Como praticar atividade física em casa

Com a correria do dia a dia fica difícil nos organizar para reservarmos um momento da nossa rotina à dedicação de esportes ou das atividades físicas, tão importantes para a nossa saúde. Acabamos por deixar de lado essa prática fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, seja por cansaço, desmotivação ou, até mesmo, preguiça. Mas cuidado! A falta de exercícios físicos pode nos acarretar sérios problemas, desenvolvendo doenças como a diabetes e o câncer ou doenças cardiovasculares, isso sem falar das várias mazelas advindas do sobrepeso. São muitos os riscos que corremos quando retiramos a atividade física da nossa programação diária.

Segundo a resolução emitida pelo simpósio sobre balanço energético da Série Científica Latino Americana, a ausência dos exercícios físicos pode subtrair em até 10 anos a expectativa de vida, mas a sua prática diária pode ser uma forte aliada contra a obesidade e doenças crônicas, provindas do sedentarismo. E quem não dispõe de tempo ou dinheiro para pagar uma boa academia? Não se preocupe. Há uma solução. Para essas pessoas existe uma série de exercícios práticos e superfáceis que podem ser feitos em casa.

Por isso, a seguir, confira algumas atividades físicas eficazes e simples de serem executadas que poderão auxiliar àqueles que procuram uma vida mais saudável e ativa.

Flexões

As flexões, fundamentais para uma boa atividade física, são recomendadas para o fortalecimento dos músculos peitorais, do tríceps, ombros e costelas. Para executar esse exercício você precisará de um espaço pequeno que comporte o tamanho do seu corpo na posição horizontal. Em seguida, apoie a ponta dos pés e as mãos no chão, impulsionando seu corpo com a força dos braços para cima. Lembre-se de não encostar o peitoral no chão. Nas duas primeiras semanas, recomendam-se duas séries de 5 a 8 flexões. A partir da terceira semana, passe a executar três séries de 10 a 15 flexões.

Abdominais

Muito conhecidos, os abdominais são ótimos para o desenvolvimento da musculatura do abdômen, região corpórea situada entre a pelve e o tórax. Para praticar o abdominal, deite-se no chão, utilizando preferencialmente um colchonete fino, com os joelhos flexionados e as mãos por de trás da cabeça. Apenas com a força do tronco, contraia o abdômen, subindo e descendo num ângulo de 45°, aproximadamente. Na primeira semana, recomendam-se duas séries de 10 abdominais. A partir da segunda semana, três séries de 15 abdominais.

Bicicleta

Se você não possui uma bicicleta ou, devido à falta de tempo, não pode andar com uma ao redor do seu bairro, segue uma excelente dica: utilize bicicletas ergométricas. Inventada, justamente, para atender pessoas que não possuem tempo para pedalar numa bicicleta convencional, a bicicleta ergométrica pode proporcionar comodidade e praticidade. Além de contabilizar o tempo gasto no exercício e valores como calorias perdidas e distâncias percorridas, ela é bastante funcional e promove de maneira rápida e eficaz o bem-estar no nosso corpo. Mas, se ainda assim, você não dispõe de uma casa ou apartamento que acomode bem tal objeto, nesse caso, recomenda-se as mini bikes para exercício.

 que poderão resolver todos os seus problemas: de saúde, conforto, praticidade e, também, de espaço. As minibikes portáteis trabalham tanto os músculos da perna quanto do braço e podem ser guardadas em espaços muito pequenos, como embaixo da cama ou em cima de um armário.

Postagens Relacionadas