Como evitar o encravamento de pelos

Será que existe alguém que nunca teve problema com pelos encravado? Quem nunca teve com certeza é um grande sortudo ou sortuda. Mas o que todo mundo quer saber é como evitar ter os pelos encravados.

Será que com uso de cremes depilatórios nós nos livramos desse problema? Com todas essas dúvidas e com esse problema que sempre está no vocabulário tanto de homens quanto de mulheres, vamos falar um pouco do que podemos fazer para evitar com que os nossos pelos encravem, se devemos ou não usar os cremes depilatórios, qual é a melhor forma: lâmina ou cera.

E assim, oferecer uma direção para você seguir e acabar com seus problemas.

Dicas para evitar que os pelos encravem

  1. Utilize cera quente ou fria para fazer a sua depilação, pois é uma das melhores maneiras de arrancar o pelo pela raiz, diminuindo as chances do pelo encravar;
  2. Evite usar de cremes depilatórios sempre que for se depilar, pois não são todos os cremes depilatórios que retiram os pelos pela raiz;
  3. Tenha cuidado para não machucar a pele ao se depilar utilizando a lâmina, uma vez que isso facilita a entrada de bactérias, resultando no encravamento do pelo;
  4. Não utilize a lâmina novamente após uma depilação;
  5. Evite o uso de cremes hidratantes ou de loções hidratantes por três dias, após o uso da cera para depilação;
  6. Não use roupas nem muito justas nem apertadas;
  7. Utilize um esfoliante regularmente;
  8. Nunca tente tirar o pelo encravado com a unha, já que isso favorece a proliferação de bactérias, fazendo com que a inflamação fique maior, além de aumentar as chances de deixar marcas escuras no corpo.
  9. Se puder opte pela depilação a laser, uma vez que atua no local do crescimento do pelo.
  10. Esfolie a sua pele sempre antes de fazer qualquer tipo de depilação, principalmente se optar pela depilação com cremes depilatórios.

Esfoliando a pele

A esfoliação da pele é essencial, pois dessa forma você renova a sua pele e a deixa limpa de forma profunda. Além disso, remove a camada superficial da pele, fazendo com que a probabilidade de encravamento dos pelos seja menor.

Se você não tem nenhum esfoliante em casa, com certeza isso não é um problema já que você pode utilizar ingredientes que você tem na sua cozinha. Para isso, pegue azeite extra virgem, mel e açúcar. Você vai precisar de três colheres de sopa de azeite extra virgem, duas colheres de sopa de mel e ½ xícara de açúcar, misture tudo até se tornar uma mistura homogênea.

Depois, é só aplicar a mistura no corpo com movimentos circulares. Retire apenas com água.

Evitando com que os pelos encravem depois da depilação com lâmina

Com toda a certeza a depilação com lâmina é muito mais prática, rápida, custa pouco e é uma ótima saída para quando estamos com pressa, em contrapartida dura muito menos e nos causam alguns problemas a longo prazo.

Mas mesmo assim, é essencial que tenha alguns cuidados para que os pelos não encravem. A depilação com a lâmina não é muito diferente da depilação feita com creme depilatório, pois nos dois casos os pelos são retirados rentes à pele e não desde a raiz. E mesmo assim, os pelos raspados com a lâmina podem encravar.

Principalmente, se você usar a lâmina com frequência, pois a haste do fio tende a ficar mais larga com o tempo, podendo dificultar o pelo de romper.

Dessa forma, por não conseguirem despontar, os pelos acabam se encurvando embaixo da pele e encravam. Além disso, ainda tem o fato de que as áreas que têm muito atrito, como a virilha, acabam tendo uma maior propensão para ter complicações como essa.

Outras causas para o encravamento dos pelos

Os motivos que levam os pelos a encravarem vão muito além da maneira que você se depila. Pois, também vai depender muito das características físicas da pessoa.

Por exemplo, deve ser levado em conta a espessura e o formato do pelo, o tamanho do poro, se os pelos forem mais enrolados, saindo mais paralelos à pele, pode dificultar o seu rompimento para saírem, se os pelos forem lisos e crescerem mais retos, rompem a pele com muito mais facilidade. Independente de nesses casos serem usados creme depilatório ou lâmina, o pelo pode encontrar dificuldade na hora de sair, além disso, pode acabar tendo pequenos ferimentos, e ao usar a lâmina acaba estimulando a formação e um processo de cicatrização na hora de o pelo sair, fazendo com que os pelos fiquem encravados. Isso ocorre com bastante frequência com as barbas dos homens.

Acredite: Atrito não é bom

As áreas que costumam ficar sempre tampadas, como a virilha, a axila e a região do pescoço (no caso dos homens), deve-se ter o dobro de cuidado uma vez que o contato com as roupas acaba dificultando o crescimento do pelo. Nessas regiões os pelos são mais fracos, fazendo com que eles se encurvem sob a pele.

Pelos encravados

Se o seu pelo já encravou, o importante é não tentar tirá-los da pele com a mão, use pinça limpa ou outra ferramenta apropriada para que não tenha complicações no futuro.

Antivell plus

Se você mesmo tomando todas as precauções continua com o problema de pelos encravados, a solução pode estar no Antivell plus. O Antivell Plus é uma loção que age diretamente nos poros que ficam abertos após a retirada de pelos do corpo. Quando aplicado ele entra nos poros, inibindo o crescimento dos pelos de forma progressiva.

A fórmula do Antivell Plus foi dermatologicamente testada e aprovada pelo Ministério de Saúde que realmente constatou uma diminuição progressiva no crescimento dos pelos. O Antivell Plus totalmente diferente de outros cremes pós-depilatórios tem um aroma muito agradável. E ainda pode ser usado logo após a depilação, sem nenhum tipo de problema.

Com certeza, depois de todas essas dicas você vai ficar livre de pelos encravados e ainda manter a sua pele bem cuidada e hidratada.

Postagens Relacionadas