8 cuidados para deixar seus fios lisos em casa

Mesmo com toda a disseminação da ideia de “ame seu cabelo como ele é, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo”, não dá para negar que ainda há uma sutil supremacia dos cabelos lisos na preferência de todos, e por mais que você tente para negar que não, todo mundo gostaria de girar a cabeça e ver seus fios de cabelos lisos e saudáveis realizando o mesmo movimento, como um rastro em perfeita harmonia. Para tanto, é necessário ter uma série de cuidados com seus fios e muitos deles podem ser feitos aí mesmo na sua casa, confira alguns deles aqui!

1.Hidratação sempre

Como qualquer outro processo para revigoramento, a hidratação é vital e é claro que para ter cabelos lisos e saudáveis não seria muito diferente. E quando falamos isso, não é só apenas produtos de hidratação como condicionadores ou máscaras, mas também falamos de beber bastante água. Com isso você consegue garantir uma melhora de todos os âmbitos, de fora para dentro, com produtos que podem ajudar a fortalecer os fios, mas também de dentro para fora, ingerindo água e melhorando também a qualidade de seus fios. Também é importante realizar essas hidratações periodicamente.

2.Cuidado com a hidratação na raiz

Falamos no item anterior que é muito importante para manter cabelos lisos e saudáveis, mas é importante ficar atento a uma coisa durante a hidratação: a sua raiz. Uma das principais características de cabelos lisos é que eles são mais oleosos, e ao entrar em contato com o couro cabeludo, o hidratante acaba estimulando mais ainda essa produção de gordura, que não é necessariamente ruim, mas em excesso pode ser muito prejudicial, por isso quando for hidratar seu cabelo, mantenha uma distância de aproximadamente 1 a 2 dedos entre o produto e o seu couro cabeludo, realizando a hidratação somente nos fios.

3.Cuidado com o pente

Não escolha seu pente pela cor mais bonita ou pelo melhor preço, não adote esses critérios como prioridade na hora de escolher um pente, pense em outras características que são muito mais relevantes e importantes para seus fios. Tenha preferência por pentes com cerdas largas e de madeira, pois assim você consegue reduzir a eletricidade estática de seus fios e dessa forma evita que eles fiquem todos arrepiados. Para manter seus cabelos lisos e saudáveis quando estiver penteando, é interessante que você penteie mecha por mecha e não faça isso mais de 3 vezes por dia, pois se não a produção de gordura pelo couro cabelo começa a aumentar.

4.Fique de olho na sua dieta

Se você acha que uma alimentação saudável serve somente para perder peso, está redondamente enganado, seus fios também precisam se beneficiar de uma alimentação boa. Os fios de cabelo são formados por uma proteína chamada queratina, que é produzida pelo nosso próprio corpo, ter uma alimentação com mais carnes magras, frutas, legumes e verduras, estimulam e fornecem os aminoácidos necessários para a produção da queratina, que é uma grande aliada para a formação dos cabelos e também será sua grande aliada para manter seus cabelos lisos e sedosos.

5.Passe longe de água quente

A gente sabe como é gostoso tomar aquele banho gostoso com uma água bem quentinha, é tão relaxante e tranquilo, mas se for fazer isso, tente manter seu cabelo o mais longe possível de água muito quente. Quando banhado em água muito quente, o cabelo fica muito ressecado e torna os fios muito mais quebradiços, que depois tem como consequência o frizz, levando a cabelos rebeldes e bastante desalinhados. Portanto se você quer manter seus cabelos lisos e saudáveis passe longe de água quente!

6.Saiba utilizar bem o secador

Muita gente acha que usar o secador é bem simples, basta ligar e apontar o aparelho para os cabelos e esperar a “mágica” acontecer. Mas essa etapa também exige muitos cuidados: não deixe o seu cabelo ficar 100% seco apenas com o secador no ar quente, pois ele tem grande participação na história quando o assunto é cabelos ressecados; não direcione o jato de ar quente direto no couro cabeludo, pois isso pode danificar o nascimento dos fios.

Dica: use o jato frio ao terminar

Depois de ter secado os cabelos, feito escova e afins, não guarde o seu secador, jogue um jato de ar frio sobre os seus cabelos, assim ajuda a fechar a cutículas e dar brilho também, contribuindo ainda mais para um cabelo liso e saudável!

7.Evite muitas químicas no cabelo

Se você fez aquela progressiva ou aquela coloração tão deseja, espere um tempo antes de partir para fazer mais outro tratamento químico nos seus fios. Muita química em excesso pode danificar seriamente o seu cabelo, mudando o quadro de cabelos lisos e saudáveis para cabelos frizzados e quebradiços – quando não pior. O que recomendamos que você faça após uma sessão de tratamento químico pesado no cabelo é: uma boa hidratação, ela sempre será sua aliada nessas questões, por isso faça-a regularmente.

8.Não fique passando muito a mão no cabelo

Essa é uma parte geralmente muito difícil, muitas pessoas tem manias, e até mesmo TOCs com relação a isso, mas se seu objetivo é ter cabelos lisos e saudáveis, tente evitar a todo custo ficar passando a mão no cabelo muitas vezes. A gente sabe que às vezes você quer conferir como ficou o alisamento, dar aquela ajeitadinha como último recurso, mas, por favor, tente não ficar fazendo isso tantas e tantas vezes, não é nem por uma questão de etiqueta, mas sim porque conforme você vai passando a mão mais e mais vezes no cabelo, você começa a espalhar a oleosidade do couro cabeludo por toda a extensão dos fios  e isso promove um aspecto não muito legal nem agradável para o seu cabelo, faz ele ter uma aparência de ser um cabelo mais pesado e também desordenado. Por isso é muito importante que você não fique tocando seu cabelo a todo instante em ordem de mantê-lo bonito, liso e saudável por mais tempo.

Postagens Relacionadas