8 tratamentos contra a calvície que você precisa conhecer

A calvície é um problema capilar que atinge boa parte da população, tanto homens quanto mulheres, porém é mais comum em homens. A calvície pode ter origem genética, ou ser causado por diversos fatores externos, como por exemplo, estresse, má alimentação e outros.

O fio de cabelo é formado por proteínas, em especial a queratina, eles começam a crescer da camada mais funda da pele, a derme, é lá que se encontram as substâncias necessárias para o crescimento do fio. Os fios de cabelo não só os da cabeça crescem através dos poros da pele, chamado folículo piloso. Os cabelos presentes no corpo têm por objetivo de proteção, tanto os fios da cabeça quanto os pelos dos braços, ouvidos, e etc.

O artigo irá tratar sobre a calvície, e as várias formas que ela pode acometer uma pessoa, e também as formas variadas de tratamento, vamos lá?!

Conhecendo um pouco sobre a calvície

Como já dito a acima, a calvície é um problema comum da população, ela ocorre em homens e mulheres. A causa mais comum da calvície é o fator genético, que é mediado especialmente por hormônios masculinos.

No caso dos homens, quando a causa é genética ocorre primeiro a queda de cabelo na parte frontal, e logo depois a parte de cima da cabeça, até restar cabelos apenas nas partes laterais da cabeça. Uma característica da calvície é que os fios vão afinando com o tempo

No caso das mulheres também quando a causa é genética, ocorre primeiramente queda de cabelos na parte de cima, porém nas mulheres, é menos perceptível do que nos homens, ou em alguns casos as mulheres podem começar a perder os cabelos na parte da frente, perto da testa.

A calvície genética pode ser controlada, e deixar de praticamente existir, porém não pode ser sanada de vez. Já a calvície que possuem outras causas pode sim ter um fim, e vamos conhecer agora os tratamentos específicos para cuidar da calvície, vamos lá?

Minoxidil

Esse é um medicamento específico par tratar da calvície, ele é para ser aplicado diretamente no couro cabeludo, ele ajuda no crescimento dos fios, e também auxilia no fortalecimento dos fios fracos. O medicamento demora quatro meses para fazer efeito, o tratamento deve ser feito para a vida inteira, caso você pare de passa-lo no couro cabeludo, a calvície retorna. Esse medicamento pode ser usado tanto em homens quanto em mulheres.

Finasterida

A finasterida é um medicamento que tem por objetivo bloquear a atuação do hormônio responsável pela queda dos fios. Geralmente o uso do remédio deve ser feito durante apenas um ano, tomando um comprimido a cada dia. Além de o medicamento impedir a ação do hormônio, ele consequentemente faz crescer os fios, fortalecendo os fios, fazendo com que eles cresçam não tão finos. Esse medicamento foi aprovado pelo conselho de medicina apenas para os homens.

Algo importante a ser dito é que, antes de você começar a tomar qualquer medicamento é preciso fazer uma visitinha ao seu médico, no caso aqui seu dermatologista, para saber se é adequada a administração do medicamento.

Cetoconazol e zinco

Nesse tipo de tratamento, é ministrado um medicamento para evitar a queda de cabelo, ele tem o poder de deixar os fios fortes. Ele deve ser ministrado de duas a três vezes por semana.

Xampu

Falaremos agora sobre um método, um pouco diferente dos comentados acima, ele é um método mais tradicional, e é também bastante eficaz contra a calvície.

Existem muitos xampus que tem por finalidade o crescimento dos fios, e que fortalecem os novos fios. Além de ser ótimo os xampus especializados em evitar a calvície geralmente possuem um preço muito em conta, e não só evitam a calvície como também o aparecimento de caspas, e a queda de cabelo causada por qualquer outro fator. O xampu contra a calvície, também tem o poder de deixar os fios macios, e evitam o ressecamento do couro cabeludo, e controlam a oleosidade do couro cabeludo.

Existem vários xampus no mercado, e se tiver dúvida é importante consultar o seu dermatologista, para saber qual o mais adequado para o seu tipo de cabelo.

Laser

O laser também é uma alternativa eficaz para quem deseja fazer crescer os fios. Como ele age diretamente nos folículos capilares, o laser tem o poder de acelerar a irrigação do couro cabeludo, consequentemente as proteínas aumentam fazendo com que os fios crescem mais fortes.

Nesse tipo de tratamento, os resultados começam a aparecer em apenas um mês, depois das sessões. As sessões de laser funcionam melhor se administrado com os medicamentos indicados pelo seu médico, e também com o xampu adequado para o seu tipo de cabelo.

Transplante capilar

Outra opção duradoura, e que  pode sanar de vez o problema da calvície é o transplante capilar. Para realizar o transplante capilar é preciso procurar um profissional habilitado, e de confiança para realizar o procedimento, porém antes de qualquer coisa é preciso perguntar e entrar em contato com seu médico.

O transplante capilar consiste em retirar os fios da nunca e transplantá-los para o couro cabeludo.

Alimentação

Ás vezes a queda dos cabelos não está relacionada com problemas genéticos. E algumas vezes a queda de cabelo pode ser sim causada por má alimentação. Falta de proteínas, vitaminas, sais minerais, pode sim ser a causa da queda dos cabelos.

A dica de tratamento para a calvície nesse caso é observar o tipo de alimentação que você está optando, e passar a incluir frutas, legumes, verduras, e alimentos leves. Uma opção sempre válida é procurar uma nutricionista para organizar uma boa alimentação para você seguir.

Estresse

O estresse é algo que é sempre negativo, e pode trazer consequências que muitas vezes são imperceptíveis, e vão se instalando no organismo, como é o caso da queda de cabelo.

A dica aqui é tentar evitar situações muitos estressantes, e tirar sempre um dia na semana para relaxar, esquecer o estresse do trabalho, e ficar longe de qualquer situação que por ventura possa lhe causar estresse.

 

Postagens Relacionadas