante. A diferença é que nos homens a perda de cabelo geralmente segue um padrão, primeiro a perda de cabelo se dá na região frontal do couro cabeludo, já nas mulheres a perda de cabelo é irregular, podendo atingir qualquer parte do couro cabeludo, e, além disso, o aparecimento da calvície geralmente nas mulheres deixa ralo os fios dos cabelos, e depois os fios começam a cair. Esse tipo de calvície se não tratado logo quando se manifesta, pode chegar a causar uma perda de cabelo muito grande. A alopecia pode sim ser tratada, evitando maus hábitos alimentares, além de optar pelo tratamento médico para amenizar os danos no couro cabeludo.

Como acabar com a calvície?

Boa alimentação

Há sim como amenizar os efeitos da calvície, e uma dica muito simples é ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas. A boa alimentação é capaz de revitalizar e deixar fortalecido os cabelos, peles e unhas. Uma dica são os alimentos ricos em ferro e zinco, e também as vitaminas do complexo B, além é claro da prática de exercícios físicos.

Para acabar com a calvície

Um método bem simples para disfarçar a calvície, é usar um produto específico para cobrir a parte do couro cabeludo sem cabelo; trata-se do Toppik. Esse tipo de produto é bastante usado por homens que possuem uma calvície acentuada. O produto possui inúmeras vantagens, vamos ver?

  • Não mancha a roupa;
  • Existem vários tipos de coloração para você escolher;
  • A aplicação do produto é feito em apenas alguns minutos;
  • Não agride o couro cabeludo.

Com apenas uma única aplicação você consegue disfarçar instantaneamente a calvície

Lavagem do couro cabeludo

Uma dica superimportante é com relação à lavagem do couro cabeludo, deve ser feita com xampu neutro e sem sal de preferência, pois esses xampus agridem menos o cabelo, e retiram a gordura causada pelas glândulas sebáceas e tem a tendência a evitar a queda de dos fios. A lavagem deve ser feita dois dias não e um dia sim, pois o couro cabeludo precisa de certa gordura para a proteção da pele.

Massageie o couro cabeludo

Uma dica muito simples e que pode ser feita em casa na hora do banho é massagear o couro cabeludo, isso faz que a circulação do couro cabeludo seja ativada e permite que os nutrientes sejam distribuídos para os fios fazendo com que os cabelos cresçam.

Evite secadores e chapinhas

Um fator que podem afetar os seus fios e piorar ainda mais a calvície é a chapinha e o secador, os fios do calvo já são muitos sensíveis, e com o calor excessivo das chapinhas e secadores pode piorar ainda mais, por mais que você e use protetores térmicos os fios são sempre afetados, por isso a melhor dica é evitar sempre.

Use proteção solar nos fios

Assim como os fios são sensíveis às altas temperaturas, a radiação solar também causa danos aos fios, por isso a dica importante é usar protetor solar específico para os cabelos, mas não pode ser qualquer protetor solar, como os fios são bem sensíveis é preciso sempre pedir indicação de um médico dermatologista para evitar ainda mais a queda dos fios.

Pratique exercícios físicos

Assim como a boa alimentação a atividade física também é muito importante e contribui para diminuir com os efeitos da calvície, por isso a dica é: evite sempre o sedentarismo!

Postagens Relacionadas